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PublicouSofia Macias Alterado mais de 10 anos atrás
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Neuropsychological functioning in adolescent marijuana users: Subtle deficits detectable after a month of abstinence KRISTA LISDAHL MEDINA,1,2 KAREN L. HANSON,2,3 ALECIA D. SCHWEINSBURG,2,4 MAIRAV COHEN-ZION,1,2 BONNIE J. NAGEL,5 and SUSAN F. TAPERT1,2 1 Department of Psychiatry, University of California, San Diego, California 2 Psychology Department, VA San Diego Healthcare System, San Diego, California 3 Department of Psychology, San Diego State University, California 4 Department of Psychology, University of California, San Diego, California 5 Department of Psychiatry, Oregon Health and Science University, Portland, Oregon
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Introdução 50% dos alunos 12ª ano já experimentaram maconha, 5% uso diário (Johnston, 2005) Uso antes dos 15 anos aumenta 7x risco de transtorno uso substâncias no futuro (SAMHRA, 2004)
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Introdução Estudos animais - alterações celulares na PFC, hipocampo e cerebelo em ratos (Carta, 1998) e primatas (Harper, 1977) fMRI mostram alterações PFC, hipocampo e cerebelo em adultos usuários maconha (Block, 2000; Gruber&Yurgelun-Todd, 2005)
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Introdução Meta análise (11 estudos) uso crônico de maconha - déficits sutis mas persistentes na memória e aprendizado (Grant, 2003); Déficits velocidade de processamento, atenção, memória operacional, função viso espacial e executiva (Bolla, 2002, Solowij, 2002)
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Introdução Substância branca se desenvolve até o final dos 20’s anos (Nagel, 2006) Substância cinzenta tem pico de volume dos anos, decai devido a poda sinaptica “pruning” (Toga, 2006) striatum, DLPFC – últimas áreas de mielinização. Adolescência: período de vulnerabilidade
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Objetivo Caracterizar efeitos neuropsicológicos decorrente do uso de maconha em adolescentes sem comorbidades psiquiátricas após cerca de 1 mês de abstinência.
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Hipóteses Adolescentes usuários de maconha irão apresentar pior cognição em áreas associadas às funções frontais, cerebelar e hipocampal, comparados com controles após 23 dias abstinência; Velocidade de processamento, atenção complexa, aprendizado e funções executivas.
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Partcipantes – inclusão
Adolescentes entre 16 e 18 anos, com representante legal - consentir e prover história médica e psiquiátrica;
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Partcipantes - exclusão
Não DSM-IV Eixo I, (-) uso substâncias; condições neurológicas; perda de consciência > 2 min, uso de álcool prenatal (> 4 drinks/dia ou > 7/semana); complicações parto ou (<33 semanas gestação); distúrbio aprendizagem; parente 1º grau com história Bipolar I ou psicose; canhotos; visão ou audição não corrigida; Uso de substâncias durante 28 dias abstinência (5 foram excluídos)
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Participantes Maconha Uso > 60 x/vida; Uso último mês;
Uso <100x/vida outras drogas (≠ mac, álcool, nicot) Não uso pesado álcool (Calaham criteria) Controles <5 x/vida mac; 0 último mês; Sem uso outras drogas (≠ álcool, nicotina) Não uso pesado álcool (Calaham criteria)
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Inventários e Screenings
Strutured Clinical Interview (SCI); NIMH Diagnostic Interview Schedule for Children (C-DISC-4.0); Customary Drinking and Drud Use Record (CDDR) Time Line Follow Back (TLFB) Parent Version SCI, SES, C-DISC-4.0, TLFB Beck Depresion Scale (BDI) Spielberg State-Trait Anxiety Inventory (IDATE)
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Bateria Neuropsicológica
Bateria híbrida escores Z em domínios cognitivos Velocidade Psicomotora; Atenção Complexa; Sequenciamento; Memória Verbal Lógica; Memória Verbal Aprendizado Listas; Função Viso Espacial e Memória; Funções Verbais; Planejamento e Solução de Problemas.
