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Sistema de Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Qualidade
NBR ISO 9001:2008

2 Objetivos da Normalização segundo a ISO
Proteger a população em aspectos relacionados com a saúde e segurança; Definir os requisitos necessários à obtenção da qualidade requerida pelo cliente; Dar solução para problemas repetitivos, aumentando a produtividade e reduzindo os desperdícios, colaborando assim para a conservação de recursos naturais e do meio ambiente; Assegurar a absorção e transferência de tecnologia; Facilitar o comércio internacional.

3 Benefícios da aplicação da ISO
PARA A ORGANIZAÇÃO: - Maior participação no mercado; - Maior satisfação dos clientes; - Redução de custos; - Melhoria na produção; - Maior competitividade; - Maior lucro PARA OS CLIENTES: - Maior confiança nos produtos da organização; - Satisfação em relação aos produtos adquiridos; - Melhor atendimento em caso de reclamações.

4 ISO 9000 Comité ISO/TC 176: “Quality Management and Quality Assurance”, constituído em 1979. Uniformizar as normas e requisitos para SGQ já existentes em diversos países industrializados. A publicação da 1ª edição da série de normas ISO foi em 1987. A série de normas ISO 9000 foram revistas três vezes: 1994 2000 2008

5 International Organization for Standardization
Vocabulário NBR ISO 9000 Norma Brasileira International Organization for Standardization

6 Antiga Estrutura da ISO 9000
Desde a sua publicação, em 1987, a primeira edição da Série ISO 9000 de normas marcou o advento de uma nova era no contexto da normalização internacional. Revisada em 1994, a chamada Família ISO 9000, veio a constituir um consenso mundial de práticas mínimas de boa gestão, com o objetivo de garantir que uma organização que as adote possa fornecer produtos e serviços que venham a atender às exigências mínimas de qualidade dos consumidores.

7 Antiga Estrutura da ISO 9000:1994
A Família ISO 9000:1994 era composto pelas seguintes cinco normas: IS0 9000: Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade Parte 1: Diretrizes para seleção e uso; Parte 2: Diretrizes para ações contratuais; Parte 3: Diretrizes relacionados a software ISO 9001: Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; ISO 9002: Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados; ISO 9003: Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais; ISO 9004: Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 1: Diretrizes.

8 Antiga Estrutura da ISO 9000:1994
Situações não contratuais Situações contratuais ISO 9004 ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003

9 Antiga Estrutura da ISO 9000:1994
A ISO 9001:1994 é a mais abrangente delas, possuindo 20 requisitos e visando à proteção de garantia da qualidade em todas as fases das atividades técnicas da empresa (desde o projeto e desenvolvimento do produto ou do serviço, durante as fases de produção e instalação, até os serviços associados pós-venda). A ISO 9002:1994 possui 19 requisitos e não inclui a proteção de garantia da qualidade na atividade de projeto/desenvolvimento. A ISO 9003:1994 possui 16 requisitos, excluindo a proteção de garantia da qualidade para as atividades de projeto, aquisição, controle de processo e serviços associados. Destina-se à proteção apenas para as grandes atividades relativas à inspeção e ensaio.

10 Antiga Estrutura da ISO 9000:1994
Responsabilidade da administração Sistema da qualidade Análise Crítica de contratos Controle de projeto Controle de documentos e de dados Aquisição Controle de Produto fornecido pelo Cliente Identificação e rastreabilidade do produto Controle de processo Inspeção e ensaios Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaios Situação de inspeção e ensaios Controle de produto não-conforme Ação corretiva e preventiva Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega Controle de registros da qualidade Auditorias internas da qualidade Treinamento Serviços associados Técnicas estatísticas

11 Antiga Estrutura da ISO 9000:1994
A série ISO 9000 eram também complementadas pelas seguintes normas: ISO Diretrizes para auditorias de sistemas da qualidade Parte 1; Parte 2 e Parte 3; ISO Requisitos de garantia da qualidade Parte 1 e Parte 2; ISO Diretrizes para o desenvolvimento de manuais da qualidade entre outras como ISO 14010, e 14012

