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1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.

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1 1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca

2 2 A visão leiga A distorção: a ciência como prática para melhorar a posição do homem face ao mundo e criar, através da tecnologia, condições melhores para a vida humana. Perigo: o cientista visto como o milagreiro que encontra soluções infalíveis para todos os problemas humanos ou da natureza. A realidade: a causa principal que leva o homem a produzir ciência é a tentativa de elaborar respostas e soluções às suas dúvidas e problemas e que o levem à compreensão de si e do mundo em que vive. KÖCHE, 2006

3 3 Concepções da ciência Não há uma concepção única de ciência; de uma forma simplificada podemos examinar os períodos históricos da ciência: Ciência grega- séc. VIII AC até o final do séc. XVI Ciência moderna- do séc. XVII até o final do séc. XIX Ciência contemporânea- início do séc. XX até os dias atuais. KÖCHE, 2006

4 4 Ciência grega Conhecida como filosofia da natureza a única preocupação da ciência grega era a busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem. Prevaleceu o modelo de Aristóteles (384 – 322 AC) aliado ao modelo astronômico de Ptolomeu. O universo era geocêntrico, finito, esférico, limitado às estrelas visíveis e fechado, com princípios organizadores próprios e inteligência. O conhecimento científico era o demonstrado como certo e necessário através de argumentos lógicos. Tales de Mileto; Pitágoras; Demócrito; Platão; Aristóteles Chegada ao Ocidente: árabes e cristãos KÖCHE, 2006

5 5 As questões que necessitavam de uma relação numérica, como a velocidade na física, não tinham uma explicação adequada no modelo aristotélico. A influência do uso da matemática, da observação e da experimentação na tecnologia da Idade Média, que requeria métodos precisos, conduziu aos métodos matemáticos experimentais. Ao final do séc. XIX esta ciência torna-se dogmática, pregada como ideal do conhecimento que não admitia outras formas válidas de se atingir o saber a não ser pelo método cientifíco-experimental. Bacon- Galileu- Newton KÖCHE, 2006 Ciência moderna

6 6 Ciência contemporânea A certeza da ciência começa a ser rompida dentro da física. Para Pierre Duhem (1861- 1916) o cientista é um construtor de ferramentas – as teorias – para estabelecimento de um diálogo constante com a realidade. A validade ou não destes instrumentos de observação e quantificação, a escolha das observações experimentais e sua interpretação dependem da aceitação, ou não, da validade destas teorias. KÖCHE, 2006

7 7 Ciência contemporânea (1) Por sua evolução histórica a ciência demonstra ser uma busca, uma investigação contínua e incessante de soluções e explicações para os problemas propostos. Em seu entendimento presente a ciência deixa de lado a pretensão de rotular de verdadeiros seus resultados, mas, consciente da sua falibilidade, busca saber sempre mais. Planck – Einstein- Bohr- Schrödinger- Heisenberg- De Broglie KÖCHE, 2006


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