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Eisenstein x Bazin Formalismo x realismo.

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Apresentação em tema: "Eisenstein x Bazin Formalismo x realismo."— Transcrição da apresentação:

1 Eisenstein x Bazin Formalismo x realismo

2 O que é o formalismo? Eisenstein x Bazin 2 esquemas de pensamento

3 Formalismo Victor Shklovsky, um dos mais proeminentes formalistas russos e amigo e biografo de Eisenstein, resume essas idéias com perfeição: A arte existe para que se recupere a sensação de vida; existe para fazer com que as coisas sejam sentidas, para fazer a pedra pedrar. 0 objetivo da arte é transmitir a sensação das coisas tal como e1as são percebidas, e não como elas são conhecidas. A técnica da arte e fazer objetos "não - familiares" tomarem formas difíceis, aumentar a dificuldade e a extensão da percepção, pois o processo da percepção é um fim estético em si mesmo e deve ser prolongado. A arte é um modo de experimentar a plenitude artística de um objeto; 0 objeto em si não é importante.'

4 Eisenstein – bases do pensamento
Revolução Russa (materialismo histórico dialético) – história e realidade / conceitos/ desocultação / verdade. Pavlov (Psicologia social / Neurologia – comportamento / estímulo / condicionamento) Aldous Huxley – Admirável Mundo Novo (1932) Reflexos estéticos / estética do choque / descondicionamento da experiência através da arte

5 Formas de pensamento Meyerhold – método para juntar ciência e arte / opunha-se a Gorki e Stanislavski - modelo dominante do realismo socialista. Corpo como máquina que reage a estímulos William James (teoria das emoções) / o urso de William Montagem de atrações / método da tipagem (atores não profissionais)

6 Dialética Segundo a dialética a realidade não é dada de modo imediato e empírico, sendo necessário progredir para o nível dos conceitos. A natureza não se mostra na observação simples. Por exemplo, a teoria atômica implica uma construção intelectual. Do mesmo modo, as leis da história não estão à vista, é necessário um trabalho de análise para descobrir o segredo da evolução histórica. Para Eisenstein o cinema participa nesse trabalho de desocultação da realidade e por isso ele não se interessa pelo realismo, mas antes pelo verdadeiro materialismo.

7 O Urso de William James (1842/1910
Dessa forma, o fato de sentirmos medo ao vermos um urso não se deve propriamente à presença do urso, mas sim porque o urso foi capaz de ativar uma série de reações fisiológicas e motoras. Em essência este mecanismo é simples: ao vermos o urso de James, corremos. Durante a fuga nosso corpo sofre uma enorme tempestade de mudanças: aumento da pressão sanguínea, maior velocidade dos batimentos cardíacos, as pupilas se dilatam etc. Outras situações irão provocar diferentes reações corporais. Tais reações retornam ao cérebro, em forma de feedback, e serão processadas, provocando a experiência emocional correspondente. 

8 Influências Montagem de Griffith – efeitos expressivos através da relação entre planos, ângulos, continuidade narrativa) Influência de Griffith (Eisenstein) texto sobre Griffith e Dickens

9 Griffith e a montagem Griffith vai conceber três tipos de montagem:
1) Na montagem alternada paralela temos duas partes que se sucedem segundo um ritmo. 2) Na inserção do grande plano há uma interação entre o todo e a parte (por exemplo, mostrar a perspectiva de um soldado na batalha). 3)Na montagem concorrente ou convergente há uma alternância de duas ações que vão convergir no final. 

10 Primeiras concepções de montagem - Eisenstein
Para Eisenstein o cinema é essencialmente fragmento e montagem. O objetivo principal do cinema é agir sobre a mente dos espectadores de modo a levá-los a reconhecer a realidade do seu papel na realidade sócio-histórica, (manipulação da mente do espectador) Conscientização através da emoção (processo catártico) /subjetividade do espectador Fragmento decomposto em vários “tons”dentro do plano: luminosidade, composição, cor, ritmo, contraste, duração. Relação de conflito entre fragmento e parâmetros de escolha,


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