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Transporte Urbano Transporte sustentável

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Apresentação em tema: "Transporte Urbano Transporte sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Urbano Transporte sustentável
Relação comprovada entre transporte urbano e desenvolvimento econômico Sem um desenvolvimento planejado do sistema de transportes, uma economia vai sofrer consideravelmente Em muitos países em desenvolvimento, a infra-estrutura inadequada de transporte reduziu o crescimento econômico V - TRANSPORTE URBANO

2 Transporte Urbano Transporte sustentável
ENFOQUE TRADICIONAL Mais infra-estrutura para automóveis Mais espaço para veículos motorizados Congestionamentos: Horas de trabalho que se gastam no tráfego (afetam PIB) Dano ambiental considerável Menor atratividade da cidade V - TRANSPORTE URBANO

3 Transporte Urbano Transporte sustentável
PRIORIDADES Ambiental Pessoas, crianças, idosos Transporte não motorizado e transporte público INSTRUMENTOS ECONÔMICOS Incentivos de impostos Sobretaxa da gasolina Pedágios urbanos V - TRANSPORTE URBANO

4 Transporte Urbano Transporte sustentável
Consumidores têm alternativas viáveis de escolha de transporte Mistura de estabelecimentos residenciais, comerciais, serviço e institucionais Cidades mais compactas - menor uso de terras agrícolas V - TRANSPORTE URBANO

5 Transporte Urbano Transporte sustentável
V - TRANSPORTE URBANO

6 Seattle Não obstante enormes autopistas, em Atlanta os engarrafamentos pioram a cada ano. V - TRANSPORTE URBANO 6

7 Más infraestructura vial trae más embotellamientos
Resolver los embotellamientos de tráfico con más autopistas es como tratar de apagar un fuego con gasolina V - TRANSPORTE URBANO

8 Transporte Urbano Transporte sustentável
ATRAI EXPULSA Medidas: construção de ciclovias, plataformas mais amplas, vias exclusivas para ônibus, redistribuição de fases de semáforos a favor do transporte público e meios não motorizados V - TRANSPORTE URBANO

9 Transporte Urbano Transporte sustentável
“Salvemos as baleias” – não é necessário um compromisso Tabaco – não usuários são aliados - Os que não têm carro querem o carro V - TRANSPORTE URBANO

10 Transporte Urbano Transporte sustentável
BURGOS - ESPANHÃ V - TRANSPORTE URBANO

11 Transporte Urbano Transporte sustentável
CONSUMO DE ENERGIA Em kJ por passageiro-quilômetro V - TRANSPORTE URBANO

12 Transporte Urbano Transporte sustentável
Situação ideal: As pessoas moram próximas ao local de trabalho, de estudo e de lazer As não contempladas nesse perfil se deslocam de metrô, trem, ônibus, motocicleta, bicicleta ou a pé. E assim o fazem porque esses meios garantem pontualidade, conforto, segurança e economia V - TRANSPORTE URBANO

13 Transporte Urbano Transporte sustentável
Situação ideal: As pessoas com deficiências têm garantidas as condições de acesso e de mobilidade em toda a cidade Os indicadores de segurança no trânsito são elevados (respeito mútuo entre os usuários e poder público rigoroso na fiscalização) V - TRANSPORTE URBANO

14 Transporte Urbano Transporte sustentável
V - TRANSPORTE URBANO

15 Transporte Urbano Transporte sustentável
V - TRANSPORTE URBANO

16 Transporte Urbano Transporte sustentável
V - TRANSPORTE URBANO

17 Transporte Urbano Transporte sustentável
V - TRANSPORTE URBANO

18 Transporte urbano Brasil
Altos níveis per capita de uso do automóvel Padrão de uso do solo orientado pelo automóvel Reduzidas alternativas de transporte Cultura do automóvel, drenando muitos recursos para o atendimento de suas necessidades V - TRANSPORTE URBANO

19 Transporte urbano Brasil
Paradoxo: poder público incentiva fabricação de automóveis Congestionamentos Expandir a capacidade viária é ineficaz e improdutivo Redução na velocidade dos ônibus urbanos com aumento dos seus custos operacionais (16% no caso da cidade de São Paulo e 10% no Rio de Janeiro) V - TRANSPORTE URBANO

