A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deformação Plástica por Maclagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deformação Plástica por Maclagem"— Transcrição da apresentação:

1 Deformação Plástica por Maclagem
Março 2003 Professor: Paulo Emílio Valadão de Miranda Monitor: Guilherme Farias Miscow

2 Mecanismos de Deformação Plástica
Geração e movimentação de discordâncias; Transformação de fase; Difusão no estado sólido; Maclagem.

3 Maclagem Mecanismo de deformação plástica que ocorre por um cisalhamento da rede cristalina, limitado a um grão, criando uma região espelhada dentro do mesmo.

4 Maclagem Ocorre num plano cristalográfico definido, segundo uma direção específica, logo, dependem da estrutura cristalina; A fronteira entre a região maclada e o resto do grão é chamada contorno de macla; Maclas podem ocorrer por tensionamento mecânico ou por efeitos térmicos, sendo chamadas maclas mecânicas (ou de deformação) e de maclas de recozimento, respectivamente.

5 Maclagem A maclagem mecânica ocorre principalmente em metais CCC e HC quando estes estão sujeitos à baixas temperaturas e a elevadas taxas de carregamento (deslizamento de discordâncias inibido); As maclas de recozimento são mais comuns em materiais CFC e aparecem durante o processamento do material; Metalograficamente, as maclas de recozimento possuem contornos paralelos e bem definidos enquanto as maclas mecânicas têm contornos com um aspecto lenticular; As maclas mecânicas tendem a terminar em outra macla ou no contorno de grão enquanto as maclas de recozimento podem ser interrompidas no interior do grão.

6 Maclagem A deformação produzida pela maclagem pode corresponder à mesma deformação produzida por um conjunto de discordâncias.

7 Maclagem A contribuição da maclagem em relação ao volume de material deformado é pequena em relação à movimentação de discordâncias. Aonde está a grande contribuição da maclagem na deformação plástica? Nas reorientações cristalográficas resultantes, podendo colocar regiões macladas em orientações cristalinas agora favoráveis ao deslizamento de discordâncias.

8 Maclagem Contornos de macla Macla
Bandas de deslizamento produzidas por fadiga evidenciando maclas de recozimento. Micrografia óptica utilizando Contraste por Interferência Diferencial (DIC). Amostra de aço inoxidável austenítico AISI 304L, sem ataque químico. Aumento original: 500X.


Carregar ppt "Deformação Plástica por Maclagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google