A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adolescência e Afectos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adolescência e Afectos"— Transcrição da apresentação:

1 Adolescência e Afectos
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro Educação Moral e Religiosa Católica Professor José António Ano lectivo 2010/2011 Adolescência e Afectos Trabalho realizado por: Adriana Silva Nº.1, Inês Teixeira Nº.8 e Vânia Lopes Nº.18

2 Introdução No âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, o professor propôs-nos a realização de um trabalho com o tema “Adolescência e Afectos”. Iremos falar da Adolescência a nível físico, social e afectivo, da consciência moral, de novos valores, de riscos e problemas, etc…

3 Adolescência A adolescência é um período muito importante na vida de todas as pessoas, pois é nela que cada um descobre a sua identidade e define a sua personalidade. A adolescência é também uma etapa com grades transformações, dúvidas, angústias e desafios.

4 Nível Físico A nível físico, há uma discórdia entre o que se é e o que se pensa ser. Às vezes ficamos desiludidos com o nossos corpo, dado que somos influenciados pela comunicação social com imagens de silhuetas e corpos perfeitos, que nos levam a pensar o porquê de não sermos assim.

5 Nível Afectivo A nível afectivo pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e de ser amado. Podem surgir dúvidas relativas à sexualidade.

6 Nível Social Nesta fase da adolescência há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo. Ele isola-se dos seus amigos e familiares, fugindo à realidade.

7 Construção da Identidade
As alterações da adolescência são vividas por todos os rapazes e raparigas. A adolescência é enfrentada com etapas de preparação para o futuro. O adolescente passará a ser adulto, mas antes terá de mostrar a sua coragem e sentido de responsabilidade.

8 Amor / Sexualidade A sexualidade é muito importante e contém várias coisas: Afecto; Comunicação; Companhia; Partilha; Reprodução; Amizade; Todas as pessoas viverão a sexualidade até ao fim da vida.

9 Riscos/ Problemas Nesta fase da vida, há alguns riscos e problemas. A maior parte dos adolescentes ficam dependentes do telemóvel, do computador e em alguns casos surgem doenças, como a anorexia, bulimia, etc…

10 Uso do telemóvel O uso do telemóvel é de facto um dos maiores vícios dos adolescentes. Fez-se um estudo numa escola acerca do uso do telemóvel e concluíram que: 93,3% dos pré-adolescentes têm telemóvel; 100% dos alunos do 10º ano possuem telemóvel. Os pré-adolescentes enviam, em média, 84 sms por semana; Os mais velhos enviam quase o triplo sms por semana.

11 Consciência Moral A consciência moral é a capacidade de julgar as situações a partir de critérios de valor fundados racionalmente. O adolescente já não evita um determinado comportamento porque os pais lhe dizem para o não fazer; evita-o porque vê nele um mal que prejudica os outros ou a si mesmo.

12 Bíblia / Amor O amor humano é a grande metáfora para falar de Deus, a referência ao amado e à amada reproduz a história da aliança entre Deus e o seu povo. Deus, por exemplo, exprime a relação que existe entre ele e o povo. O amor não é domínio, nem submissão, nem violência, nem brutalidade, nem realização meramente fisiológica mas é procura e encontro, entrega e doação da totalidade de ser humano.

13 Novos Valores É na Adolescência que se começa a saber aceitar e lidar com o corpo. O valor dos outros expressa-se em nós pela descoberta da amizade. É nos amigos que confiamos todas as nossas preocupações e sonhos.

14 Desejo / Namoro É na fase da adolescência que começam a compreender o sexo feminino e masculino. O namoro não é brincadeira mas sim é o momento em que duas pessoas gostam uma da outra.

15 Conclusão Com este trabalho enriquecemos os nossos conhecimentos sobre a Adolescência. Esperamos que este trabalho tenha sido útil e que tenham aprendido com ele.

16 Bibliografia Manual de ensino “Desafios 7”
op=view&fokey=ae.stories/9648


Carregar ppt "Adolescência e Afectos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google