A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada
Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Na última aula...

3 Profissionais de empresas e especialistas de SI utilizam uma abordagem sistêmica para desenvolver soluções com sistemas de informação para atender às necessidades de e-business. Prototipagem é uma importante metodologia alternativa ao ciclo tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação cujas ferramentas e métodos promovem um processo repetitivo e interativo.

4 O potencial de desenvolvimento de aplicações embutido em muitos pacotes de software tornaram mais fácil para o usuário final o desenvolvimento de suas próprias aplicações de e-business. O processo de implantação de projetos de sistemas de informação envolve a aquisição, a documentação, o treinamento, a instalação e a conversão. Profissionais de empresas devem saber como avaliar os produtos de TI para aquisição. As propostas dos fornecedores de TI devem basear-se nas especificações estabelecidas durante a fase de projeto.

5 As atividades de implantação incluem a administração da introdução e implementação de mudanças nos processos de negócios, estruturas organizacionais, atribuições de cargos, e relações de trabalho que resultam de iniciativas de e-business.

6 Administrando Tecnologias de e-Business
Agilidade, Flexibilidade Estratégia Empresarial Cadeia de Suprimentos Qualidade Total Fornecedores Parceiros da Empresa Valor do Cliente Responsabilidade Compromisso Custos menores Evolução da Tecnologia de Informação Computação Global e Empresarial; intranets Infra-estrutura de TI

7 As empresas que esperam ganham com o uso de e-business podem ter prejuízos decorrentes do uso indevido de TI. Muitas empresas não desenvolvem e nem implementam os SI de forma correta. Tem que haver uma gestão condizente de TI a ponto de focar seu uso de forma estratégica e não em lugares de pouco impacto. O envolvimento da administração e dos usuário finais são fundamentais.

8 A Organização de e-Business
Business Quality Business Organização Tradicional E-Organização Improvement Reengineering Estrutura da Organização Hierárquica Horizontal, conectada Incrementally Improving Radically Redesigning Foco centralizado Liderança Cada um é um líder Pessoal e Cultura Target Tomada de decisão vertical Premiação individual Processes Autoridade delegada Colaboração recompensada Processes 10%-50% Improvements 10%-50% Improvements 10-Fold Improvements 10-Fold Improvements Coerência Relevância interna Relevância do cliente Institucional Conhecimento Low Low Individualista High High Aliada a parceiros distantes Complementa lacunas atuais Aliada a concorrentes, clientes e fornecedores Cria novos valores IT and Organizational Alianças Same Jobs - More Efficient Same Jobs - More Efficient Big Job Cuts; New Jobs; Big Job Cuts; New Jobs; What Changes? Primary IT and Work Simplification Major Job Redesign Major Job Redesign Direção De cima para baixo Distribuída

9 Núcleo Executivo Global Unidade Empresarial de Unidade Empresarial
Exemplo de Estrutura Organizacional de uma empresa de e-Business Unidade Empresarial de Produtos de Consumo Unidade Empresarial de Comércio Eletrônico Unidade Empresarial de Produtos Industriais Núcleo Executivo Global Unidade Empresarial de Serviços de Apoio Compartilhado à TI Unidade Empresarial de Serviços Financeiros Unidade Empresarial de Serviços de Apoio Administrativo Compartilhado

10 Administração da Tecnologia de e-Business
Gerência de e-Business e Estratégia de TI Gerência de Tecnologia e Desenvolvimento de Aplicações Gerência de Organização de TI

11 Administração do Planejamento Estratégico de TI
Desenvolvimento e Instalação de Aplicações de e-Business Estratégias e Arquitetura de e-Business/ TI Estratégia e Modelos de Visualização do Valor da Empresa e do Cliente Percepções-Chave Objetivos-Chave Prioridades Mais Questões Feedback

12 Redução dos custos de suporte Redução da complexidade
Benefícios Derivados do Planejamento de TI da empresa Redução dos custos de suporte Redução da complexidade Portabilidade do know-how Interoperabilidade Descontos por volume Redução dos custos de treinamento Compartilhamento de informações

13 Administrando a Função de SI
Desenvolvimento de Aplicações Análise de Sistemas Projeto de Sistemas Programação Manutenção do Sistema Administração das Operações de TI Administração de Rede Controle da Produção Suporte de Produto Desempenho dos Sistemas Administração de Recursos Humanos Recrutamento de SI Treinamento Programas de Retenção Apoio ao Pessoal

14 Administrando Globalizada da Tecnologia de e-business
Administração Globalizada da Tecnologia de e-Business Desafios Culturais, Políticos e Geoeconômicos Estratégias de e-Business / TI Portfólio de Aplicações de e-Business Plataforma de Tecnologias da Internet Administração de Recursos de Dados Desenvolvimento de Sistemas

15 Estratégias Globalizadas de e-Business
Internacional Transnacional -Operações Autônomas -Específica à Região -Integração Vertical -Cliente Específicos -Fabricação Cativa -Suprimento Globalizado -Multiregional -Integração Horizontal -Transparência Parcial de Clientes e Produção -Empresas Virtuais de e-Business -Mercados Mundiais -Fabricação Transparente -Cadeia de Suprimentos Globalizadas -Alianças Globalizadas

16 Questões da Plataforma Globalizadas de TI
Infra-estrutura Globalizada Acesso a Dados Globalizados Acesso Regulado Fluxos de Dados Transfronteiras Desenvolvimento de Sistemas Globalizados Instalações de Computação Globalizadas Requisitos Locais vs. Requisitos Globalizados Necessidades Multilinguísticas Padronização de Dados Atividades Globalizadas de Programação Aquisições de Hardware Restrições à Importação Compatibilidade de Software Atendimento Local Carga de trabalho equilibrada Falta de peças de reposição

17 Bibliografia consultada:
O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 12


Carregar ppt "Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google