A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Contemporâneos de Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Contemporâneos de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Contemporâneos de Administração
GOVERNANÇA CORPORATIVA Tópicos Contemporâneos de Administração

2 GOVERNANÇA CORPORATIVA
Conceitos: •A Governança corporativa refere-se às regras, procedimento, contratos e à administração da companhia com seus empregados, acionistas, clientes, fornecedores, credores, sociedade e governo. •Também pode ser descrita como o sistema que garante aos acionistas o controle estratégico da empresa e o efetivo acompanhamento das ações dos gestores, regulando as relações entre acionistas, Conselhos de Administração e Fiscal e altos executivos, de forma a alinhar os objetivos de todas as partes.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 CONFLITOS DE AGÊNCIA Os conflitos de agência tiveram sua origem ocasionada pela separação entre controle e acionista, fruto do rompimento do domínio das corporações. Esses conflitos de agência são oriundos das relações entre acionistas e diretores executivos, os quais são responsáveis pela gestão e decisões das empresas que constituem uma das questões cruciais de Governança Corporativa. Em outras palavras podemos dizer que os conflitos de agência surgiram quando o bem estar de uma parte (denominada principal), é dependente das decisões tomadas pela outra (chamada de agente). Mesmo o agente tendo que tomar decisões favoráveis ao principal, ocorrem situações em que os interesses de ambas as partes são conflitantes, abrindo espaço para um comportamento oportunista por parte do agente, quando na verdade o agente deve controlar os interesses das Empresas.

15 GOVERNANÇA CORPORATIVA

16 Relações com Investidores

17 RI baseado na Governança Corporativa
TRANSPARÊNCIA Compromisso com a Informação espontânea, ágil e direta PRESTAÇÃO DE CONTAS Responsabilidade na prestação de informações EQÜIDADE Tratamento justo e indiscriminado aos grupos minoritários SUSTENTABILIDADE Responsabilidade Social nas práticas Corporativas

18 O que é RI ? Conselho de Administração Diretoria Executiva
Relações com Investidores Criação de Valor para o Acionista Redução do Custo de Capital Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa.

19 Governança Corporativa

20

21 O papel da área de Relações com Investidores

22 Instrumentos de Ação do RI

23 Informação é a bola do jogo

24 Como o RI trabalha a Informação?

25 Ações de RI

26 GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL
Como em qualquer país, a Governança Corporativa no Brasil é influenciada por um amplo conjunto de forças externas e internas, que interferem nos valores, nos princípios e nos modelos praticados. Essas forças ligadas às condições macroambientais do país e de seu sistema corporativo no âmbito externo e interno, causam fortes impactos, como os que ocorreram no ambiente corporativo do Brasil, com as grandes mudanças que se iniciaram nos anos 80 e se aprofundaram na década de 90 O cenário da Governança Corporativa no Brasil se transformou em pouco tempo. Nos anos 50 e 60 era forte o acionista controlador familiar que desempenhava papel principal na gestão da empresa. Nos anos 70 surgem os primeiros Conselhos de Administração. Em 1976, surge a Lei das Sociedades Anônimas, que tem como objetivo a prática de divisão de poderes entre a diretoria e o conselho de administração, e oferece ainda cinco linhas básicas de orientação: - responsabilização do acionista controlador; - proteção do acionista minoritário; - ampla diversificação dos instrumentos de fiscalização postos à disposição dos acionistas; - definição dos interesses fundamentais que a sociedade anônima representa; e - diferenciação entre companhia aberta e fechada. Nos anos 80 nascem o Fundo de Pensão, Fundos de Investimentos, atuação da BM&FBOVESPA e da Bolsa do Rio, da CVM, e enfim, do CADE. No Brasil, os conselheiros profissionais e independentes surgiram em resposta ao movimento pelas boas práticas de Governança Corporativa e a necessidade das empresas modernizarem sua alta gestão, visando tornarem-se mais atraentes para o mercado. O fenômeno foi acelerado pelos processos de globalização, privatização e desregulamentação da economia, que resultaram em um ambiente corporativo mais competitivo.

27 Tópicos Contemporâneos de Administração
GOVERNANÇA CORPORATIVA Tópicos Contemporâneos de Administração


Carregar ppt "Tópicos Contemporâneos de Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google