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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola - PPGEA Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1972  Doutorado: 2001 Apresentador: Jerson Carús Guedes Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Proposta do Programa adaptada às necessidades da área de estudo  Programa inserido em região dotada de empresas fabricantes de equipamentos e entidades de ensino e pesquisa – Tecnológico  Temática importante dentro do Plano Estratégico Nacional (Agricultura)  Corpo docente estável, 63% PQ e com poucas aposentadorias nos próximos dez anos.  Comissões atuantes e critérios próprios bem adaptados (IPD e IPA)  Recredenciamento anual

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Inexistência de Curso de Graduação em Engenharia Agrícola na UFSM  Programa multi-departamental (DER, FT, DFS, DS, DEM, DHS).  Metade dos DPs atua em outro programa  Produção desequilibrada entre docentes e em quantidade e qualidade próxima ao limite do conceito MB, do Documento de área  Baixa captação de recursos externos para pesquisa

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar linhas de pesquisa criadas em 2011 Docentes com histórico de produção Profissões sem tradição no PPGEA Periódicos receptíveis a produção 2 Ampliação e melhoria da estrutura física atual Apoio da administração da UFSM NenhumaDificuldades em espaço físico e recursos financeiros 1

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimular orientações em nível de Pós- Doutorado Criação de projetos específicos InfraestruturaDisponibilidade de Doutores 2 DP - 2008200920102011 18 1715

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Intercâmbios internacionais de pesquisa Motivar projetos de cooperação internacional. Falta de tradição e contatos; Crise internacional; Burocracia 2 Intercâmbios nacionais e internacionais de discentes Estimular projetos multi- institucionais Inércia discenteFalta de recursos financeiros e contatos 2 2008200920102011 8167 93 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a produção cientifica resultante de intercâmbios nacionais e internacionais Motivar projetos de cooperação nacionais e internacionais Falta de tradição e contatos; 2 2008200920102011 427058 65 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 33313235  Número de titulados em cada ano 13 68 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 35364541  Número de titulados em cada ano 6668 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Equilibrar a relação doutorandos /mestrandos Controlar o número de ingressos por nível Tempo de defesa e habilitação de novos orientadores Candidaturas qualificadas 1

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos27543 Porcentual de egressos como professores universitários, IFs C&T ou pesquisadores em de pesquisa ou semelhantes 30%65% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 50%70% Demais destinos relevantes dos egressos15% (Funcionários) 5% (empresários) 35% (concursos)

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Ambiente de trabalho satisfatório, sem grandes tensões entre docentes  Grupo de apoio forte, Colegiado e comissões atuantes  Satisfação geral com critérios do Programa  Boa participação discente em Assembléias, com poder de deliberação  Aquisição de uma área experimental dedicada exclusivamente ao PPGEA;  Aquisição de máquinas e equipamentos não disponíveis;  Aumentar o espaço de uso comum, como salas de estudo e reuniões;  Disponibilização internet sem fio nas proximidades da Coordenação;  Local específico para defesas de dissertações e teses.  Melhoria situação atual das salas de aula (iluminação, cadeiras, equipamento multimídia, presença de morcegos)

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar a infraestrutura física – Mini auditório ou Sala de defesas Buscar apoio da Direção, na ampliação da área do CCR NenhumaDisputa por espaço no Prédio 42 1 Qualificar a infraestrutura existente Buscar recursos de projetos e apoio da Institucional NenhumaDisputa por recursos em todos os níveis

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Desenvolver projetos com inserção social Buscar parcerias na UFSM, Instituições e Empresas Inércia da comunidade do PPGEA e falta de tradição Dura disputa por recurso, com áreas de maior experiência no tema 2

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Manter o equilíbrio entre as áreas de concentração  Equilibrar orientações entre os docentes  Incrementar titulações entre docentes  Aumentar e equilibrar produção intelectual por docente  Melhorar infra-estrutura de laboratórios e do ambiente administrativo (salas de aula e secretaria). PRINCIPAIS METAS

14 UFSM


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