A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

2 INTRODUÇÃO TEMPESTADE DE IDEIAS O QUE É CURRÍCULO?
QUAL SUA FUNÇÃO NA ESCOLA? QUAIS FORMAS PODE SER ORGANIZADO? PARA COMPREENDER A PROPOSIÇÃO CURRICULAR DE PBH RESPONDEREMOS A ESSAS PERGUNTAS.

3 PRESSUPOSTO CENTRAL DO CURRÍCULO DE BELO HORIZONTE
EDUCAÇÃO PARA TODOS E EDUCAÇÃO RESPONSABILIDADE DE TODOS

4 PARA PBH O CURRÍCULO é um documento
resultado de lutas ideológicas por reconhecimento, seja das áreas do conhecimento, seja dos grupos étnicos, seja das classes sociais, seja dos grupos religiosos, seja dos demais grupos presentes na sociedade; que expressa concepções políticas, culturais e pedagógicas; histórico temporal que não pode ser compreendido sem análise contextual de seu processo de construção e de implementação; central para a democratização do ensino no município de Belo Horizonte.

5 O CURRÍCULO NAS ESCOLAS DA PBH TEM COMO FUNÇÕES:
organizar as práticas pedagógicas. definir as capacidades e as habilidades a serem aprendidas em cada etapa da escolarização. nortear as avaliações sistêmicas para do controle da qualidade de ensino. expressar as finalidades e intenções educativas do Sistema Municipal de Educação de BH. orientar o trabalho dos professores quanto a seleção de temas e conteúdos a ser ensinado em cada etapa da escolarização.

6 ANTECEDENTES HISTÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE PBH
Programa Escola Plural (1994 a 2009). Princípio de que TODO SER HUMANO É CAPAZ DE APRENDER. Estrutura em Ciclos de Formação Humana. 1º Ciclo (Infância) 2º Ciclo (Pré-adolescência) 3º Ciclo (Adolescência)

7 Valorização e reorganização do trabalho docente.
Consideração às fases do desenvolvimento. Mudança curricular da organização do Currículo por conteúdos e objetivos para o currículo por capacidades e habilidades. Adoção de práticas democráticas na relação professor-aluno-comunidade.

8 O CURRÍCULO DE PBH É ORGANIZADO POR
Capacidades e habilidades, contemplando: CONHECIMENTOS ESCOLARES CONHECIMENTOS DISCIPLINARES VALORES E ATITUDES

9 “ A cultura comum que compõe essas Proposições Curriculares pressupõe conhecimentos socialmente construídos, parte de uma herança social e cultural, a que todo educando tem direito para que compreenda-se, compreenda o contexto histórico, político, econômico, social, cultural das diversas sociedades em seus tempos e espaços, exercendo a plena cidadania.” (PBH, caderno introdutório)

10 SINTETIZANDO O currículo de PBH é constituído com base na Teoria Crítica de Currículos, mais especificamente na Pedagogia Crítico-social dos conteúdos em Saviani e Libâneo.

11 CONCEITOS FUNDANTES DO CURRÍCULO DE PBH
Intenções educativas Autonomia; Participação na vida social e interação ativa e crítica; Tratamento da informação e a expressão por meio das múltiplas linguagens e tecnologias.

12 Capacidades e habilidades
são meios para alcançar as intenções educativas os atos motores - segurar; correr; pegar; escrever; cortar... as operações mentais - simples e complexas – enumerar, ordenar, identificar, localizar, distinguir, selecionar, sintetizar, comparar...

13 Capacidades e habilidades
As atitudes que favorecem a autonomia - organizar-se e organizar seus pertences; desenvolver interesse em aprender e expor seus conhecimentos; emitir opiniões com clareza e segurança; trabalhar coletivamente. Os valores - conhecer a si mesmo; conhecer o outro; criar condições para uma convivência fraterna; cumprir regras e combinados; ser solidário e tolerante.

14 As capacidades e habilidades expressam os conhecimentos escolares, conhecimentos disciplinares, atitudes e valores CONCEITUAIS SABER-CONHECER ATITUDINAIS SABER-SER SABER-CONVIVER PROCEDIMENTAIS SABER-FAZER

15 “MEMORIZAR OS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES NÃO SIGNIFICA TER CONHECIMENTO , POIS O CONHECIMENTO DEPENDE DA CAPACIDADE DE RELACIONAR, INTERPRETAR, CALCULAR, ASSOCIAR, ANALISAR... O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR DEIXA DE TER COMO OBJETIVO APENAS O ACÚMULO DE INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA, CONFLUINDO EM CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIA PARA ATINGIR FORMAS DE PENSAR E ENCAMINHAR SOLUÇÕES, DIANTE DE PROBLEMAS E QUESTÕES COLOCADAS POR CADA UM E PELA SOCIEDADE”. (PBH. Caderno Introdutório)

16 O desenvolvimento das capacidades e habilidades ocorrerá dentro da seguinte lógica
I – introduzir R- retomar T – trabalhar C- consolidar


Carregar ppt "PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google