12 Os novos requisitos foram distribuídos em 5 seções
Mudanças na Estrutura da Series ISO 9000 A ISO Mudou de “Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade” para Fundamentos e Vocabulários Norma ISO 9001 Norma ISO 9002 Norma ISO 9003 Norma ISO 9001:2000 Os novos requisitos foram distribuídos em 5 seções da versão 2000 da Norma ISO 9001

13 Estrutura da Series ISO 9000
NBR ISO 9000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos NBR ISO 9004 Sistemas de Gestão da Qualidade Linhas de Orientação para uma melhoria de desempenho NBR ISO 19011 Linhas de Orientação para auditorias da qualidade e ambiente

14 Estrutura da Series ISO 9000
Situações não contratuais Situações contratuais ISO 9004 ISO 9001

15 ISO 9000:2005 – Fundamentos e Vocabulário
ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário Não contém requisitos obrigatórios; Apresenta de forma clara todos os conceitos importantes relacionados com a gestão da qualidade; Está dividida em 2 partes: Fundamentos e Vocabulário; Refere os 8 Princípios da Gestão da Qualidade; Serve como base de orientação a toda a série de normas.

16 ISO 9004:2000- Diretrizes para melhorias de desempenho
ISO 9004: Sistemas de Gestão da Qualidade – Linhas de orientação para a melhoria do desempenho Par consistente com a ISO 9001; Guia de orientação para melhorar o desempenho; Satisfaz todas as partes interessadas: clientes, organização, fornecedores, colaboradores, sociedade e estado. Não se destina ao uso para fins de certificação ou para propósitos contratuais. Usa os 8 princípios da Gestão da Qualidade na íntegra.

17 ISO 9001:2000 e ISO 9001:2008 ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos Estabelece os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade deve cumprir para satisfazer o cliente e cumprir o especificado para o produto e/ou serviço; Utilizada para o reconhecimento de Sistemas de Gestão da Qualidade por entidades certificadoras; Organizada segundo o modelo de abordagem por processos do “Cliente ao Cliente”; Enfoque na melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e no envolvimento da gestão de topo.

18 MUDANÇA DE FOCO Sistema de gestão da qualidade (ISO 9000:2000 e ISO 9000:2008) Sistema de garantia da qualidade (ISO 9000:1994) GARANTIA DA QUALIDADE Parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos. SISTEMA Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no qual diz respeito à qualidade. SISTEMA DE GESTÃO Sistema para estabelecer política e objetivos, e para atingir estes objetivos.

19 MUDANÇA DE FOCO ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 ISO 9001:2008
Focada na Garantia da qualidade dos Produtos e Serviços ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 Focada na Satisfação do Cliente e na Melhoria Continua dos Processos ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade

20 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO SGQ COM A VERSÃO 2000
A Série ISO 9000 Terminologia “subcontratado → fornecedor → cliente” por: “fornecedor → organização → cliente” Procedimentos obrigatórios: 6 (seis) procedimentos Abordagem de processo Melhoria Continua Comunicação Interna

21 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO SGQ COM VERSÃO 2000
Competência Representante da Direção Foco no cliente Abordagem Sistêmica Política da Qualidade Análise Crítica

22 Razões para Implementar SGQ
Conscientização real da alta administração; Razões contratuais no fornecimento de produtos/serviços; Competitividade; Modismo.

