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A importância do registro na Recuperação Paralela

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Apresentação em tema: "A importância do registro na Recuperação Paralela"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do registro na Recuperação Paralela
Processos de Recuperação: Caminhos e Desafios A importância do registro na Recuperação Paralela

2 O QUE IRÁ DAR CREDIBILIDADE AO PROFESSOR SÃO OS REGISTROS; SUBSÍDIOS PARA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA.

3 REGISTRO: AVALIAÇÃO QUALITATIVA
O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste. Madalena Freire

4 O registro possibilita ao professor:
numa primeira fase: registrar suas reflexões sobre o próprio processo de aprendizagem; numa fase posterior: registrar o que está percebendo de mudança na sua prática; entre uma fase e outra: manter debates com colegas (revê o que está fazendo, reorganiza as atividades de ensino).

5 ESTUDO DE RECUPERAÇÃO PARALELA
CABE AO PROFESSOR DO ESTUDO DE RECUPERAÇÃO PARALELA Organizar uma boa rotina, pautas de observação e registros constantes do processo de aprendizagem dos alunos de maneira que o leve a :

6 Compreender os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Procurar estabelecer vínculos positivos e de confiança com os alunos. Valorizar os saberes dos alunos. Acolher as ideias, dúvidas e tratar os erros dos alunos como sinais de saberes. Manifestar confiança na capacidade dos alunos, respeitar às dúvidas, saberes, etc.

7 VÍDEO: O DIÁRIO

8 INSTRUMENTOS DE REGISTRO

9 INSTRUMENTOS PARA DIAGNÓSTICO, REGISTROS E ACOMPANHAMENTOS
Nomes dos alunos para ERP Encaminhamento Acompanhamento Tabulação da Avaliação Autoavaliação Análise da Avaliação Síntese Apreciativa Avaliação Diagnóstica

10 SUBSÍDIOS PARA OS INSTRUMENTOS
Eixos Temáticos Competências do Sujeito: - Matriz de Referência para Avaliação do SARESP MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP + Matemática – Volume Especial + Matemática – Volume 2 + Matemática – Volume 3 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Avaliação Diagnóstica 5ª/6ª série EF Avaliação Diagnóstica 7ª/8ª série EF Avaliação Diagnóstica Ensino Médio

11 Números, operações e funções Tratamento da informação
EIXOS TEMÁTICOS TEMA CONTEÚDO TEMA 1 Números, operações e funções TEMA 2 Espaço e forma TEMA 3 Grandezas e medidas TEMA 4 Tratamento da informação

12 COMPETÊNCIAS DO SUJEITO
GRUPO COMPETÊNCIA GRUPO I OBSERVAR GRUPO II REALIZAR GRUPO III COMPREENDER

13 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO SARESP MATRIZ SARESP.doc
HABILIDADES DO EF e EM MATRIZ DE ESPECIFICAÇÃO Matematica EF e EM.doc

14 MATERIAL DE APOIO PRODUZIDO PELA CENP
VOLUME_ESPECIAL-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_2-_atividades_e_objetivos[1].doc VOLUME_3-_atividades_e_objetivos[1].doc

15 Apresentação das Fichas de acompanhamento
Registro – EF Registro – EM DE - Região São Vicente Recuperação Paralela /02

16 Para saber mais: WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. ANDRÉ, M.; DARSIE, M. M. P. Novas práticas de avaliação e a escrita do diário: atendimento às diferenças? In: ANDRÉ, Marli (org.) Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. CASTEDO, Mirta L. Uma alternativa de Capacitação Docente para a Alfabetização Inicial. Bogotá, 1993 (mimeo). CASTRO, Edmilson de. A produção do registro do educador: decifrando sinais. In: acesso em 21/01/2010. FREIRE, Madalena. O papel do registro na formação do educador . In: < > acesso em 20/01/2010

17 FREITAS, Alexandre S. Os desafios da Formação de Professores no Século XXI:
Telma F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. GÓMEZ, C. M. – O pensamento Prático do Professor – A formação do Professor como Profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, 1995. PERRENOUD, Philippe. A Prática reflexiva do professor : profissionalização e razão docente. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. NÓVOA, A. (org.)- Os Professores e sua Formação. Lisboa: Pub. Dom Quixote, 1995.  

18 OBRIGADO PCsOP DE MATEMÁTICA: Iara Arakaki & Mutsu-ko Kobashigawa


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