A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subjetividade e Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subjetividade e Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Subjetividade e Trabalho
Motivação, Ética e Satisfação em Relação à Vida Profissional Thomas Lima Vinicius Pasqualin

2 A RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E TRABALHO REMETE À ANÁLISE DA MANEIRA COMO OS SUJEITOS VIVENCIAM E DÃO SENTIDO ÀS SUAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO.

3 Subjetividade e Trabalho: DOIS GRANDES PROBLEMAS DESTA RELAÇÃO
DEFINIÇÃO DE SUBJETIVIDADE 2. COMPREENSÃO DE UMA RELAÇÃO QUE ESTÁ EM PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO.

4 Subjetividade Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade. Estes sujeitos desempenham papéis diferentes de acordo com o ambiente e a situação em que se encontram.

5 Fazer com que cada vez tenha um sentido novo.
Nossas interações de mundo e de sujeitos nos possibilitam receber sentidos. Fazer com que cada vez tenha um sentido novo.

6 O que é a ? Valorização de si perante os outros e o entendimento das ações pessoais como positivas e importantes. Parte de acreditar firmemente que somos agentes de mudanças e capazes de sermos amados e respeitados.

7 O Que Dificulta a Autoestima?
Clima de hostilidade advindo de fatores complexos no campo social: Violência (Visível ou Invisível) Falta de motivação dos colegas, (público atendido, alunos, etc.) Falta de uma Gestão Democrática Falta de espaço de troca de experiências Entre outros...

8 Quais as consequências?
Comportamentos de repetição As mesmas estratégias e posturas congeladas, pois tem-se a ideia que nada adiantará. “A repetição é o oposto da vida.” Repetir por anos as mesmas coisas destrói a vida psíquica e faz com que não seja possível confiarmos em nós mesmos.

9 ENFIM, A AUTOESTIMA: Está associada a estarmos a altura daquilo que nos ocorre. A amarmos a própria vida com tudo o que ela tem. Amarmos, portanto, o cotidiano de nosso trabalho, de nossa família. Amarmos o nosso corpo e os dramas e desafios que integram nossa realidade.

10 Violência A violência produz uma diminuição da autoestima, o que faz a pessoa sentir-se como se não pudesse ser capaz de lidar com os desafios cotidianos. A violência social que atinge em especial os professores e interfere no trabalho dos mesmos, causando um estresse, uma angústia tão grande que pode criar resistências, e pode inclusive, levar ao adoecimento.

11 Todo o Trabalho e Todo o Jogo.
VÍDEO: All Work And All Play Todo o Trabalho e Todo o Jogo. Mais importante que ter um emprego, é ter um propósito. “Amar o seu trabalho vai lhe colocar em movimento”

12 QUESTÕES: Por que aos poucos perdemos a motivação em nosso trabalho? O que é a satisfação no trabalho? O que é ética no trabalho?

13 A Importância de ter Atitude para Ousar
Descobrir-se agentes de mudança. Criar o novo, promover a mudança . Extinguir comportamentos de repetição. Diminuir as resistências. Fazer a diferença. Lidar com os desafios. Promover autoestima. Fazer com que as coisas tenham sentido Ir em busca de sua satisfação e realização Desenvolver o comprometimento e a ética no trabalho

14 Satisfação advém do comprometimento.
“A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa.” CLOTET, Joaquim

15 Professor Enquanto caminha em sua própria construção identitária, com sua marca inegável de subjetividade, (sic) o professor é um agente de desenvolvimento ao serviço das pessoas e da organização, sendo (ou tornando-se) capaz de (re)inventar soluções na complexidade e singularidade de seu cotidiano profissional. CARVALHO, Delly

16 "O trabalho não justifica a existência
"O trabalho não justifica a existência. A gente trabalha para existir e vice-versa.” John Lennon OBRIGADO! Thomas Lima: (51) Vinicius Pasqualin:


Carregar ppt "Subjetividade e Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google