A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli"— Transcrição da apresentação:

1 A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli

2 Importância de uma definição Critérios de uma definição:
Deve ser baseada nas pesquisas mais atuais e válidas sobre o tema, não em mitos. Deve fornecer embasamento para a produção de material e instrumentos. Deve ter utilidade prática. Oferecer alguma forma de orientação no desenvolvimento de programas especiais. Deve abrir espaço para tentativas de validação, que podem confirmar ou não, a definição.

3 Tipos de superdotação “lesson learner” (relacionado à educação formal, armazenar conteúdos) Relativamente estável. Magnitude mensurável e comparável. Deve ser estimulada com programas especiais, compactação de currículo, adiantamento. Testes de QI X Desempenho escolar.

4 Tipos de superdotação Creative/productive giftedness
Testes de QI/Desempenho escolar X superdotação. Aplicação prática de conhecimento. Deve ser estimulada. “In other words, creative/productive giftedness is simply putting one’s abilities to work on problems and areas of study that have personal relevance to the student and that can be escalated to appropriately challenging levels of investigayive activity”.

5 Programas de desenvolvimento devem dar muita atenção à “superdotação criativa”.
“History does not remember persons who merely scored well on IQ tests and/or learned their lessons well.” Grandes produtores de conhecimento.

6 O objetivo da educação para os superdotados
Formula-se definições, para que algo seja feito. O desenvolvimento de currículos e programas especiais para o superdotado tem 2 funções gerais. Desenvolvimento dá pessoa que apresenta traços de altas habilidades, realização pessoal, trabalhar seus potenciais. Ajudar no desenvolvimento de pessoas que tem possibilidade de trazer contribuições significativas para a sociedade. Os 2 objetivos interagem. Programas voltados para desenvolvimento da habilidade criativa X necessidades da atualidade.

7 Potencial de comportamentos de superdotação
A superdotação não deve ser naturalizada. Comportamentos superdotados. Superdotação não é um conceito estático. Critérios de identificação. “it is far better to have imprecise answers to the right questions than precise answers to the wrong questions”

8 Os três anéis Geralmente é dada maior importância às habilidades superiores, mas os 3 anéis tem a mesma relevância.

9 Habilidades acima da média
Pode ser definida de duas maneiras, habilidade geral e habilidade específica. Exemplos de habilidade geral: habilidade verbal, fluência, noção espacial, memória. É medido mais facilmente por meio de testes. Exemplos de habilidades especificas: química, matemática, fotografia, jornalismo, astronomia. Habilidades como matemática e química, por exemplo, tem uma maior relação com habilidades gerais.

10 Algumas habilidades tem uma maior correlação com o QI que outras.
Renzulli acredita que, apesar de ser difícil definir exatamente, a habilidade superior corresponderia à parcela dos 20% mais bem desenvolvidos nesta área.

11 Task Commitment - Motivação
Habilidades não-intelectuais Trabalho duro, envolvimento com uma área Auto confiança, ausência de sentimentos de inferioridade.

12 Criatividade Fluência, flexibilidade, originalidade.
Originalidade de pensamento e utilização de abordagens inovadoras. Capacidade de deixar convenções de lado quando apropriado. Buscar formas novas de se fazer algo.

13 Superdotação tem relação com outras características além dos três anéis principais – houndstooth.
Personalidade e contexto.


Carregar ppt "A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google