A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação para Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação para Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação para Operações
Marketing Produção/ Operações Administração de Recursos Humanos Os Sistemas de Informação Empresarial referem-se ao uso de um SI para apoiar uma função empresarial especializada como essas mostradas na transparência. Os usuários finais nas organizações normalmente passam a ter contato com o SI por meio de sua área de especialização. As principais áreas funcionais para os sistemas de informação empresarial incluem: Produção/Operações. Isto envolve o uso de SI para auxiliar no processo de transformação de uma organização a fim de produzir produtos físicos para venda. (Planejamento de recursos de fabricação, sistemas de execução fabril e controles de processo). Marketing. Isto envolve o uso de SI para auxiliar na colocação e promoção de produtos e facilitar o retorno de clientes. (Marketing interativo, automação da força de vendas, propaganda e promoção e pesquisa de mercado). Administração de Recursos Humanos. Isto envolve o uso de SI para auxiliar no recrutamento, seleção, treinamento e progresso dos recursos de pessoal necessitados pela empresa para atender seus objetivos estratégicos. (Análise de remuneração, avaliação das qualificações do funcionário e previsão de contratação de pessoal). Contabilidade. Isto envolve o uso de SI para auxiliar no gerenciamento de débitos e créditos da organização e para atender obrigações tributárias e aproveitar oportunidades de encargos. (Processamento de pedidos, controle de estoque, contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e livro-razão geral). Finanças. Isto envolve o uso de SI para auxiliar na aquisição e administração de recursos de capital necessários para o funcionamento de uma organização. (Administração de caixa, administração de crédito, administração de investimentos, orçamentos de capital e previsão financeira). Contabilidade Finanças 3 3 3 3

2 Sistemas de Informação de Marketing
Interativo Sistemas de Informação de Marketing Automação da Força de Vendas Atendimento e Suporte ao Cliente O marketing diz respeito ao planejamento, promoção e venda de produtos existentes em mercados existentes e ao desenvolvimento de novos produtos e novos mercados para melhor atender clientes correntes e potenciais. Os sistemas de informação de marketing auxiliam comerciantes para que encontrem as necessidades de informação em cada uma das seguintes áreas: Marketing Interativo. Neste caso, o SI ajuda a planejar, monitorar e apoiar a capacidade de uma empresa de atrair e manter clientes que utilizarão a Internet e outras redes para se tornarem parceiros interativos na criação, aquisição e melhoria de produtos e serviços. Automação da Força de Vendas. Neste caso, o sistema de informação automatiza o registro e relatório da atividade de vendas pelos vendedores e as comunicações e apoio às vendas da administração de vendas. Administração de Vendas. Neste caso, o sistema de informação ajuda a planejar, monitorar e apoiar o desempenho de vendedores e vendas de produtos e serviços. Administração de Produto. Neste caso, o SI ajuda a planejar, monitorar e apoiar o desempenho de produtos, linhas de produtos e marcas. Propaganda e Promoção. Neste caso, os sistemas de informação ajudam na seleção de mídias e métodos promocionais e no controle e avaliação de resultados de propaganda e promoção. Previsão de Vendas. Um sistema de informação pode rapidamente produzir previsões de vendas a curto e longo prazo. Pesquisa de Mercado. As ferramentas de um sistema de informação podem auxiliar pesquisadores na coleta e análise de dados internos e externos sobre variantes, desenvolvimento e tendências de mercado. Administração de Marketing. Os sistemas de informação podem ajudar gerentes de marketing no desenvolvimento de estratégias e planos de marketing baseados em metas empresariais e dados de pesquisa de mercado e atividades de vendas e na monitoração e apoio às atividades gerais de marketing. Administração de Vendas Pesquisa e Previsão de Mercado Propaganda e Promoção Administração de Produto 4 4 4 4

