A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE DISCIPLINA: ESTUDO DE CASOS PROF:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE DISCIPLINA: ESTUDO DE CASOS PROF:"— Transcrição da apresentação:

1 UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE DISCIPLINA: ESTUDO DE CASOS PROF: SÉRGIO F. MAYERLE OPERAÇÃO PORTUÁRIA VANINA MACOWSKI DURSKI SILVA FLORIANÓPOLIS, SETEMBRO DE 2.006

2 Artigo: Privatização de portos, eficiência e competitividade. Algumas evidências empíricas sobre o terminal portuário José Tongzon, Wu Heng O estudo investiga os determinantes (8 principais encontrados na literatura) da competitividade nos portos, mostrando resultados de que a privatização dos portos aumentam a eficiência de operação: velocidade de movimentação de contêineres e navios, seleção de armadores e companhias, a profundidade do canal de navegação, adaptabilidade às mudanças no mercado, acessibilidade ao transporte terrestre, diferenciação de produto/serviço. O estudo investiga os determinantes (8 principais encontrados na literatura) da competitividade nos portos, mostrando resultados de que a privatização dos portos aumentam a eficiência de operação: velocidade de movimentação de contêineres e navios, seleção de armadores e companhias, a profundidade do canal de navegação, adaptabilidade às mudanças no mercado, acessibilidade ao transporte terrestre, diferenciação de produto/serviço. No final do trabalho chegou-se à conclusão de que a privatização total do porto não é recomendável.

3 Artigo: Tecnologia de inteligência ambiental como suporte ao mercado de operações de navegação Maria A. Lambrou, Kay Endre... Este artigo trata do Desenvolvimento da Inteligência Marítima, apresentando as características do sistema de navegação europeu, tecnologias e um estudo de caso. Preocupa-se em implantar um sistema inteligente de gestão aos portos, principalmente para pequenos e médios operados, os quais são a maioria na Europa e, que administram de forma rudimentar seus navios, cargas, atracações, documentação, dimensionamento de equipamentos, etc. Apresenta alguns métodos de padronização de linguagem nos documentos porém pareceu-me muito superficial na apresentação dos mesmos. A idéia principal é implantar uma plataforma de informações. Apresenta alguns métodos de padronização de linguagem nos documentos porém pareceu-me muito superficial na apresentação dos mesmos. A idéia principal é implantar uma plataforma de informações.

4 Artigo: Problema de programação de recursos com restrição no contexto da operação de portos Luciano Lessa Lorenzoni, Hannu Ahonen, Arlindo Gomes de Alvarenga O objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta computacional para dar suporte ao processo de negociação entre navios e a administração portuária. Consiste em utilizar de maneira eficiente os recursos disponíveis no porto de modo a permitir o atendimento de cada navio conforme a ordem de chegada, sabendo que pode haver casos onde a chegada dos mesmos pode ser simultânea, gerando uma competição pelo uso dos recursos. A maior dificuldade neste tipo de problema é que as chegadas são desconhecidas mas para isso, utilizam-se de dois caminhos para propor boas soluções.

5 O primeiro caminho é calcular as datas/horários de chegadas dos navios, minimizando os custos do atendimento mais cedo e mais tarde. O segundo caminho simula computacionalmente as datas desconhecidas de chegadas, aleatoriamente. As simulações contribuem para analisar o impacto de incluir outros recursos no porto ou aumentar a taxa de produtividade. O artigo trata de planejar a melhor forma de se organizar o carregamento/descarregamento, considerando que o descarregamento pode ocorrer em um berço e o carregamento em outro berço; considerando disponibilidade de guindastes, tempo de manutenção de equipamentos. No final do estudo são dadas algumas respostas às perguntas sobre a viabilidade de construção de um novo berço ou a possibilidade de aumento de produtividade no porto. A formulação do problema é baseada num problema de programação.

6 Também foi sugerido que o operador portuário realizasse alterações na programação de viagens dos navios de modo a programar melhor a chegada do mesmo em um dado porto, a fim de diminuir o tempo de espera de atendimento.

7 Artigo: Preço ótimo para priorização de serviços e alocação de espaço em portos de contêineres José Holguín-Veras... O foco do artigo é a determinação do da alocação ótima de espaço e o preço ótimo para a priorização de serviços em portos. Identifica 4 operações portuárias principais: movimentação de contêineres com relação aos navios, movimentação do contêiner no navio e no pátio, sistema de estocagem de contêineres e interface com a movimentação terrestre (uso de código de barras, etiqueta eletrônica, etc).

8 Artigo: Objeto-orientado para a simulação de redes em terminais de operação de carga Reejo Mathew, James F. Leathrum Jr... O artigo apresenta um esquema de simulação PORTSIM (Port Simulation Model) que trata de uma rede com vários terminais de carga conectados entre si, da operação de um único terminal de carga operando individualmente, simulação de movimentação de 25.000 peças. Outros modelos com o TRANSCAP, ELIST, MIDAS, JFAST, são citados, sendo não-estocásticos, enquanto estudam as restrições da infra-estrutura de transporte em terminais de carga. Apresenta vários artigos na bibliografia, sobre modelos de simulação comercial em terminais de carga.

