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Prêmios internacionais de Qualidade

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Apresentação em tema: "Prêmios internacionais de Qualidade"— Transcrição da apresentação:

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2 Prêmios internacionais de Qualidade
Claudiana Batista

3 Agenda Motivação Prêmios internacionais Empresas premiadas Conclusões
Deming Baldrige PEQ PNQ Empresas premiadas Conclusões

4 Motivação Busca crescente de competitividade;
Maiores indíces de eficiência; Mensuração e avaliação de desempenho na empresa; Adoção de conceitos e ferramentas no campo da administração (reestruturação); Marketing.

5 Motivação

6 Prêmios As práticas da Administração da Qualidade Total (TQM), têm sido difundidas, no mundo inteiro, por meio dos chamados prêmios de qualidade. Hoje, em cerca de 100 países, há mais de 75 prêmios relativos à qualidade que são entregues a empresas privadas e públicas. Alguns países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Europa, Japão, Reino Unido.

7 Deming O primeiro método de busca da excelência no desempenho proposto pela Administração da Qualidade Total é o Prêmio Deming, em homenagem ao Dr. W. E. Deming, um dos maiores nomes na área da qualidade e cujo trabalho influenciou profundamente a indústria japonesa.

8 Deming Em agradecimento à sua obra, a JUSE, Union of Japanese Scientists and Engineers criou, em 1951, um prêmio que levou o seu nome e que vem, desde então, sendo distribuído anualmente a empresas que promovam o desenvolvimento da qualidade e da gestão no país.

9 Deming Há uma série de filosofias administrativas que permeiam os critérios de avaliação: Melhoria da estrutura orgânica da empresa; Congregação dos esforços globais da empresa; Confiança dos consumidores e dos usuários – consolidação dos sistema de garantia de qualidade; Visar a melhor qualidade do mundo; Assegurar o lucro Respeito à pessoa humana; Uso de técnicas de controle de qualidade.

10 Deming Inclui: Prêmio para as personalidades: concedido as pessoas que tenham contribuído para a divulgação e o desenvolvimento das teorias relacionadas com o controle estatístico da qualidade. Prêmio de Aplicações, para organizações, que num determinado ano tenham um desempenho excepcional no âmbito do controle estatístico da qualidade.

11 Deming 10 Critérios para avaliação das empresas:
Políticas e objetivos; Organização e sua operação; Educação e sua disseminação; Reunião e disseminação de informações e sua utilização; Análise; Padronização; Controle; Garantia de qualidade; Efeitos; Planos futuros.

12 Baldrige O Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, foi criado  pelo Congresso norte- americano em 1987  com o intuito de  promover a  conscientização da qualidade, reconhecer  os avanços das organizações neste sentido e divulgar  estratégias de desempenho bem sucedidas. Em 1988 foi criada a Foundation for the Malcolm Baldrige National Quality Award, encarregada de promover e administrar a entrega do prêmio.

13 Baldrige O prêmio segue o “Baldrige Criteria for Performance Excellence”, que promove uma perspectiva sistêmica para o entendimento do desempenho da administração. Os critérios devem refletir práticas consolidadas que permitam à organização a mensuração de seu desempenho e represente uma linguagem comum para a comunicação entre as organizações para o compartilhamento das melhores práticas organizacionais (CRITERIA FOR PERFORMANCE EXCELLENCE, 2005)

14 Baldrige Os conceitos principais são divididos em sete categorias diferentes: Liderança; Planejamento estratégico; Foco no cliente e no mercado; Mensuração, análise e conhecimento administrativo; Foco nos recursos humanos; Administração de processos; Resultados do negócio.

15 Baldrige Critérios desenhados para ajudar as organizações a utilizar uma perspectiva para desempenho que resulte em: Entrega de valor com melhoria contínua aos clientes, contribuindo para o sucesso de mercado; Melhoria das competências e efetividade da organização; Aprendizado organizacional e pessoal.

16 PEQ Em 1988, quatorze grandes empresas européias fundaram a European Foundation for Quality Management (EFQM), com a missão de ser a força conducente à Excelência sustentável na Europa. A EFQM fomenta e é o órgão que administra o Prêmio Europeu da Qualidade. Além disso, possui um “modelo de excelência” para avaliação de desempenho.

17 PEQ

18 PNQ Muito semelhante ao Prêmio Europeu da Qualidade e ao Malcom Baldrige National Quality Award é o brasileiro Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), similar nacional do prêmio americano, do qual emprestou muitas de suas características e critérios. Em 1991, foi criada a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, encarregada de administrar todas as atividades relacionadas à entrega do prêmio, que passou ser outorgado no ano seguinte.

19 PNQ O processo de premiação do PNQ visa:
Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil; Fornecer para as organizações um referencial para contínuo aperfeiçoamento; Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial; Divulgar as práticas de gestão bem sucedidas, com vistas ao benchmarking.

20 PNQ Formas de reconhecimento do PNQ:
Premiada: excepcionais resultados no desempenho de sua gestão, podendo ser considerada como referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados. Finalista: atende de forma harmônica e balanceada à maioria dos Fundamentos da Excelência avaliados , demonstrando bons resultados no desempenho de sua gestão. Destaque por critério: destaque no atendimento a um determinado critério, evidenciado por meio da pontuação e do atendimento harmônico e balanceado daqueles itens.

21 PNQ O método proposto pelo PNQ enfatiza a “incorporação dos fundamentos da excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias” e tem sido usado para “avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro e de porte pequeno, médio ou grande”, “em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas” (PNQ, 2005).

22 PNQ O Modelo de Excelência da Gestão® permite que todas as organizações tenham uma visão sistêmica da gestão organizacional; É concebido tendo como base os Fundamentos da Excelência e compreende oito Critérios de Excelência, sendo que cada um dos critérios é o desdobramento de um fundamento.

23 PNQ Modelo de excelência do PNQ

24 PNQ Pontuações máximas Critério 1 – liderança: 110
Critério 2 – estratégias e planos: 60 Critério 3 – clientes: 60 Critério 4 – sociedade: 60 Critério 5 – informações e conhecimento: 60 Critério 6 – pessoas: 90 Critério 7 – processos:110 Critério 8 – resultados da organização:450

25 Comparativo

26 Empresas Premiadas De 1992 a 2007, 29 organizações foram reconhecidas com o PNQ. Dentre elas: Albras (2007) Gerdau (2007 e 2002) Belgo siderurgia (2006 e 2004) Citibank (1994) Xerox do Brasil (1993) IBM (1992)

27 Conclusões Ao se candidatar ao PNQ a organização ganha:
Aplicação de fundamentos e critérios de excelência reconhecidos e utilizados mundialmente; Visão sistêmica da empresa; Foco nos resultados; Maior cooperação interna; Compatilhamento de informações e aprendizado;

28 Conclusões Ao se candidatar ao PNQ a organização ganha:
Identificação dos pontos fortes e de oportunidades e melhorias; Comprometimento das pessoas; Medição de desempenho perante os referenciais; Capacitação para se auto-avaliar; Reconhecimento do mercado e da sociedade.

29 Referências TQC: Controle da Qualidade Total – Vicente Falconi Campos – 8ª Edição – Editora INDG HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993. 1/premio_baldrige.php 0,00.htm

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