3 Os Maiores Componentes do Marketing Direcionado para o Comércio Eletrônico na Rede
Comunidade Comportamento Online Aspectos Demográficos e Psicológicos Contexto Conteúdo O Marketing Direcionado se tornou uma importante ferramenta do desenvolvimento de estratégias de propaganda e promoção para os sites de comércio eletrônico de uma empresa. Esta Figura enfatiza que o marketing direcionado é um conceito de administração de propaganda e promoção que inclui cinco componentes-alvo: Comunidade: As empresas podem personalizar suas mensagens de propaganda na rede e seus métodos de promoção para atrair pessoas de comunidades específicas. Estas podem ser comunidades de interesse, tais como as comunidades virtuais online de entusiastas de esportes ou de artes e ofícios. Conteúdo: Propaganda na forma de cartazes eletrônicos ou banners pode ser veiculada em várias páginas do site na Internet, além da home page da empresa. Essas mensagens alcançam o público-alvo. Contexto: A propaganda figura apenas em páginas da Internet que são relevantes ao conteúdo de um produto ou serviço. Por isso, a propaganda é dirigida apenas a pessoas que já estejam procurando informações sobre um assunto relacionado aos produtos de uma empresa. Aspectos Demográficos e Psicológicos: Os esforços de marketing podem ser dirigidos apenas a tipos específicos ou classes de pessoas: por exemplo, solteiros, vinte e poucos anos, renda mediana, estudantes universitários. Comportamento Online: Os esforços de propaganda e promoção podem ser adaptados a cada visita individual a um site. Esta estratégia se baseia em arquivos “web cookie” gravados na unidade de disco do visitante a partir de visitas prévias. Os arquivos de cookies permitem à empresa acompanhar o comportamento online de uma pessoa em um site para que os esforços de marketing possam ser instantaneamente desenvolvidos e direcionados para esse indivíduo a cada uma de suas visitas ao site. 5 5 5

4 Sistemas de Informação Industrial
Engenharia Assistida por Computador Controle de Processo Produção/ Operações Manufatura Integrada por Computador Compra e Recebimento Os Sistemas de Informação Fabril apóiam a função de produção/operações, que inclui todas as atividades relativas ao planejamento e controle dos processos de produção de bens ou serviços. Fabricação Integrada por Computador: Uma diversidade de sistemas de informação fabril é utilizada para apoiar a fabricação integrada por computador. A CIM é um conceito global que enfatiza que os objetivos dos sistemas baseados em computador na fabricação devem servir para: simplificar, automatizar, integrar. Redes de Fabricação em Colaboração: Os processos de fabricação envolvem um processo de colaboração. Cada vez mais, isto envolve o uso da Internet, intranets, extranets e outras redes para conectar as estações de trabalho de engenheiros e outros especialistas com seus colegas em outros locais. Controle de Processo: É o uso de computadores para controlar um processo físico em curso. Os computadores controlam processos físicos em refinarias de petróleo, fábricas de cimento, fábricas de papel e celulose e assim sucessivamente. Controle de Máquinas: É o uso de um computador para controlar as ações de uma máquina. Este controle também é popularmente conhecido como controle numérico. O controle de máquinas-ferramentas nas fábricas é uma aplicação típica de controle numérico. Robótica: Robótica é a tecnologia de montar e utilizar máquinas (robôs) com inteligência de computador e faculdades físicas semelhantes às humanas controladas por computador (destreza, movimento, visão, etc.). Engenharia Auxiliada por Computador: A CAE é utilizada por engenheiros para simular, analisar e avaliar os modelos de desenhos de produto desenvolvidos utilizando métodos de CAD. Controle de Máquina Robótica Planejamento de Requisitos de Material 5 6 6 6

