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A Pragmática da Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "A Pragmática da Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 A Pragmática da Gestão do Conhecimento
Gustavo Toshiaki Fujita( ) Ricardo Gomes Azevedo( ) Bernardo Samu Brito( )

2 Onde começar Como começar Como evitar erros
“A grande finalidade do conhecimento não é conhecer, mas agir.” -Thomas Henry Huxley Onde começar Como começar Como evitar erros

3 Gestão do Conhecimento
Bom senso é fundamental Baseia-se em recursos existentes Ampliação dos recursos Baixo custo

4 Barato e Idéias fácil obtenção Implementação Custo alto e difícil obtenção

5 Início do gerenciamento do conhecimento
Realizar Divulgar Ao invés do tradicional: Divulgar (Muita Expectativa) Realizar (Pouca Expectativa) No gerenciamento de conhecimento prega-se:

6 Gestão do Conhecimento
Foco : Problemas cruciais para empresa, mas se estes forem muito grandes ou difíceis de resolver, ataque-os por partes Soluções se tornarão mais óbvias

7 Começando pela Tecnologia
Iniciar uma organização pela tecnologia Tecnologia é fundamental para sustentar

8 Andersen Consulting Utilização da plataforma Lotus Notes com sistema Knowledge Exchange e aplicativos como ferramentas Office da Microsoft

9 Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas
Compartilhamento das melhores práticas Texas instruments 1994 – Jerry Junkins Esforços iniciais – aumento na capacidade Escritório de melhores práticas Sistema de cartões – “encontrar quem sabe” Prêmio anual “Não Foi inventado aqui, mas fui eu que consegui” – 1 bilhao de dolares

10 Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas
Apesar do sucesso é limitante Clientes Produtos Área técnica Armazenagem do conhecimento tácito

11 Começando pelo Aprendizado Organizacional
Métodos: Pensar na organização como um sistema Construir e facilitar comunidades de aprendizado e prática Concentrar-se em desenvolvimento pessoal Criar estruturas orgnizacionais menos hierárquicas Planejar o uso de cenários Poucas iniciativas (Coca Cola) É importante, porém insuficiente

12 Começando pelo processo decisório
Pouco adotado “Se o conhecimento não melhora o processo decisório, porque geri-lo?” Conhecimento Decisões esp. O custo do conhecimento se equivale ao custo da estupidez.

13 Começando pelo processo decisório
Exército dos EUA “Revisão das ações” (AAR) – aprender pela experiência Separar AAR dos processos de aval. Carreira GM Entrevistando gerentes Sem problemas políticos

14 Começando pela contabilidade
Contabilidade é um reflexo do ativo intelectual Skandia – Leif Edisson Reunir esforços com outras empresas Área não recomendada como ponto de partida.

15 Ciladas da Gestão do Conhecimento
BOM SENSO X CILADAS -Expressões Perigosas:

16 “Se construirmos...” IDÉIA: construir um SI para armazenar e distribuir conhecimento. CILADA: foco excessivo na tecnologia. “Quando as empresas tiram os olhos do conhecimento, elas caem na tecnologia porque ela é mais fácil de comprar, implementar, mensurar.”

17 “Vamos colocar o Manual do Funcionário On-Line!”
IDÉIA: usar a intranet para divulgar informações não pertinentes à área do conhecimento. CILADA: perder força no veículo de comunicação. “Usemos as tecnologias que deflagaram a ascenção da gestão do conhecimento para armazenar e disseminar conhecimento que tenha valor agregado, seja recheado de insight e induza à sabedoria”

18 “Ninguém ousa chama-lo de Conhecimento”
IDÉIA: receio de usar a palavra conhecimento. CILADA: perda do valor do conhecimento. - é necessário reconhecer a idéia maior por traz da gestão do conhecimnto: Aquilo que as pessoas sabem e podem aprender é mais valioso que qualquer outro recurso empresarial.”

19 “Todos são Gerentes do Conhecimento”
IDÉIA: limitar investimentos na infra-estrutura, já que deveria ser o trabalho de todos criar, compartilhar e usar o conhecimento. CILADA: “A gestão do conhecimento não terá sucesso se não houver trabalhadores e gerente cujo principal trabalho envolva extrair e editar o conhecimento daqueles que o têm, facilitar redes do conhecimentoe implantar e gerir infra-estruturas de tecnologia do conhecimento.”

20 “Acesso Restrito” IDÉIA: foco em criar melhor acesso ao conhecimento.
CILADA: “Melhor acesso não aumenta a chance das fontes do conhecimento serem consultadas.” “O conhecimento está fortement associado à hierarquia.” “A gestão do conhecimento é um empreendimento altamente político.” “A questão de dar acesso deve ser tratada com extrema cautela.”

21 Considerações Finais GESTÃO DO CONHECIMENTO
-Bom Senso e fundamentos gerenciais. “Uma tensão saudável entre conhecimento e ação é a chave do sucesso organizacional.”


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