A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O enigma da religião Rubem Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O enigma da religião Rubem Alves."— Transcrição da apresentação:

1 O enigma da religião Rubem Alves

2 Na tentativa de responder o que é religião e por que os seres humanos não conseguem se desvencilhar do seu fascínio, fomos buscar no conceito do que é “belo” uma forma de elucidar o problema.

3 Concordamos que uma sinfonia de Beethoven é uma expressão do belo, mas como descrever esse belo?
Uma sinfonia de Beethoven não pode ser explicada apenas através dos sons e freqüências produzidas, Assim é a religião. Algo inexplicável que se dá no mais íntimo do ser

4 Podemos dizer então que a essência (belo) não está nem no objeto, nem está no sujeito, mas sim na relação entre o objeto e o sujeito. Na relação que une o sujeito ao objeto num êxtase místico.

5 Vimos também que a institucionalização (racionalização) do fenômeno religioso muitas vezes pode perder sua essência (mistério). Não podemos esquecer que as organizações são feitas por seres humanos que possuem falhas, desejos... Ex: Amor Casamento Fé Instituição Religiosa

6 Para entendermos uma determinada expressão religiosa, precisamos considerar as experiências humanas que geraram aquela cultura naquele determinado momento.

7 O que caracteriza a consciência religiosa?
Ela é a expressão da nossa imaginação. Imaginação não como uma ilusão, mas imaginação enquanto desejo. Os animais não têm imaginação, por isso nunca produziram arte, valores, sonhos, criatividade e nem tão pouco religião.

8 Há dentro de nós sempre o desejo de transpor os limites.
A imaginação surge da insatisfação do ser humano com a realidade. Nós somos os únicos seres com uma dimensão transcendente. Nos animais, os limites do real denotam os limites do possível. Com o ser humano não é bem assim.

9 A realidade é fria e determinista e isto “bate de frente” com o nosso princípio do prazer.
O ser humano é a única criatura que se recusa a ser o que ela é. A função da imaginação é realizar o irrealizável, é possibilitar o impossível.

10 Segundo Freud, saudável é podermos imaginar e ajustar nossa imaginação e desejo a nossa realidade – Civilidade. Imaginação Ilusão (Freud) Imaginação Desejo (Rubem Alves)

11 A essência da fé é a idéia de que o que desejamos realmente é.
A imaginação coloca de lado todos os limites. A religião nos dá a chance de imaginar, desejar, transcender... A religião é a forma do ser humano transcender os limites da realidade – desejamos mais do que percebemos e vemos.

12 A intenção da religião não é explicar o mundo
A intenção da religião não é explicar o mundo. Ela nasce justamente do protesto contra esse mundo que pode ser descrito e explicado pela ciência. Rubem Alves nos fala que “através da imaginação o ser humano transcende a facticidade bruta da realidade de que é imediatamente dada e afirma que o que é não deveria ser, e que o que ainda não é deverá ser.”

13

14 A ciência é o conhecimento objetivo e a objetividade nos disciplina a reproduzir os dados da realidade e a realidade ignora nossas aspirações.

15 Enquanto o homem viver o seu ego estará cronicamente envolvido na busca incessante por um mundo de amor. E enquanto ele viver a própria vida lhe dirá que a busca esta fadada ao fracasso.

16 Porque, mais cedo ou mais tarde, a morte trará um fim aos seus projetos. Por isso a religião continuara, até o fim como expressão de amor e como expressão de medo. O homem viverá, para sempre, num mundo de deuses e demônios, símbolos de suas aspirações e temores.

17 Regra de Ouro de Norman Rockwell (1894-1978)


Carregar ppt "O enigma da religião Rubem Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google