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PublicouIago Cantos Alterado mais de 10 anos atrás
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3º Rodízio do Programa de Trainees André Feitoza de Mendonça
Visita ao SEBRAE/AL Bom dia Experiência 3º rodízio visitei SEBRAE/AL durante o período de 7 a 25 de fevereiro. O objetivo dessa apresentação é analisar a atuação finalística do SEBRAE/AL e seus desafios, tendo como pano de fundo o acompanhamento das atividades realizadas no APL Ovinocaprinocultura. André Feitoza de Mendonça
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Roteiro Realidade socioeconômica do Estado de Alagoas;
Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL); Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura; Realidade x Diretrizes do SEBRAE/NA; Aprendizado e crescimento profissional; Dessa forma, a minha apresentação contemplará: Breve análise dos indicadores socioeconomicos Explicação sobre o programa de APLs Desafios e a atuação do SEBRAE/AL no APL de Ovinocaprinocultura. Após, farei um paralelo entre a realidade do estado alagoano e as diretrizes do SEBRAE NA Por fim, relatarei um pouco do meu aprendizado e crescimento profissional;
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Realidade socioeconômica do estado de Alagoas
População habitantes Analfabetismo Superior a 35% Mortalidade Infantil 46 óbitos a cada mil nascimentos Produto Interno Bruto 20º do país com cerca de R$ ,00 por habitante A população alagoana passa de 3 milhões de pessoas, entretanto , metade delas vive na pobreza e extrema pobreza. O analfabetismo funcional atinge 35% da população, sendo o maior do país. A mortalidade infantil atinge 46 óbitos a cada mil nascimentos. A média brasileira é 20. E o PIB do estado é o 20º do país, apresentando grande concentração na produção canavieira.
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Aqui temos algumas fotos de Alagoas, onde podemos observar desde a praia de Pajuçara...
a vegetação do sertão alagoano.... até o Rio São Francisco que é utilizado de várias formas até para lavar roupa como a foto ilustra.
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Programa de Arranjos Produtivos Locais
Agora falando do Programa de Arranjos Produtivos Locais, temos que essa iniciativa é o carro chefe da atuação do SEBRAE/AL. São 13 os APLs que compoem o programa, abrangendo 60% dos municípios. Alguns deles são: apicultura, moveleiro, pisicultura e ovinocaprinocultura. Ele foi criado em 2004 e a coordenação fica a cargo do SEBRAE/AL e da Secretaria de Planejamento do Estado. Cada APL possui estrutura de governança composta pelo Gestor do APL, parceiros e público-alvo, que compoem a grupo gestor do APL. Vale destacar que o gestor é um consultor do SEBRAE/AL pago com recurso do governo do estado.
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Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
21 municípios atendidos com 1500 produtores; Falta de sede do SEBRAE/AL no sertão; Falando um pouco do acompanhamento do APL Ovinocaprinocultura e das minhas impressões, pude observar que o APL atende 21 municípios do sertão, contabilizando 1500 produtores. Para esse desafio, apenas 1 gestor se desloca para a região e...é lógico que ele não é capaz de atender da mesma forma todo o território. Em especial, eu constatei que o gestor concentra sua força de trabalho no Alto Sertão, região mais afastada do litoral onde ficam localizados os municipios de Delmiro Gouveia e Piranhas. Outro ponto é a falta de uma sede no sertão, o que dificulta ainda mais o acompanhamento das ações do APL.
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Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Grau de instrução da população; Falta de associativismo; Implantação de infra-estrutura no sertão; Falta de controle sobre ações do APL; Outro ponto a ser observado é o grau de instrução da população atendido. O gestor do APL, por exemplo, mencionou que cursos que tem duração média 3 meses são executados em 10 meses. A falta de associativismo foi também percepção minha. Diante das inúmeras dificuldades que a população enfrenta é muito dificil trabalhar o associativismo na região, fato comprovado pelas poucas cooperativas que atuam de forma ativa em parceira com o APL. Outra questão que se coloca é a dificuldade de implantação e, sobretudo, gestão de infra-estrutura voltada para o APL. Por exemplo, pude constatar que o APL apoia por meio de uma ação a construção de 15 centros de recepção de ovinos e caprinos, contudo, observei que existe 1 centro desses construído e sem utilização na cidade de Ouro Branco. Algumas perguntas como: quem será o responsável por gerir o negócio? São realizadas apenas depois da construção finalizada.