9 Artigo: Gestão da tecnologia de informação: o caso do porto de autoridade Cingapura J. E. Lee-Partridge... O porto de Cingapura usando tecnologia de informação se tornou de alta tecnologia e é o porto que mais negocia no mundo. Para isso empregou 4 chaves essenciais para a sua gestão: investimento em TI, alinhamento dos interesses do porto com a TI, mantendo uma infra-estrutura flexível com a TI e encorajando e incentivando a inovação e a criatividade. A competitividade nos portos vizinhos e a pressão por manter um alto padrão de atendimento, motivaram o porto a trabalhar duro e se tornar o melhor porto da Ásia. Nos últimos anos foram investidos centenas de milhões de dólares em IT, incluindo uma rede de computadores, a maior do país. A competitividade nos portos vizinhos e a pressão por manter um alto padrão de atendimento, motivaram o porto a trabalhar duro e se tornar o melhor porto da Ásia. Nos últimos anos foram investidos centenas de milhões de dólares em IT, incluindo uma rede de computadores, a maior do país.

10 Uma das divisões do organograma do porto é a de TI e ali foram desenvolvidos alguns sistemas, os quais auxiliam na gestão do porto: CITOS, BOXNET, POSTNET, FASTCONNECT. CITOS é usado para planejar e dirigir em tempo real, os contêineres, bem como os berços, pátio, equipamentos. BOXNET funciona como um EDI (troca eletrônica de dados). Com ele a ordem de entrega é realizada diretamente no sistema para que seja planejada a entrega do contêiner no porto. Pode ainda ser acompanhado o número de contêineres, navios, data de atracação, desatracação. O PORTNET funciona como um portal onde é possível manter a comunicação com o porto 24h/dia. O FASTCONNECT procura reduzir o tempo de espera entre as conexões. O uso de tecnologia wireless também contribuiu para o melhor funcionamento do porto.

11 A ferramenta CIMOS foi desenvolvida para lidar com o grande problema enfrentado no porto devido sua pequena área: o congestionamento. Com ele (CIMOS/GPS) é possível saber onde estão os navios e evitar que venham a colidir, sendo avisados de suas posições pelo rádio. Outra ferramenta implantada é o GAS, para reduzir o tempo de processamento dos contêineres nos caminhões nos portões de entrada. Quando o contêiner chega no portão, a chegada é registrada, o peso também em apenas 25 segundos. Outra inovação é o sistema FAST, implantado para agilizar a reserva de datas e impressão de documentos pelos usuários. Outra inovação é o sistema FAST, implantado para agilizar a reserva de datas e impressão de documentos pelos usuários.

12 Artigo: PORTSIM: modelagem sobre o nível de portos D. L. Howard... Aborda o PORTSIM, modelo de simulação portuária, um avanço do PORTSIM 4.3 e do CPORTS 1.4, descrevendo as áreas principais do modelo: áreas de operação do porto, processos do porto e recursos do porto. O PORTSIM integra embarque e desembarque enquanto os demais atuavam separadamente. O sistema teve início em 2.001 e em 2.003 foi entregue. São apresentados diagramas com as atividades/etapas realizadas no porto: trânsito no berço, alocação de contêiner no navio, impressão de documentação.

13 A interface é em Visual Basic onde é possível optar pelo módulo de embarque (PORTSIM 4.3) ou pelo de desembarque (CPORTS 1.4), selecionando um porto e um terminal, inserindo os dados. Apresenta gráficos de acompanhamento das cargas enquanto estão sendo carregadas.

14 Artigo: Alocação dinâmica de berço para o problema de porto de contêineres Akio Imai... Trata da atribuição dinâmica de berços em sistemas de berços públicos, utilizando Relaxação Lagrangeana. O objetivo é minimizar a soma do tempo de espera para a atribuição de um berço para cada navio mais o tempo de manuseio em cada berço. O proposto auxilia no planejamento de atribuição berço-navio. Possui bibliografia interessante.

15 Artigo: NBR5953-1980– Contêiner: Determinação da resistência ao empilhamento Prescreve o método para determinação da resistência de contêineres ao empilhamento de cinco outras unidades da mesma classe com massas brutas máximas.

16 Artigo: NBR5956- Contêiner: Determinação da resistência à tração e compressão longitudinal da base Decorre da determinação da resistência à tração e compressão longitudinal da base, devido à forças aplicadas aos dispositivos de cantos inferiores.

17 Artigo: Abordagens para o problema de carregamento de contêineres Reinaldo Morabito... Consiste em arranjar itens dentro de contêineres, de modo a otimizar a F.O, ou seja, o volume carregado. Responde às perguntas, tais como: como carregar todas caixas dentro dos contêineres tal que o volume total dos contêineres utilizados seja mínimo? Como carregar o máximo volume de caixas dentro dos contêineres disponíveis? Tais problemas são tratados como problema de corte e empacotamento tridimensional. Aborda procedimentos como carregar as caixas em camadas horizontais e em pilhas verticais, aplicação de técnicas de programação dinâmica, métodos de busca baseados na representação do espaço de soluções num grafo-e/ou. Tais problemas são tratados como problema de corte e empacotamento tridimensional. Aborda procedimentos como carregar as caixas em camadas horizontais e em pilhas verticais, aplicação de técnicas de programação dinâmica, métodos de busca baseados na representação do espaço de soluções num grafo-e/ou.


Carregar ppt "UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE DISCIPLINA: ESTUDO DE CASOS PROF:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google