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Controle da Qualidade Total
Capítulos 5 e 6 Tiago Massoni CIn - UFPE
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Conteúdo Prática do Controle da Qualidade
Gerenciamento pelas Diretrizes CIn - UFPE
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1. Prática do Controle de Qualidade
CIn - UFPE
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Controle de Qualidade Exercer “controle” sobre as dimensões da qualidade Todos assumem responsabilidades sobre seus resultados e suas causas Objetivos: Planejar qualidade Manter qualidade (PDCA) Melhorar qualidade (Mét. Solução Problemas) CIn - UFPE
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Gerenciamento Pelas Diretrizes
Gerenciamento Interfuncional Gerenciamento pelas Diretrizes Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia CIn - UFPE
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Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia
Unidade gerencial básica considerada uma “microempresa” (chefe = presidente) Primeira prioridade na implantação do TQC Definição da função de cada um: delimita áreas de autoridade (processo) e responsibilidade (resultados). Padronização é chave CIn - UFPE
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Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia - Atividades
Definição da função Macrofluxograma Determinar itens de controle, metas Fluxogramas de cada área de trabalho Métodos para atingir metas Definir problemas e resolvê-los Educar e treinar CIn - UFPE
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Gerenciamento Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia
Cada gerente deve buscar feedback de clientes Comparar seus resultados com o “melhor do mundo” Chefe atua nas causas (itens verificação) = itens de controle de subordinados CIn - UFPE
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Manutenção dos Padrões
Cumprimento dos padrões assegurado pelos procedimentos operacionais padrão PDCA P: cada um tem metas e procedimentos padrão D: treinamento, execução padronizada, dados coletados C: todos inspecionam próprio trabalho A: problemas são relatados CIn - UFPE
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Melhoria dos Padrões Método de Solução de Problemas
Identificação de problemas (shake-down) Método simplificado (seção, alta direção) Método definitivo Avaliação de produtos/processo Relatório das três gerações CIn - UFPE
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2. Gerenciamento Pelas Diretrizes
CIn - UFPE
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Gerenciamento Pelas Diretrizes (GPD)
Conceito: sistema administrativo, praticado por todos na empresa, visando garantir a sobrevivência à competição Visão estratégica e gerência da rotina Direcionar todos os processos internos com uma estratégia geral Dirigido pela alta administração CIn - UFPE
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Planejamento Estratégico
Determinação das metas (visão), métodos (estratégia) e desdobramentos Olha-se para FORA e FUTURO Filosofia: ideal da empresa Visão: como a empresa estará daqui a 5-10 anos? Estrategia: meios necessários para atingir a visão (ciclo de inovação) CIn - UFPE
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Diretrizes e Metas no GPD
Diretriz: diretriz principal (visão) + meta + procedimento Objetivos do GPD: Alcançar metas da alta administração Melhorar procedimentos e padronizar Melhorar comunicação CIn - UFPE
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Ger. Funcional (Rotina)
Implantação do GPD Estabelecer padrões Manter padrões Melhorar padrões Ger. Funcional (Rotina) GPD Estabelecer diretrizes da alta direção (visão) Desdobrar diretrizes para cada nível Controle das diretrizes pelos gerentes Ger. Interfuncional CIn - UFPE
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Gerenciamento Interfuncional
Exercido sobre toda a empresa, através dos departamentos Ação conjunta entre as várias linhas de hierarquia Criação de comitês de qualidade CIn - UFPE
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Estágios do GPD Diretrizes Anuais do Presidente
Metas anuais (a partir da visão estratégica) Medidas necessárias Abstratas e abrangentes CIn - UFPE
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CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE
Estágios do GPD 2. Desdobramento das Diretrizes META Diminuir custos desenvolvimento META Prestigiar reuso no projeto MÉTODO Tentar reusar o que foi feito ... META Projetar utilizando padrões para reuso MÉTODO Definir padrões para reuso de componentes ... MÉTODO Design patterns Frameworks ... CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA CIn - UFPE
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Estágios do GPD 3. Estabelecimento de Itens de Controle do GPD
Cada nível estabelece itens de controle Item de controle será item de verificação do nível superior Diagrama das matrizes CIn - UFPE
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Discussão CIn - UFPE
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