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Análises dados Análise Demográfica;
Grupo e escores compostos (primary analysis); Grupo e performance neuropsicológica controlado por sintomas depressivos e uso de álcool Tarefas Neuropsicológicas (post hoc); Análise de regressão para determinar quais as tarefas neuropsicológicas foram preditoras dos grupos Padrão uso substâncias (secondary analysis); Examinar o relacionamento dose-resposta e funções neuropsicológicas através de regressões múltiplas
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Resultados
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Discussão Objetivo foi investigar se o uso de maconha está associado com funcionamento neuropsicológico em adolescentes depois 1 mês abstinência;
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Discussão Adolescentes usuários de maconha quando comparados com controles apresentaram pior: Atenção Complexa, Habilidade de Sequenciamento, Memória Lógica Verbal, Lentificação Psicomotora
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Discussão Encontrou-se relação dose-resposta entre uso de maconha na vida e os mesmos domínios cognitivos, mesmo depois de controlar para uso álcool.
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Discussão Uso maconha na adolescência pode ter impacto negativo na neuromaturação e desenvolvimento cognitivo, com conseqüências piores que o uso na vida adulta; Início de uso de maconha na adolescência pode interferir no “pruning” da substância cinzenta e na mielinização da substância branca, especialmente na PFC (Block 2002; Egerton 2006; Lundqvist, 2001).
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Discussão Não é sabido se a abstinência continuada nos adolescentes pode restabelecer os déficits neurocognitivos e o neurodesenvolvimento; Estes achados são congruentes com estudos animais, uso precoce está associado com alterações morfométricas, eletrofisiológicas e cogntivas entre os adultos (Pope, 2003; Wilson, 2000).
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Discussão Maior uso de álcool na vida esteve relacionado com melhor performance na velocidade psicomotora e atenção complexa (não esperado!); Existem algumas evidências que os efeitos do uso combinado de maconha e álcool trazem menos danos que o uso de álcool isolado (Agosti, 2002; Martin, 1996; SAHSA, 2004).
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Discussão Implicações clínicas importantes: Usuários de maconha tiveram performance 0,65 DP pior que controles na habilidade de sequenciamento; Metade dos “senior high school” já experimentaram e 5% usa diariamente maconha, qq diferença é preocupante (Johnston, 2005).
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Discussão Resultados podem subestimar as dificuldades cognitivas entre adolescentes, de acordo com as outras comorbidades psiquiátricas; Dificuldades cognitivas sutis podem trazer prejuízos na vida escolar e profissional (Lynskey & Hall, 2000)
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Discussão IQ e Habilidades Verbais foram semelhantes (mac x contr), entretanto usuários apresentaram piores médias (3,0 vs 3,4) e mais problemas de comportamento na escola (26% vc 0%) Resultado direto dos riscos dos efeitos da intoxicação aguda, alterações no sono, humor e abstinência entre os usuários (Tarter, 2006)
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Limitações metodológicas
Diferenças neurocognitivas pré existentes aumentam risco uso (Nigg, 2004); Diferenças observadas podem ser resultados de efeitos amotivacionais; Usou-se escores compostos, dificuldade replicabiliade em outras amostas; Não generalizáveis para outras amostras com diferentes períodos de abstinência, padrão de uso, gênero, etnia e renda parental.
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Conclusão Adolescentes usuários de maconha depois de 1 mês de abstinência qdo comparados com controles, demonstram déficits sutis nas áreas: Velocidade Psicomotora; Atenção Complexa; Planejamento e Sequenciamento; Memória Verbal.
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Conclusão Aumento da freqüência de uso na vida está associado com piora na performance nas mesmas áreas; Implicações clínicas incluem educação dos pais e adolescentes sobre o potencial dano ao longo prazo do uso pesado e precoce de maconha; Estudos longitudinais são fundamentais para se avaliar a trajetória cognitiva dos adolescentes ao longo do tempo.
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