A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

por quê / para quê / como ensinar história da arquitetura?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "por quê / para quê / como ensinar história da arquitetura?"— Transcrição da apresentação:

1 por quê / para quê / como ensinar história da arquitetura?
gabriel dorfman unb

2 o quê ensinar em história da arquitetura?
faltou: o quê ensinar em história da arquitetura?

3 Métodos e Conceitos no Ensino de História da Arquitetura Pós-Graduação da FAU-UnB
História da arquitetura e o projetar História da arquitetura e o mercado de trabalho História da arquitetura e a formação do arquiteto HISTÓRIA x História da arquitetura Historicismo Aspectos a incorporar em uma disciplina de história da arquitetura História da arquitetura x história da arte História da arquitetura x história da construção História da arquitetura x teoria da arquitetura 2. Métodos Sincronia x diacronia Biografias e cronologias Pequenas e grandes narrativas Descrição, análise e interpretação das obras Bibliografia disponível Meios modernos e tradicionais de ensino de história da arquitetura; papel do professor Memorização, descoberta e crítica Métodos de avaliação

4 1. CONCEITOS

5 LOGO, para saber "para que serve saber história da arquitetura?"
Conceitos, cont. PROJETAR é a essência do “SER ARQUITETO”; ser arquiteto é olhar o mundo com olhos de quem projeta. LOGO, para saber "para que serve saber história da arquitetura?" (se é que isso serve para alguma coisa), coloca-se a pergunta: saber história da arquitetura ajuda a (saber) projetar?

6 a tradição arquitetônica pode ser fonte de
Conceitos, cont. a tradição arquitetônica pode ser fonte de conhecimentos aplicáveis ao projeto, hoje em dia?

7 o quê buscar na tradição?
Conceitos, cont. se sim: o quê buscar na tradição? modelos e/ou princípios ?

8 e para quem não for exercer a profissão
Conceitos, cont. e para quem não for exercer a profissão fazendo projetos: saber história da arquitetura pode servir para alguma coisa?

9 Conceitos, cont. talvez, sim… ampliando a compreensão dos múltiplos aspectos da realidade, o que (deveria) ampliar as condições de intervenção na realidade.

10 pode(ria) servir para melhorar as condições de inserção no mundo?
Conceitos, cont. deixando de lado as questões práticas... saber história da arquitetura pode(ria) servir para melhorar as condições de inserção no mundo?

11 ajudando a constituir uma cultura(*) de arquiteto,
Conceitos, cont. talvez sim… ajudando a constituir uma cultura(*) de arquiteto, que lhe reforce a identidade profissional e o ajude a construir um sistema de referências uma visão de mundo. (*) !

12 (FERRATER MORA, J. Diccionário de Filosofia)
Conceitos, cont. visão de mundo… historicismo: “... sublinhar o importante papel desempenhado pelo caráter histórico (ou ‘historicidade’) do homem...” (FERRATER MORA, J. Diccionário de Filosofia) … a consciência de que tanto o que é material quanto o que é espiritual realizam-se NA e são condicionados PELA história.” (Lexikon der Architektur…)

13 em uma disciplina de história da arquitetura:
Conceitos, cont. aspectos a incorporar em uma disciplina de história da arquitetura:

14 técnicas construtivas formas de representação
cidades paisagens prédios interiores técnicas construtivas formas de representação desenvolvimento da profissão teoria

15 com que ponderação incorporar esses aspectos?
Conceitos, cont. a questão é: com que ponderação incorporar esses aspectos?

16 seja qual for o balanço escolhido:
Conceitos, cont. seja qual for o balanço escolhido: o ideal é que ele seja sempre o mesmo para as diferentes épocas / os diferentes contextos analisados / estudados.

17 limitadores das possibilidade de atingir-se este ideal:
Conceitos, cont. limitadores das possibilidade de atingir-se este ideal: 1. tempo 2. fontes disponíveis

18 quatro coisas são certas: história da arquitetura não é…
Conceitos, cont. quatro coisas são certas: história da arquitetura não é…

19 história da construção
história da arte história da construção história das cidades HISTÓRIA

20 2. métodos

21 pequenas ou grandes narrativas?
Métodos, cont. pequenas ou grandes narrativas?

22 Métodos, cont. GRANDES! “...pensar é esquecer diferenças, generalizar, fazer abstrações.” (Jorge Luiz Borges) “o historiador não está realmente interessado no singular, mas no que é geral dentro do singular.” (CARR, E. H. Que é história?)

23 a idéia é formar sistemas de referência
Métodos, cont. a idéia é formar sistemas de referência no espaço e no tempo.

24 Métodos, cont. espaço e tempo... dia- ou sincronias?

25 AMBAS! diacronias para ver evolução / encadeamentos,
Métodos, cont. AMBAS! diacronias para ver evolução / encadeamentos, sincronias para comparar (tipos e regiões).

26 Métodos, cont. biografias ou obras?

27 Métodos, cont. obras! “Os criados falam sobre pessoas, a nobreza discute coisas.” (provérbio vitoriano)

28 bibliografia disponível
Métodos, cont. bibliografia disponível FLETCHER, B. (A) History of architecture on the comparative method Londron, Athlone Press, 17th. Ed., 1961 (primeira edição: 1896) BOLTSHAUSER, J. História da arquitetura B. Horizonte, Escola de Arquitetura da UFMG, 1966 (5 volumes) ROTH, Leland M. Understanding architecture Harper-Collins Publishers, 1993 ROTH, Leland M. Entender la arquitectura Barcelona, Gustavo Gili, 1999

29 Métodos, cont. avaliação avaliação é...

30 - instrumento de coação (*)
- mal inevitável... - instrumento de coação (*) (*) JUR constrangimento, violência física ou moral imposta a alguém para que faça , deixe de fazer ou permita que se faça alguma coisa (HOUAISS)

31 meios de ensino de história da arquitetura
Métodos, cont. meios de ensino de história da arquitetura internet ensino à distância seminários maquetes... ou aulas expositivas?

32 - educador ou “facilitador”?
Métodos, cont. o papel do professor - sobrou algum? - educador ou “facilitador”?


Carregar ppt "por quê / para quê / como ensinar história da arquitetura?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google