20 Transporte urbano Brasil
Dados de Mobilidade Viagens Percentual (milhões/ano) Não-Motorizado A Pé 19.667 38,9% Bicicleta 1.363 2,7% Subtotal 21.030 37,1% Coletivo Ônibus Municipal 11.283 24,2% Ônibus Metropolitano 2.047 4,4% Metroferroviário 1.501 3,1% 14.831 31,8% Individual Automóvel 13.762 28,9% Motocicleta 995 2,1% 14.757 31,1% Total 50.618 100,0% Fonte: ANTP, Municípios com mais de 60 mil habitantes V - TRANSPORTE URBANO

21 Transporte urbano Brasil
V - TRANSPORTE URBANO

22 Transporte urbano Brasil
V - TRANSPORTE URBANO

23 TRANSPORTE PÚBLICO URBANO
REGIME OPERACIONAL Muitas acelerações e frenagens por unidade de tempo; Muitas paradas por unidade de tempo (anda e para); Tempo parado na viagem – 20% a 40%; Baixa potência média requerida; Alto torque a baixa potência. V - TRANSPORTE URBANO

24 Transporte urbano Brasil
Os ônibus perderam 20 bilhões de passageiros entre 1992 e 2005 V - TRANSPORTE URBANO

25 Transporte urbano Brasil
Passageiros transportados por veículo/dia 631 35% 411 V - TRANSPORTE URBANO Fonte (Anuário NTU, 2009/2010)

26 Transporte urbano Brasil
Índice de passageiros por quilômetro 2,59 61% 1,60 V - TRANSPORTE URBANO Fonte (Anuário NTU, 2009/2010)

27 Transporte urbano Brasil
Calcule o IPK (índice de passageiros quilômetro) para um ônibus coletivo que percorre 22 km e transporta 122 passageiros. V - TRANSPORTE URBANO

28 Transporte urbano Brasil
PORTO ALEGRE V - TRANSPORTE URBANO

29 Transporte urbano Brasil
Os custos de combustível respondem por mais de 25% do custo do serviço Não há outro caminho para tornar os sistemas de transporte público sustentáveis a médio prazo do que o da redução dos custos e barateamento das tarifas, uma vez que os usuários já estão no seu limite de capacidade de pagamento V - TRANSPORTE URBANO

30 Transporte urbano Brasil
As gratuidades de passagens de ônibus são pagas pelos usuários 2008 – redução do IOF para motocicletas e redução do IPI da indústria automobilística Automóveis – responsáveis por 83% dos acidentes; 76% da poluição e sofrem apenas 38% dos congestionamentos dos quais são a maior causa, enquanto os que usam transporte público sofrem 62% V - TRANSPORTE URBANO

31 Transporte urbano Brasil
IMPACTO DAS GRATUIDADES NAS TARIFAS V - TRANSPORTE URBANO

32 Transporte urbano Brasil
Desde janeiro de 2004, estão valendo as regras de emissões estabelecidas pelo Conama IV, equivalentes às normas européias, para os veículos de transporte coletivo. Para atingir esses níveis com a tecnologia diesel é preciso utilizar dispositivos de controle eletrônicos, o que vem encarecer o preço final dos veículos V - TRANSPORTE URBANO

33 Transporte urbano Brasil
Moto táxis – veículos que podem atingir velocidades muito altas e, devido ao pequeno espaço ocupado, podem meter-se entre outros veículos (risco de acidentes) As estatísticas de mortes e acidentes em motocicletas são 5 vezes maiores A contaminação das motocicletas é tanto visual como aérea e auditiva V - TRANSPORTE URBANO

34 Transporte urbano Brasil
V - TRANSPORTE URBANO

35 Transporte urbano Brasil
Controle de trânsito - CTB em 1998 – Planejamento, operação e fiscalização âmbito municipal Porto Alegre – criação da EPTC em 1998 Resultado de 4 anos de existência da EPTC: Acidentes: - 5% Atropelamentos: - 25% Feridos: - 24% Mortes: - 46% V - TRANSPORTE URBANO


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