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Sociologia Clássica e Educação II

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Apresentação em tema: "Sociologia Clássica e Educação II"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia Clássica e Educação II

2 A educação em Antônio Gramsci 1891-1937
Livro: - Os cadernos da Cárcere : 32 cadernos de A educação Humanista: voltada para a formação intelectual e moral para uma sociedade igualitária e livre - Pontos principais:

3 1. Defesa da Escola Unitária - Unificação da formação com forte conteúdo teórico, literário, científico, filosófico para o trabalho prático; - Desenvolvimento equilibrado entre o intelectual e o manual; - Crítica a divisão de uma educação para elites e outra utilitarista e técnica para os trabalhadores. - A escola: responsável pelo aprofundamento e ampliação da intelectualidade independente do trabalho - Busca de uma união: intelectual e o trabalho prático;

4 2. Educação e a Hegemonia - Hegemonia: É a capacidade de um grupo em dirigir política e culturalmente uma sociedade garantindo o consentimento ou a submissão dos grupos dominados; - A escola: um dos principais meios de difusão desta ideologia ou concepção de mundo dos grupos dirigentes das sociedades modernas;

5 3. A educação e a Ideologia - “Guerra de posições”: A escola pode favorecer uma estratégia a fim de contrapor à hegemonia das classes dominantes pela atualização de uma nova hegemonia política e cultural. - Contribuições da teoria de Gramsci: a) A educação a partir de uma formação intelectual e técnica voltada para uma cultura humanística; b) Formação para uma conexão entre a educação e a vida social; c)Uma educação para uma nova hegemonia de sociedade igualitária;

6 Educação em Louis Althusser 1918-1990
Livro: “A ideologia e os Aparelhos ideológicos do Estado” (1970) - Obras de Althusser: novas leituras de Marx - A escola é uma das instituições (Aparelhos) responsáveis por difundir a dominação e a ideologia capitalista como legítima para as classes trabalhadoras; - A escola difunde ideologias que formam concepções e práticas dos sujeitos sociais, reproduzindo as relações sociais de produção; - Produção de naturalização da divisão de classes sociais e trabalhos;

7 - Para Althusser: as pessoas não agem com autonomia e independência de valores, mas seguem a ideologia da estrutura social. Para ele, a ideologia organizava as formas de pensar e agir dos indivíduos. - A constituição/função da Escola como AI a) Desenvolvimento das forças produtivas; b) A segmentação da cultura humanística de acordo com a camada social; c) A ideologia da submissão a uma disciplina possibilitadora da exploração; d) Respeito à ordem social: regras de conduta, moral e leis do Estado;

8 - A função da ideologia nos AI (inclusive na Escola) a) A concordância com as desigualdades sociais; b) Orienta as práticas dos agentes sociais; c) Formas de pensamento e avaliação do mundo; d) Dá significado aparentemente coerente às decisões no social; - Para Althusser: Os Aparelhos Repressivos do Estado (o governo, a administração, o exército, a polícia, os tribunais, a prisões) são diferentes dos Aparelhos Ideológicos do Estado (religião, familiar, jurídico, político, sindical, cultural, informação e ESCOLAR), porém tem as mesmas funções.

9 - A escola para Althusser: a) AI responsável pela difusão da Ideologia constituindo uma hegemonia burguesa; b) Ocupa o lugar na modernidade, da Igreja Católica na ordem feudal; c) Contribui para a manutenção da Ordem Social capitalista; d) Manutenção das relações de produção capitalista; e) Incute valores das classes dominantes desde mais tenra idade;

10 - Contribuições de Althusser no pensar sociológico da Escola: Os valores transmitidos pela Escola, a importância da educação humanística e a reconstrução de um novo olhar sobre a função desempenhada pelos sujeitos fora da ideologia capitalista.

11 A educação em Pierre Bourdieu (1930-2002)
Livro: “A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino.” (1978) - Concepção de socialização Durkheimiana: a família e a escola tem como função a adaptação dos indivíduos à sociedade

12 - Imposição de padrões culturais e condutas sociais que levam os sujeitos ao controle dos instintos, ao respeito à autoridade e a funcionalidade do sistema; - Problemática central do sistema de ensino: em vez de se considerar um fator de mobilidade social, ele é um fator de conservação social, legitimando as desigualdades sociais a partir da herança cultural como um dom social e natural.

13 1. Noção de HABITUS: - É um conjunto de saberes e práticas interiorizados e que se formam individualmente ao mesmo tempo com a capacidade de pessoal de pensar e agir das pessoas. - Elas são compostas pelos processos de socialização e incorporadas de modo a possibilitar a formulação de concepções e habilidades para a vida individual e social. Ex: A família transmite aos sujeitos valores, expectativas profissionais, atitudes em relação à escola.

14 2. A questão do habitus no sistema escolar – - O sistema escolar valoriza e legitima um conjunto de ‘habitus’ que são organizados de maneira quase naturalizada pelos grupos sociais das elites; - O capital social valorizado é o que vem dos grupos sociais de dominação. Áqueles que já possuem os ‘habitus’ da classe social dominante possui uma vantagem sobre os demais. - Os sistemas escolares contribui para a legitimar as desigualdades sociais e culturais uma vez que não leva em consideração as diferenças sociais na organização e na possibilidade de apreensão dos saberes, competências e habilidades que são valorizados socialmente

15 3. As dimensões simbólicas e social da reprodução social: - A reprodução social se desenvolve em duas dimensões: a) Dimensão social: Determina as posições dos agentes na estrutura social; b) Dimensão simbólica: são as representações a respeito dos elementos que compõem a realidade e que são transmitidos pela cultura aos sujeitos. (Ex: arte, religião, língua, ciência, comunicação, etc)

16 O sistema escolar: se utiliza das dimensões escolhendo os elementos necessários para manter a dominação e o controle sobre o que é aprendido pelos alunos. Este processo, livre da reflexão dos conteúdos e dos sistemas sociais em que serão aplicados os conteúdos naturalizam as desigualdades e as subalternização e a possibilidade de contestarem a ordem social existente.

17 Atitude reversa: Consciência das dimensões simbólicas e dos habitus no interior do campos educacionais – Possibilidade de habilitar as capacidades criadoras, ativas e inventivas dos sujeitos e de seus próprios habitus, qualificando a contestação do próprio campo, com suas práticas e produções simbólicas. Objetivo: visar impedir que o campo das instituições escolares assegure a reprodução do campo do poder e a legitimação das desigualdades sociais.

18 Enfim, A sociologia pós-marx: organização da escola como resultado e produção das relações e processos sociais; Necessária para a transmissão não somente do conteúdos mas também da organização e manutenção social; Escola como produtora de elementos sociais: culturas, formas de vida e de ideologias bem delimitadas.


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