23 Sistema de Gestão da Qualidade
(Seção 4 da NBR ISO 9001:2008)

24 Estrutura da ISO 9001: 2008 0. INTRODUÇÃO CAMPO DE APLICAÇÃO
REFERÊNCIA NORMATIVA TERMOS E DEFINIÇÕES SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO GESTÃO DE RECURSOS REALIZAÇÃO DO PRODUTO MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA ISO 4.1. REQUISITOS GERAIS 4.2. REQUISITOS DE DOCUMENTAÇÃO

25 Estrutura dos requisitos da NBR 9001:2008
4.1 Requisitos gerais 4. Sistema de Gestão da qualidade 4.2 Requisitos de documentação 4.2.1 Generalidades 4.2.2 Manual da qualidade 4.2.3 Controle de documentos 4.2.4 Controle de registros Requisito onde é obrigatório procedimento documentado

26 4.1. Requisitos Gerais P D C A
A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um S.G.Q. e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta norma. Para isso, deve: determinar os processos necessários ao S.G.Q. e sua aplicação por toda a organização; determinar a sequência e interação desses processos; determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e controle desses processos sejam eficaz; assegurar a disponibilidade de recursos e informações para apoiar a operação e a monitoração desses processos; monitorar, medir onde aplicável e analisar os processos; implementar ações para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos. P D C A

27 4.1. Requisitos Gerais ATENÇÂO!!!
Quando uma organização optar por terceirizar algum processo que afete a conformidade do produto em relação aos requisitos, a organização deve assegurar o controle desses processos. O tipo e extensão do controle a ser aplicado a esses processos terceirizados devem ser definidos dentro do sistema de gestão da qualidade. Ao fazer o mapeamento dos processos, a organização não deve esquecer de todos os processos que, apesar de terceirizado, afetam a conformidade do produto com os requisitos.

28 4 .2. Requisitos de Documentação
GENERALIDADES MANUAL DA QUALIDADE CONTROLE DOS DOCUMENTOS CONTROLE DOS REGISTROS

29 4 .2.1. Generalidades A documentação do SGQ deve incluir:
Política e Objetivos da Qualidade Manual da Qualidade Procedimentos e Registros exigidos pela norma necessários para o funcionamento da organização Documentação para a gestão dos processos, incluindo registros A documentação do SGQ pode ter qualquer formato ou tipo de comunicação A abrangência da documentação do SGQ pode diferir de uma organização para a outra devido: Ao porte da organização e ao tipo de atividades; À complexidade dos processos e suas interações; À competência do pessoal. A T E N Ç Ã O

30 Instruções de Trabalho Registros da Qualidade
Estrutura do Sistema Documental Manual da Qualidade Procedimentos Instruções de Trabalho Registros da Qualidade NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL EVIDÊNCIAS

31 4.2.2 MANUAL DA QUALIDADE A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua: Escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificação para exclusões; Procedimentos documentados ou referência à eles; Descrição da interação entre os processos do sistema de gestão da qualidade.

32 4 .2.3. Controle dos Documentos
Procedimento documentado que estabeleça os controles necessários para: aprovar, analisar criticamente, atualizar e reaprovar os documentos; identificar o estado atual de revisão e alteração; assegurar que as versões pertinentes de documentos estejam disponíveis nos locais de uso; assegurar que os documentos permaneçam legíveis e identificados; identificar e controlar a distribuição dos documentos de origem externa; identificar e prevenir a utilização indevida de documentos obsoletos.

33 “Informação e respectivo meio de suporte”.
Controle dos Documentos REGISTRO DOCUMENTO “Algo que expressa resultados obtidos ou fornece evidência das atividades realizadas”. “Informação e respectivo meio de suporte”.

34 4 .2.4. Controle dos Registros
Procedimento documentado que estabeleça os controles necessários para: identificação: código ou título pelo qual o registro é conhecido; armazenamento: tipo de proteção necessária para impedir uma possível perda ou deterioração do registro; proteção: tipo de proteção necessária para impedir uma possível perda ou deterioração do registro; recuperação: forma ou ordem como os registros são recuperados para consulta depois de armazenados. Exemplo: por data, mês, nº sequencial, código, etc.; retenção: tempo que o registro deve ser mantido para fins de comprovação da qualidade praticada. Exemplo: 6 meses, 1 ano, etc. ; disposição: forma de disposição do registro da qualidade, depois de vencido o tempo de retenção. Exemplo: lixo.


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