A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grade de impacto estratégico de TI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grade de impacto estratégico de TI"— Transcrição da apresentação:

1 Grade de impacto estratégico de TI
A grade de impacto estratégico de TI (NOLAN: MCFARLAN. 2005), tem por objetivo auxiliar no reconhecimento do posicionamento das empresas com relação à TI. Esta grade que ora se apresenta desta forma, teve sua origem em publicações anteriores (McFARLAN: McKENNEY; PYBURN, 1983; McFARLAN. 1984). Na referida figura estão representadas duas abordagens estratégicas designadas como: TI defensiva e TI ofensiva. Além disto. é possível observar na figura. a existência de quatro modos distribuídos em quadrantes: suporte e fábrica associados à TI defensiva; transição e estratégico associados à TI ofensiva. .

2 TI Defensiva Fábrica alta
Se os sistemas falham por um ou mais minutos haverá uma perda imediata de negócio Queda no tempo de resposta tem sérias conseqüências para usuários internos e externos A maioria das atividades de negócio são on-line O trabalho dos sistemas é basicamente manutenção O trabalho dos sistemas provê uma pequena diferenciação estratégica ou uma dramática redução de custos

3 TI Ofensiva alta Se os sistemas falham por um ou mais minutos haverá uma perda imediata de negócio Queda no tempo de resposta tem sérias conseqüências para usuários internos e externos Novos sistemas indicam transformações significativas em processos e serviços Novos sistemas indicam significativas reduções de custo Novos sistemas eliminam disparidades significativas de custo, serviço e desempenho com os competidores

4 Suporte baixa Mesmo que hajam repetidas Interrupções de até 12 horas nos serviços. não há nenhuma conseqüência séria. O tempo de resposta do usuário pode levar até 5 segundos para as transações online Os sistemas internos são praticamente invisíveis para clientes e fornecedores. Existe uma baixa necessidade de extranet A empresa pode reverter rapidamente para procedimentos manuais para 80% das transações Importantes. O trabalho dos sistemas é basicamente manutenção.

5 Transição baixa Novos sistemas indicam transformações significativas em processos e serviços Novos sistemas indicam significativas reduções de custo Novos sistemas eliminam disparidades significativas de custo, serviço e desempenho com os competidores TI representa mais que 50% do patrimônio TI compõe mais de 15% das despesas totais da corporação

6 A TI defensiva está relacionada com a confiabilidade operacional
A TI defensiva está relacionada com a confiabilidade operacional. em que manter os sistemas funcionando é mais importante do que obter vantagens competitivas através do uso inteligente das tecnologias emergentes. Por outro lado. a TI ofensiva colocas questões referentes à utilização estratégica das tecnologias emergentes acima ou no mesmo nível que as questões relacionadas à confiabilidade operacional. Nesta abordagem. a empresa utiliza TI para competir mais efetivamente com os seus concorrentes ou até mesmo assumir posição de liderança no mercado. Os quatro modos que utilizam estas abordagens. cujas características estão representadas na Figura estão descritos a seguir:

7 Modo suporte: empresas
Modo suporte: empresas. neste modo, têm uma necessidade relativamente baixa de confiabilidade operacional c de utilização estratégica de TI. A tecnologia é fundamentalmente utilizada como suporte às atividades dos funcionários da empresa. Os principais sistemas executam geralmente em batch e a maioria dos backups e correções de erros são feitas manualmente. A empresa espanhola Zara. do setor de comércio de roupas. é um exemplo que se encaixa neste modo.

8 Modo fábrica: empresas neste modo necessitam de sistemas altamente confiáveis, porém não necessitam do estado da arte em termos de TI. Estas empresas necessitam de excelência operacional em sua tecnologia. uma vez que a maioria de seus sistemas principais são online. No caso de falha de sistemas. ocorre perda imediata nos negócios tendo em vista que a reversão para procedimentos manuais é praticamente impossível. Empresas aéreas e outras que dependem de informações em tempo real, com baixo tempo de resposta e com segurança encaixam-se neste modo.

9 Grupo: ZETA


Carregar ppt "Grade de impacto estratégico de TI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google