A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Nos anos 2000 surge um novo modelo de aprendizagem proposto por Stewart Hase e Chris Kenyon denominado Heutagogia, termo derivado do grego onde heutos significa auto, próprio e  agogus  guiar.

2 Caracterização dos papéis

3 Heutagogia O aprendiz é quem determina como, quando e o que deve ser aprendido com o uso da tecnologia, caracterizando este processo como autodirigido e autodeterminado. Pedagogia, método que o professor determina o que e como aprender. Andragogia, teoria na qual é o professor quem determina o que, mas é o aluno quem determina o como. Heutagogia, método pelo qual é o aprendiz quem fixa o que e como aprender. A Heutagogia está diretamente relacionada com a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e às inovações proporcionadas pelo e-learning ou ensino à distância.

4 Fontes para aquisição do conhecimento
satélite – transmissão de teleaulas com sinal digital; videoaulas – aulas pré-formatadas para reprodução; impressos – livros didáticos e atividades de aprendizagem; internet – uso progressivo de ambientes virtuais de aprendizagem; videoconferência – aulas, atividades interativas, etc.; telefonia – monitoria, tutoria, call center, etc.

5 Heutagogia usa Tecnologia da Informação
A Heutagogia, como a Andragogia, aceita e reconhece as experiências do dia-a-dia como fonte de aprendizado, acessadas de forma informal (estudos independentes) ou por conexão com colegas de profissão, tutores ou mentores. Esta forma de aprendizagem também tem sua importância no que diz respeito à assimilação de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novas habilidades, exigência de um mundo em constante mutação. Torna este processo mais rápido para se adquirir o conhecimento e, ao mesmo tempo, mais flexível, porque será o aprendiz que vai determinar qual a parcela de tempo que ele usará para isso. Embora, teoricamente, não exista a figura do facilitador (professor), a presença de um tutor ou de um mediador pode ser necessária para orientar as escolhas do aprendiz e para disponibilizar os meios para que o processo seja eficaz. Sua atuação é muito mais de apoio para que o aprendiz alcance seus objetivos.

6 Conclusão Com todas estas características, a Heutagogia acaba tornando as pessoas mais proativas e, consequentemente, mais preparadas para atuar em cenários dominados pelo binômio saber-fazer. A Heutagogia é o modelo de aprendizagem mais atual onde dominam a TI e os ambientes virtuais. Pela Heutagogia tornam-nos autônomos para buscar o conhecimento existente no mundo digital e construir nosso próprio caminho. Fonte


Carregar ppt "Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google