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Seminários em Zootecnia
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Zootecnia Seminários em Zootecnia Prof. Jerri Zanusso
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Transferência de conhecimentos
Comunicação na educação. Educador, insubstituível no seu papel. Uso de mensagens e meios de comunicação “O despreparo docente subutiliza os recursos disponíveis. O uso de recursos audiovisuais requer conhecer a dinâmica e os mecanismos empregados para não causar equívocos”.
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Transferência de conhecimentos
AÇÃO (faz) DESEMPENHO (mostra como) COMPETÊNCIA (sabe como fazer) CONHECIMENTO (sabe) Prática Teoria
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Transferência de conhecimentos
Conteúdo Linguagem Estrutura Forma Ambiente Adequabilidade Exequibilidade
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Transferência de conhecimentos
O medo de falar em público Vencendo o medo
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Construindo a estrutura da apresentação
Definir o propósito (objetivo) Público-alvo (para quem) Identificar importância Reunir as informações (dados de suporte) Selecionar os recursos (meios) Preparar as mensagens (conteúdo) Executar
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Retenção da informação
Exercício difícil: imaginar-se na posição do ouvinte! Meios Tempo de retenção 3 horas 3 dias Oral 70% 10% Visual 72% 20% Oral + visual 85% 65%
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Selecionando os recursos audiovisuais
Varia conforme: Público Local Condições estruturais Projetor multimídia não pode ser uma “muleta”!
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Alguns equívocos...
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Alguns equívocos... Níveis de aminoácidos sulfurados Ao avaliar individualmente cada aminoácido, é interessante iniciar pela metionina, que é o primeiro aminoácido limitante na dieta de frangos de corte, cuja deficiência ou excesso podem prejudicar o desempenho das aves. Todavia, é normal expressaremos as necessidades dos animais como Aminoácidos Sulfurados, ou seja, os requerimentos de metionina e de cistina somados (Met+Cis). Com relação aos aminoácidos sulfurados, existe mais metionina que cistina numa dieta típica de frangos de corte. A metionina tem várias funções na fisiologia animal podendo se destacar a de ser componente essencial para a síntese protéica, como doador do grupo metil e como precursor da cisteína e cistina. Assim, quando a cisteína é deficiente e a metionina está em excesso, a metionina é convertida em cisteína. O processo catabólico remove o excesso de metionina, que pode ser tóxico, e garante o suprimento de cistina, evitando sua deficiência. A conversão de cisteína à metionina não ocorre, portanto, a cistina não supre as necessidades dietéticas de metionina. Por este motivo, além de se garantir um mínimo de aminoácidos sulfurados na dieta, é recomendado se manter um mínimo de metionina.
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Alguns equívocos...
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Alguns equívocos... A visualização do conteúdo é importante! O plano de fundo e contrastes não devem chamar mais atenção nem prejudicar a visualização do conteúdo!
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Alguns equívocos... A visualização do conteúdo é importante! O plano de fundo e contrastes não devem chamar mais atenção nem prejudicar a visualização do conteúdo!
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Palavras finais Aperfeiçoamento do palestrante
Requer dedicação, estudo e prática. Existe conceito ideal de professor? (conservador ou brincalhão/cômico). Lecionar é uma “arte”!
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