5 Sistemas de Informação de Administração de RH
Análise de Remuneração Manutenção do Cadastro de Pessoal Previsão de Contratação de Pessoal Informes aos Governos Avaliação das Qualificações do Funcionário Treinamento e Desenvolvimento Administração de Recursos Humanos A função de administração de recursos humanos (HRM) envolve o recrutamento, colocação, avaliação, remuneração e desenvolvimento dos funcionários de uma organização. A meta da HRM é o uso eficaz e eficiente dos recursos humanos de uma empresa. Dessa forma, os sistemas de informação de recursos humanos são projetados para apoiar: 1. O planejamento para atender as necessidades de pessoal da empresa. 2. O desenvolvimento de funcionários até o seu potencial pleno. 3. O controle de todas as políticas e programas de pessoal. Originalmente, as empresas utilizavam sistemas de informação baseados em computador para: 1. Produzir contracheques e relatórios de folha de pagamento. 2. Manter cadastro de pessoal 3. Analisar o uso de pessoal nas operações empresariais. Os professores devem enfatizar para os alunos que a Internet se tornou uma das principais forças para a mudança na HRM. 6 7 7 7

6 Sistemas de Informação Contábil
Processamento de Pedidos Folha de Pagamento Controle de Estoque Livros Contábeis Contas a Receber a Pagar Objetivos Comuns dos Sistemas de Informação Contábil Os Sistemas de Informação Contábil são os sistemas de informação mais antigos e generalizados utilizados nos negócios. Eles registram e relatam transações empresariais e outros eventos econômicos. Os sistemas contábeis operacionais enfatizam a manutenção de registros legais e históricos e a produção de demonstrativos financeiros. Os sistemas contábeis administrativos se concentram no planejamento e controle das operações empresariais. Seis objetivos comuns dos sistemas contábeis incluem: Processamento de Pedidos. Ou, processamento de pedidos de venda, é um importante sistema de processamento de transações que capta e processa pedidos de clientes e produz faturas para clientes e dados necessários para análise de vendas e controle de estoque. Controle de Estoque. Estes sistemas acompanham e monitoram níveis e mudanças no estoque. Podem ser programados para notificar os gerentes sobre a necessidade de uma decisão caso algum nível de entrada do estoque seja alcançado. Eles também podem ser equipados para gerenciar informações rotineiras de novos pedidos. Contas a Receber. Os sistemas de contas a receber mantêm registros de totais devidos por clientes a partir de dados gerados pelas compras e pagamentos dos clientes. Contas a Pagar. Os sistemas de contas a pagar mantêm registros de dados relativos a compras e pagamentos aos fornecedores. Folha de Pagamento. Os sistemas de folha de pagamento recebem e mantêm dados dos cartões de ponto de funcionários e outros registros de trabalho para produzir contracheques e outros documentos, como declarações de rendimento, relatórios de folha de pagamento e de análise da mão-de-obra. Livro-razão Geral. Os sistemas de livro-razão geral consolidam dados recebidos de contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e outros sistemas de informação contábil. 7 8 8 8

7 Sistemas de Informação Financeira
Administração de Caixa Análise de Desempenho Financeiro Finanças Administração de Crédito Previsão Financeira Os sistemas de informação financeira baseados no computador apóiam os gerentes financeiros nas decisões relativas: 1. Ao financiamento de uma empresa 2. À alocação e controle de recursos financeiros na empresa As principais categorias de sistemas de informação financeira incluem: Administração de caixa e investimentos, orçamentos de capital, previsão financeira e planejamento financeiro. Sistemas de Administração de Caixa: Coletam informações, em tempo real ou em uma base periódica, sobre todos os recebimentos e desembolsos de caixa de uma empresa. Orçamentos de Capital: Envolve a avaliação da rentabilidade e impacto financeiro de propostas de dispêndios de capital. As propostas de dispêndios de longo prazo para instalações e equipamentos podem ser analisadas mediante o uso de várias técnicas. Estas aplicações fazem uso intenso de modelos de planilha eletrônica que incorporam a análise do valor atual dos fluxos de caixa esperados e a análise de probabilidade de riscos para determinar a mistura ótima de projetos de capitalização para a empresa. Previsão e Planejamento Financeiros: NNormalmente utilizam planilhas eletrônicas e outros softwares de planejamento financeiro para avaliar o desempenho financeiro presente e projetado para uma empresa. Eles também ajudam a determinar as necessidades de financiamento de uma empresa e analisam métodos alternativos de financiamento do negócio. Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital 9 9 9


Carregar ppt "Sistemas de Informação para Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google