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Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Natucapri Como exemplo de transformação provocada pelo APL Ovinocaprinocultura, podemos citar a Natu capri. Trata-se de uma associação de produtoras de cosméticos a base de leite caprino da cidade de Maravilha. Dessa forma, elas conseguiram, com ajuda do APL, de se inserir de forma inovadora na cadeia produtiva vigente na região. A produção no ano passado da associação foi de 10 mil sabonetes.
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Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Compras Coletivas Outro ponto observado foi a forma encontrada no sertão para aumento do rebanho de ovinos e caprinos através de compras coletivas. Um grande fornecedor de rebanho recebe em sua propriedade pequenos produtores em sua propriedade e escolhem parte de seu rebanho. O banco financia a compra desses pequenos produtores, mas dá o dinheiro para o fornecedor, deixando os pequenos com o débito no banco. Isso acontece porque quando o dinheiro era dado para os pequenos proprietários, eles compravam outros bens como motos.
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Realidade x Diretrizes do SEBRAE/NA
Aumento da contrapartida na participação de cursos; Gestão Orientada para Resultados: Construção do projeto com público-alvo; Mensuração dos resultados finalísticos; Independência da estratégia do SEBRAE/AL ; Com base na minha experiencia em Alagoas, eu pode fazer um paralelo das diretrizes do SEBRAE/NA com a realidade da região. Nesse contexto pode-se citar o aumento da contrapartida dos empresários exigida pelo Sebrae Nacional. Será que isso não reduzirá a quantidade de empresa que poderiam acessar uma ferramenta SEBRAE? Como relação a Gestão Orientada para Resultados temos dois pontos a serem considerados: A construção de projetos que é indicada ser realizada com participação ativa do público-alvo muitas vezes não pode ser realizada por conta da falta de representatividade desse público por meio de governança. - Outro ponto observado foi a dificuldade de se mensurar os resultados finalísticos de um projeto. O público-alvo é muito volátil e a dificuldade de acesso a eles muitas vezes distorce a mensuração. Outro ponto que merece destaque é a independencia da estratégica do SEBRAE/AL com relação ao direcionamento estratégico. O SEBRAE/AL possui grande parceria com o governo do estado, o que pode muitas vezes influenciar nas ações da instituição. Por exemplo, é intençao do governo passar dos 13 apls existentes para 30. Será que o SEBRAE/AL possui estrutura para isso?
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Aprendizado e crescimento profissional
Melhoria da qualidade do trabalho no SEBRAE/NA de formulador de diretrizes e metodologias; Conhecimento da cultura de Alagoas: Compra de votos; Falta associativismo; Alegria da população; Com relação ao meu aprendizado no 3º rodízio posso mencionar que essa experiência vai elevar a qualidade do meu trabalho de formulador de diretrizes e metodologias aqui em Brasília. Por outro lado, é sempre importante conhecer uma nova realidade, uma nova cultura. Lá, eu pude observar que ainda existe a prática de compra de votos por parte de alguns municipios. Muitos prefeitos do sertão nem mesmo moram na cidade, preferindo a capital Maceio. Entretanto, também pude observar a alegria dos alagoanos e orgulho que eles tem de sua região.
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Será que as soluções do SEBRAE são suficientes para atender a população de Alagoas?
Diante de toda a realidade apresentada, uma questão se coloca para nossa reflexão: Será que o sebrae está preparado para atender a população de alagoas...onde o grau de instrução, as condições empresariais são dificeis e o trabalho com associativismo não é aceito por parte da população.
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André Feitoza de Mendonça
OBRIGADO! André Feitoza de Mendonça
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