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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.

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1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA

2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (eXtreme Programming) Pós-Graduação em Engenharia de Software

3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína O que é o XP? Metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Criar sistemas de melhor qualidade. Identificou o que tornava simples e o que dificultava o desenvolvimento de software.

4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Como fazer? Pequeno conjunto de valores e práticas A Programação Extrema é uma das metodologias ágeis mais conhecidas e utilizadas na atualidade. Desenvolvidas para: Equipes médias e pequenas (2 a 12 pessoas); Baseada em cinco valores, alguns princípios e várias práticas que ocorrem no decorrer das atividades;

5 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação CoragemFeedbackRespeitoSimplicidade

6 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Comunicação VS Para que um projeto seja um sucesso é necessário muita interação entre as equipes: programadores, clientes e treinador;

7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Coragem “A única constante em um projeto de software é a mudança” Alterar um código em produção sem causar bugs, com agilidade, exige muita coragem e responsabilidade;

8 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Feedback Quanto mais cedo descobrimos um problema, menos prejuízos ele pode causar As respostas às decisões tomadas devem ser rápidas e visíveis.

9 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Respeito Dá sustentação a todos os demais valores Todos têm a sua importância dentro da equipe e devem ser respeitados e valorizados.

10 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Simplicidade Apenas aquilo que é claramente necessário É um dos valores mais importantes. Normalmente o que o cliente quer é mais simples.

11 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Papéis

12 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Treinador (ou coach) Acompanhador (ou tracker) Cliente Papéis...

13 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programadores Foco central da metodologia, mas sem hierarquia.

14 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Treinador (coach) Pessoa com experiência no time, é responsável por lembrar aos outros das práticas e valores do XP.

15 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Acompanhador (tracker) Responsável por trazer informações que mostrem o andamento do projeto que ajudem a tomar decisões de implementação.

16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente O Cliente faz parte da equipe!!

17 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Práticas

18 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína TestesRefatoração Programação Pareada (em pares) Propriedade Coletiva Integração Contínua Semana de 40 horas Cliente junto aos desenvolvedores Padronização do código Práticas...

19 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Testes Desenvolvimento orientado a Testes Os testes garantem uma segurança para aplicação, eles informam se o código continua produzindo os mesmos resultados.

20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Refatoração Conjunto de técnicas para simplificar, melhorar o código!

21 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Programação em Pares Enquanto um programador digita, o outro observa, pensa em melhorias, alternativa.

22 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Propriedade Coletiva O código é de todos e ninguém precisa de permissão para modificá-lo Não pertence a um único programador.

23 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Integração Contínua Depois de testada, cada nova funcionalidade deve ser imediatamente sincronizada entre todos os desenvolvedores.

24 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Semana de 40 horas Trabalhar com qualidade Programação não rende se o programador não estiver descansado e disposto.

25 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Cliente junto O cliente não é alguém de fora e sim um membro da equipe.

26 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Padronizações Se o time seguir padrões pré-definidos de codificação, mais fácil será manter e entender o que já está feito, reforçando a comunicação.


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