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DIREITO PENAL I
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ESCOLAS PENAIS Conceito: “o corpo orgânico de concepções contrapostas sobre a legitimidade do direito de punir, sobre a natureza dos delitos e o fim das ações”.
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Kant: pena imperativo categórico – retribuição ética.
ESCOLAS PENAIS Escola clássica Kant: pena imperativo categórico – retribuição ética. Hegel: pena retribuição jurídica – Crime negação do direito – pena negação do crime – reafirmação do direito.
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Surgimento – fim do século XIX
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Surgimento – fim do século XIX Momento histórico: acentuado desenvolvimento das ciências sociais (antropologia, psiquiatria, Psicologia, sociologia).
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Consequência – um estudo mais elaborado sobre o corpo social;
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Consequência – um estudo mais elaborado sobre o corpo social; Defesa do grupo social – ação do delinquente – prioridade: interesses sociais – interesses individuais.
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Perda do caráter retributivo da pena
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Perda do caráter retributivo da pena Fundamento: personalidade do réu, capacidade de adaptação e risco de perigo .
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Distanciamento da natureza e gravidade do delito.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Distanciamento da natureza e gravidade do delito. Tentativa de aplicabilidade no Direito dos métodos de observação e investigação usados em Biologia p. ex.
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Razões da existência da Escola Positiva:
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Razões da existência da Escola Positiva: Ausência de eficácia das concepções clássicas quanto à criminalidade. Perda do crédito em doutrinas espiritualistas Novas ideologias políticas – proteção exacerbada do Estado junto aos interesses individuais (sacrifício dos direitos coletivos).
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*antropológica) Cesare Lombroso, *sociológica) Enrico Ferri e;
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Principais fases: *antropológica) Cesare Lombroso, *sociológica) Enrico Ferri e; *fase jurídica) Rafael Garofalo.
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Principal influência Darwin; Fundador da Escola Positivista biológica,
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909) Principal influência Darwin; Fundador da Escola Positivista biológica, Idéia: existência de criminoso nato.
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Teoria fracassada – criação da antropologia criminal.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909) Crime como consequência de causas múltiplas (paixão, loucura, ocasião, ataque epilético). Teoria fracassada – criação da antropologia criminal.
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Principal finalidade: descobrir as causas do comportamento anti-social
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909) Principal finalidade: descobrir as causas do comportamento anti-social Análise em um grupo de soldados italianos – bons e maus.
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Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909)
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909) Características físicas – corpo coberto de tatuagens – imagens obscenas, dentição anormal, orelhas grandes, olhos defeituosos, irregularidade nos dedos e mamilos, etc.
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Características físicas – identificação do delinquente.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Cesare Lombroso (1835 – 1909) Características físicas – identificação do delinquente. Ausência de comprovação.
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Sistematização jurídica à Escola positiva.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Rafael Garofalo (1851 – 1934) Sistematização jurídica à Escola positiva. Princípios: periculosidade como fundamento da responsabilidade;
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Ceticismo quanto à reabilitação – favorável à pena de morte.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Rafael Garofalo (1851 – 1934) ... Prevenção como fim da pena, objetivos reabilitadores – segundo plano. Ceticismo quanto à reabilitação – favorável à pena de morte.
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Ceticismo quanto à reabilitação – favorável à pena de morte.
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Rafael Garofalo (1851 – 1934) ... prevenção como fim da pena, objetivos reabilitadores – segundo plano. Ceticismo quanto à reabilitação – favorável à pena de morte.
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Criminosos natos: pena de morte
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Rafael Garofalo (1851 – 1934) Criminosos natos: pena de morte Prevenção especial – ausência de preocupação com reabilitação do criminoso – objeto maior: incapacitação do delinquente.
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Inexistência do livre-arbítrio
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Enrico Ferri (1856 – 1929): Inexistência do livre-arbítrio Adesão às idéias de Garofalo (prevenção especial) e Lombroso (antropologia)
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Prioridade à defesa social
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Enrico Ferri (1856 – 1929): Prioridade à defesa social Maioria dos delinquentes passíveis de recuperação. Exceção: criminosos habituais.
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Escola Positiva Enrico Ferri (1856 – 1929):
ESCOLAS PENAIS Escola Positiva Enrico Ferri (1856 – 1929): Nascimento da criminologia, preocupação com o delinquente e a vítima, melhor individualização das penas, surgimento do conceito de periculosidade.
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Escola clássica e escola positiva: posições extremas e definidas
ESCOLAS PENAIS Terza scuola italiana Escola clássica e escola positiva: posições extremas e definidas Denominação: escola crítica. Homem determinado pelo motivo mais forte – quem se deixar levar pelo motivo mais forte é criminoso.
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Fim da pena: defesa social de cunho aflitivo.
ESCOLAS PENAIS Terza scuola italiana Fim da pena: defesa social de cunho aflitivo.
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Denominação: escola de política criminal.
ESCOLAS PENAIS Escola moderna alemã Denominação: escola de política criminal. Pena justa: pena necessária. Segundo plano: finalidade retributiva – finalidade preventiva.
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