A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade"— Transcrição da apresentação:

1 Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Implementação do Novo Programa de Português Competências da oralidade Compreensão oral Expressão oral

2 Aprender a falar = Aprender a pensar
Compreensão e Expressão oral Breve introdução A oralidade não fazia parte dos planos de estudo até aos anos 60. Aprender a falar = Aprender a pensar A língua como representação e não como comunicação

3 Momentos de estruturação
Começou a dar-se mais importância ao oral, tendo em atenção as seguintes metodologias de ensino: Momentos de liberdade Momentos de estruturação

4 Não basta saber falar para aprender a comunicar…
Os novos programas actualmente reclamam a necessidade de trabalhar o oral em contextos variados: Os alunos devem tomar a palavra de modo a adquirirem competências comunicativas. …é preciso comunicar e ao mesmo tempo reflectir e analisar a comunicação. Não basta saber falar para aprender a comunicar…

5 Compreensão e Expressão oral
Definição de conceitos Compreensão oral

6 Compreensão e Expressão oral
A compreensão do oral não é mais do que “a capacidade para atribuir significado a discursos orais em diferentes variedades do português”.

7 Compreensão e Expressão oral
ESCUTAR Quando escutamos, prestamos atenção às palavras, isto é, ao conteúdo da mensagem. Também, prestamos atenção ao sentindo que se encontra adjacente às palavras: - o tom de voz e a linguagem corporal. Escutar é então: ► possibilitar uma boa recepção da informação; ► Interpretar o discurso oral; ► Compreender a mensagem.

8 Na compreensão do oral há que ter em conta:
Os Procedimentos - constituem as diversas estratégias comunicativas que utilizamos para decifrar mensagens orais. Reconhecer -Seleccionar -Interpretar -Inferir -Antecipar -Reter

9 Compreensão e Expressão oral
Os Conceitos - são os mesmos que em outras competências, ou seja: o sistema da língua, regras gramaticais e textuais que veiculam o discurso. Adequação -Coerência -Coesão -Gramática -Apresentação -Estilística

10 Compreensão e Expressão oral
As Atitudes - apontam para valores, opiniões subjacentes a normas de comportamento que se relacionam com o acto de escutar. Cultura oral -Eu, receptor -Diálogos e conversas -Debates

11 Compreensão e Expressão oral
Definição de conceitos Expressão oral

12 Compreensão e Expressão oral
A expressão oral é “a capacidade para produzir sequências fónicas dotadas de significado e conformes à gramática da língua. Esta competência implica a mobilização de saberes linguísticos e sociais e pressupõe uma atitude cooperativa na interacção comunicativa, bem como o conhecimento dos papéis desempenhados pelos falantes em cada tipo de situação.” (pág. 16)

13 Compreensão e Expressão oral
Representação dos princípios e pressupostos do Programa nas competências do oral

14 Princípio da progressão (articulação horizontal)
Compreensão e Expressão oral Expressão oral Princípio da progressão (articulação horizontal) Articular correctamente as palavras Apropriar-se de padrões de acentuação e ritmos Usar princípios de cortesia e formas de tratamento adequados Participar em actividades orientadas de expressão oral, respeitando regras e papéis específicos.

15 Opções metodológicas inerentes ao novo Programa
Compreensão e Expressão oral Opções metodológicas inerentes ao novo Programa “O português oral, na sala de aula, (deve ser) entendido não só como língua de trabalho, mas como um domínio rigorosamente programado de conteúdos.” (pág. 109) O trabalho na sala de aula deve promover um desenvolvimento de todas as competências, o que significa que as “actividades planificadas com o objectivo de desenvolver uma competência específica devem coexistir com actividades onde as diferentes competências são trabalhadas de forma íntegra.” (pág. 68).

16 Variedade de discursos e de textos orais e multimodais
“(…) há que proporcionar aos alunos oportunidades de utilização da linguagem oral (…) em experiências de aprendizagem e projectos cada vez mais alargados e exigentes (…).” (pág. 113) Variedade de discursos e de textos orais e multimodais Recurso das TIC


Carregar ppt "Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google