A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Manutenção industrial aplicadas em t.i

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Manutenção industrial aplicadas em t.i"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Manutenção industrial aplicadas em t.i

2 Termo “gestão” Gerir: ter gerência sobre, administrar, governar.
Gestar: elaborar, planejar. Gerenciar: dirigir ou administrar. Gestão: ato de gerir, administrar, dirigir. Gerente: quem dirige ou administra negócios ou serviços. Gestor: gerente, administrador.

3 Resumindo: ter à mão => estar disponível
Origem da palavra A palavra Manutenção advém do latim: Manu: mão + Tener: ter Resumindo: ter à mão => estar disponível

4 Origem da palavra

5 Conceituações de Manutenção
As medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação ou ainda como os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas. (Dicionário Aurélio )

6 Conceituações de Manutenção
A combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a "manter" ou "recolocar" um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. (Associação Brasileira de Normas Técnica - ABNT)

7 Conceituações de Manutenção
Garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção e a preservação do meio ambiente, com confiabilidade, segurança e custo adequados. (Alan Kardec e Júlio Nascif)

8 Conceituações de Manutenção
Conjunto de ações para detectar, prevenir ou corrigir falhas e defeitos, falhas funcionais e potenciais, com o objetivo de manter as condições operacionais e de segurança dos itens, sistemas ou ativos. (Gil Branco Filho em “Dicionário de termos Técnicos”)

9 Verbos / ações associados à Manutenção
Consertar; Corrigir; Intervir; Manter; Prevenir; Predizer; Monitorar; Supervisionar; ....

10 Verbos / ações associados à Manutenção
Supervisionar; Monitorar; Predizer; Prevenir; Manter; Intervir; Corrigir; Consertar.

11 Modalidades de Manutenção
Corretiva => corrige/conserta Preventiva => previne/antecipa Preditiva => prediz Manutenção de Melhoria =>melhora/aprimora Detectiva => detecta Autônoma => do MEU equipamento cuido EU! ....

12 Características das Modalidades de Manutenção
Corretiva => a intervenção ocorre na falha do item. Preventiva => a intervenção tem por finalidade a antecipação da falha (intervém no defeito). Preditiva => monitora o item em operação e baseado nas informações obtidas fornece subsídios para o planejamento da intervenção. Manutenção de Melhoria => proporciona melhorias no item pela avaliação e realimentação da causa da intervenção.

13 Defeito x Falha Defeito => estado de anormalidade que não impede o item de efetuar sua função. Falha => estado de anormalidade que impede o item de efetuar sua função. Exemplo: a lâmpada do sinaleiro (pisca) do carro está queimada. OBS: a evolução do defeito leva à falha do item.

14 Características das Modalidades de Manutenção
Corretiva => a intervenção é feita no item em falha ou fora de operação. Preventiva => a intervenção é feita no item fora de operação. Preditiva => o monitoramento do estado de funcionamento do item é feito de forma não intrusiva e com ele em operação.

15 Modalidade PREDITIVA (características)
É um monitoramento on line do estado de funcionamento do item; É um monitoramento (acompanhamento) não intrusivo; Retrata de forma confiável o estado do item fornecendo informações para o planejamento das intervenções; Possibilita identificar o aparecimento de falhas incipientes (defeitos), acompanhar a evolução destes e prescrever o momento da intervenção;

16 Modalidade PREDITIVA (requisitos e etapas)
Definição do que se deseja monitorar no item/processo; Determinação da grandeza/variável do processo que melhor retrate o que se deseja monitorar; Especificação do instrumento adequado para a aquisição das informações (da variável);

17 Modalidade PREDITIVA (requisitos e etapas) continuação
Avaliação das informações aquisitadas para a diagnose e classificação do estado severidade); Planejamento das ações subseqüentes: Curto prazo; Médio prazo e Longo prazo.

18 Planejamento das ações subseqüentes => ações de controle
Curto prazo: são ações emergenciais e também denominadas de soluções ótimas (“aquilo que se pode/pôde fazer para solucionar o problema no momento, em face da necessidade e do que se dispõe/dispunha”). Médio prazo: ações que toleram intervenções urgentes mas planejadas. Longo prazo: ações que possibilitam intervenções programadas para o momento mais conveniente.

19 PREDITIVA (exemplo 1) Definição do que se deseja monitorar no item/processo: monitoramento do rolamento X do motor rotativo XY da linha de produção XYZ Determinação da grandeza/variável do processo que melhor retrate o que se deseja monitorar: vibração Especificação do instrumento adequado para a aquisição das informações (da variável): medidor de vibração da marca XYZW ou acelerômetro &

20 cont... PREDITIVA (exemplo 1)
Avaliação das informações aquisitadas para a diagnose e classificação do estado (severidade): o deslocamento, a velocidade, a aceleração, a amplitude ... comparada com o padrão pertinente demonstra que o equipamento apresenta defeito / falha (severidade + diagnóstico) Planejamento das ações subseqüentes: Curto prazo: lubrificar o rolamento e arrefecê-lo Médio prazo: substituí-lo na próxima parada do motor Longo prazo: analisar seu estado na intervenção preventiva programada e se necessário substituí-lo.

21 PREDITIVA (exemplo 2) Definição do que se deseja monitorar no item/processo: monitoramento da possibilidade de se eleger como governante na próxima eleição Determinação da grandeza/variável do processo que melhor retrate o que se deseja monitorar: aceitação / popularidade (índice de) Especificação do instrumento adequado para a aquisição das informações (da variável): questionamento à população sobre a predileção

22 cont... PREDITIVA (exemplo 2)
Avaliação das informações aquisitadas para a diagnose e classificação do estado (severidade): o índice esperado é de uma afeição > que 50% Planejamento das ações subseqüentes: Longo prazo: continuar o mesmo discurso e ficar atento para prometer solucionar as necessidades dos eleitores Médio prazo: aumentar as aparições e promessas Curto prazo: desmerecer os concorrentes e comprar votos!

23 PREDITIVA (Tarefa) Definir um item/processo a ser monitorado :
Determinar a grandeza/variável do processo que retrate de forma confiável o que se deseja monitorar no item/processo : Especificar o instrumento adequado para a aquisição das informações (da variável):


Carregar ppt "Técnicas de Manutenção industrial aplicadas em t.i"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google