A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE “A aprendizagem docente em foco” Curitiba 20/02/2013 Políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente Denise Vaillant

2 Similaridades dos países bem-sucedidos em educação
1 No recrutamento 2 Na formação 3 No apoio dado ao trabalho dos professores Qualidade da educação

3 O trabalho dos docentes A carreira profissional docente
Duas perspectivas para discussão: O trabalho dos docentes A carreira profissional docente Qualidade da educação

4 Manejo dos recursos de ensino
Reuniões Manejo dos recursos de ensino Planejamento Preparação de portfolios avaliação docente Ensino na aula Preparação de projetos Trabalho docente Ajuda aos alunos com dificuldades na aprendizagem Interação com os pais Correção de tarefas Manejo de situações conflitivas Aprendizagem contínua

5 Desafios: uma profissão cada vez mais complexa com maiores demandas...

6 Mais responsabilidades….
Profissão? Animadora, educadora, atriz, professora, psicóloga, guia turística, acompanhante, tradutora, palestradora, lingüista, psiquiatra, designer, formadora, escritora, desenhista, gesticuladora e passeadora Tudo isso não cabe Pois então, coloque Professora que é a mesma coisa

7 Fatores fundamentais na carreira profissional docente
Valoração social Condições de trabalho Formação Avaliação A profissão docente

8 A profissão docente A profissionalização se constrói a partir de:
existência de condições de trabalho adequadas formação de qualidade avaliação que fortaleça os professores nas práticas de sala de aula

9 Contextos atuais O sistema de acompanhamento está normalmente baseado no antigo sistema, com um propósito mais burocrático do que técnico Los actuales modelos de gestión no se sustentan a menudo en sistemas de evaluación sistemáticos y objetivos. Además, el apoyo profesional que recibe el docente para su trabajo es generalmente escaso. El sistema de acompañamiento se basa, con frecuencia, en el antiguo esquema de inspección, cuyo propósito es mucho más burocrático que técnico. Hace falta un verdadero respaldo institucional que retroalimente los procesos de transformación, y ajuste el rol y las distintas tareas que deben afrontar tanto maestros como profesores en el ejercicio profesional.

10 Contextos atuais (2) É necessário um apoio institucional, retroalimentação e ajuste das tarefas que devem enfrentar os professores no exercício profissional Los mecanismos de evaluación de la tarea de maestros y profesores constituyen uno de los aspectos claves en la gestión de la docencia. El interés por la calidad de dichos dispositivos ha crecido enormemente en los años recientes, porque permiten monitorear y fortalecer el desarrollo profesional docente. En el pasado, la evaluación docente no era considerada una actividad demasiado relevante; quienes enseñaban se encontraban más allá de cualquier tipo de cuestionamiento.

11 Avaliação para ensino Rede de fatores Etapa 1 Profissionalização baixa
Etapa 2 Profissionalização média Etapa 3 Profissionalização plena Valorização social  Contexto profissional facilitador Formação de qualidade Avaliação para ensino

12 Como avançar? Em alguns casos, o que já existe pode ser corrigido a curto e médio prazo. Em outros, são necessárias transformações estruturais a longo prazo. Que políticas permitem hoje dispor de um número suficiente de docentes competentes, que permaneçam motivados e que tenham condições de trabalho adequadas durante toda a carreira profissional? 12

13 Diversidade nos programas Critérios para o desempenho profissional
Como são reconhecidos os docentes competentes? Diversidade nos programas Critérios para o desempenho profissional Sistemas nacionais de avaliação docente Mecanismos de certificação e avaliação docente Monitoramento

14 Similaridades na avaliação docente de alguns países
lógica do desenvolvimento profissional critério e padrões aplicados modalidades de promoção dentro da profissão docente etapas na carreira dos professores planos de desenvolvimento profissional apoio recebido pelo docente possíveis conseqüências Estados Unidos Austrália Canadá Chile Colômbia México

15 Como se avança? Padrões para o desempenho profissional e certificação
Compromisso profissional Preparação do ensino Criação de ambiente propício para a aprendizagem Ensino para a aprendizagem de todos os estudantes

16 Preparação do ensino Demonstrar conhecimento de conteúdos e pedagogia
Demonstrar conhecimento dos alunos Demonstrar conhecimento dos recursos Projetar ensino coerente Esboçar avaliações para os alunos

17 Criação de ambiente propício para a aprendizagem
Criar um ambiente de respeito e harmonia Estabelecer uma cultura para a aprendizagem Gestionar procedimentos de aula Estabelecer códigos de convivência Organizar o espaço físico

18 Ensino para a aprendizagem de todos os estudantes
Comunicação com os alunos Utilizar técnicas de troca e debate Comprometer os alunos na aprendizagem Utilizar avaliação no ensino Demonstrar flexibilidade e sensibilidade

19 Compromisso profissional
Refletir sobre o ensino Manter registros precisos Comunicação com as famílias Participar de uma comunidade profissional Crescer e desenvolver-se profissionalmente Demonstrar profissionalismo

20 1 2 3 Para que servem os padrões de desempenho profissional docente?
Desenvolvimento profissional 2 Desenvolvimento na carreira docente 3 Desenvolvimento da organização Qualidade da educação

21 Um sistema de certificação requer...
Construir um ambiente profissional que ofereça condições adequadas de trabalho ao docente e uma estrutura apropriada de remunerações e incentivos Desenvolver modalidades de promoção dentro da profissão docente que evitem o afastamento do professor da sala de aula

22 Para pensar …. Atrair os melhores candidatos para a docência.
Fortalecer o processo de certificação docente. Desenvolver um sistema de certificação voluntário

23 Denise Vaillant vaillant@ort.edu.uy www.denisevaillant.com
MUITO OBRIGADA Denise Vaillant 23


Carregar ppt "I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google