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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.

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1 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012

2 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 2

3 3 A organização

4 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 4 A organização

5 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 5 A organização

6 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 6 Estratégia MODELO DE GESTÃO (10 ANOS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANO ESTRATÉGICO 1 FERRAMENTAS PLANO ESTRATÉGICO 2PLANO ESTRATÉGICO 3

7 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 7 Planejamento Estratégico: Metodologia

8 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 8 MODELO DE GESTÃO

9 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 9 Modelo de Gestão  OSI: organização sanitária integral  Modelo de descentralização da gestão em forma de contratos de gestão  Modelo de incentivo profissional  Participação interna e da cidadania (planos estratégicos)  Política de RSC (responsabilidade social corporativa)  Política de qualidade  Acessibilidade Sobre a base de: ProfissionaisInovação

10 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 10 MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE PLANOS ESTRATÉGICOS

11 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 11 Planejamento Estratégico

12 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 12 Condicionantes externos: definição do modelo per capta Para cobrir uma carteira de serviços... Ajustada por variáveis de necessidade de saúde do território... Para una população geograficamente definida. Atribuição de uma capita ao Governo Territorial de Saúde...

13 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 13 Planejamento Estratégico

14 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 14 Causas gerais que geram a necessidade de OSI Incremento prevalência doenças crônicas. Incremento tecnologia. Tratamentos alternativos à hospitalização. Limitações econômicas.

15 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 15 Organizações Sanitárias Integrais São redes de serviços de saúde que oferecem uma atenção coordenada através de um conjunto de prestações de serviços de saúde a uma população determinada e que se responsabilizam dos custos e resultados em saúde da população.

16 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 16 OSI OSI ≠ gerência única

17 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 17 Carteira de Serviço Mínima Atenção especializada Atenção primária Atenção sócio-sanitária

18 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 18 Prestacão Serviço Mínimo Promoção da saúde Prevenção da doença Tratamentos (agudos e crônicos) Reabilitação

19 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 19 Integração Clínica Coordenação de serviços necessários para atender o paciente ao longo das diferentes atividades e unidades operativas do sistema no lugar mais custo-efetivo.

20 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 20 Características chave de uma OSI Amplitude da integração  nome dos níveis Profundidade da integração  unidades de cada nível Nível de produção interna de serviços Forma de relação entre as organizações

21 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 21 Modelo organizativo

22 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 22 Modelo organizativo

23 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 23 Planejamento Estratégico

24 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 24 Ferramentas de Gestão Tecnologias e Sistemas de Informação  Arquivo índice único de pacientes  Prontuário eletrônico do paciente  Digitalização de imagens  Quadro de comando integral  Plataforma comunicação Barcelonês Norte  Descrição de processos (Qualigram) Contratos de gestão Unidade de Qualidade / EFQM Grupo de Trabalho RSC (responsabilidade social) Unidade de Processos e Projetos Oficina de Inovação Gestão do conhecimento Estratificação da população

25 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 25 A Direção de Planificação e a Unidade de Qualidade GESTÃO DO CONHECIMENTO

26 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 26 PEP: Aspectos mais relevantes do projeto  Implantação do prontuário eletrônico (PEP) em toda a organização.  Digitalização do serviço de radiodiagnóstico.  Incorporação ao PEP de todos os resultados (numéricos e de imagem) de provas complementares.  Adequação do hardware para uso em massa em qualquer posto de trabalho.  Incorporação de dispositivos móveis.

27 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 27  Implantação de um sistema eletrônico de priorização em urgências e integração ao PEP.  Integração ao PEP dos resultados de radiodiagnóstico e laboratório, com acesso “on-line” desde qualquer nível assistencial.  Implantação de um sistema de servidores de alta disponibilidade.  Desenvolvimento de um sistema de segurança lógico e físico fiável.  Posta em marcha de um sistema de telecomunicações de alta disponibilidade via LMDS. PEP: Aspectos mais relevantes do projeto

28 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 28 Demo protótipos : Informes Prontuário Compartido do Paciente Barcelonès Nord i Baix Maresme

29 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 29 MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE: Quadro de Mando Integral

30 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 30 Quadro de Mando Integral: Plano de Saúde

31 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 31

32 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 32 Administração Hospital Profissional Plano Estratégico da Secretaria Plano de Qualidade da Secretaria Acordo de Gestão Plano de Qualidade do Hospital Acordo de gestão do serviço A Acordo de gestão do serviço B Acordo de gestão do serviço C Acordo de gestão do serviço D Outros padrões Necessidades Objetivos próprios etc.

33 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 33 EXEMPLO OBJETIVOS DE ATIVIDADE 2000-2007 CONTRATOS DE GESTÃO: Modelos

34 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 34 EXEMPLO OBJETIVOS DE ATIVIDADE A PARTIR DE 2008 CONTRATOS DE GESTÃO: Modelos

35 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 35 Estratificação do risco (ABS Nova Lloreda)

36 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 36 Aplicações dos ACG Aproximação à complexidade: Peso Relativo de cada ACG na norma, com base nos custos totais por paciente (visitas, laboratório, radiologia, inter-consultas, provas complementares, transporte sanitário e prescrição). Medidas de eficiência (consumo de recursos):  Custos totais por paciente  Número de visitas por paciente  Encaminhamentos ao 2º nível por paciente (variável “proxi” de capacidade resolutiva)  Custo em farmácia, laboratório, diagnóstico pela imagem, ou transporte sanitário. Correlação EFICIÊNCIA-EFETIVIDADE Aplicação combinada ACG + QCI

37 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 37 Qualidade assistencial: EE (Eficiência e Efetividade) MF - BSA

38 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 38 Profissionais Web BSA Clientes / usuários Proposta de Inovação (nome e sobrenome, cargo, e-mail, descrição, etc) Formulário tipo caixa de sugestões aviso de recebimento Notificação membros do grupo Arquivo aviso de recebimento Percurso das idéias Necessitamos as tuas idéias Oportunidade / inovação Como ?  Intranet

39 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 39


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