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João Luiz Kohl Moreira Observatório Nacional

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Apresentação em tema: "João Luiz Kohl Moreira Observatório Nacional"— Transcrição da apresentação:

1 João Luiz Kohl Moreira Observatório Nacional
Formação Estelar João Luiz Kohl Moreira Observatório Nacional Solução de um quebra cabeça

2 Fenomenológico Modelo Teórico
Pontos de Vista Fenomenológico Modelo Teórico Processo de coleta, identificação dos elementos do objeto de estudo Sem a fenomenologia não é possível traçar um modelo teórico.

3 Fenomenologia Classificação Espectral das Estrelas
Determinação da Magnitude Absoluta Diagrama Herzsprung-Russel (H-R) Estrelas possuem "cores". Fato conhecido desde os primórdios da astronomia Determinar a magnitude não basta. É preciso saber qual é a magnitude das estrelas se todas estivessem à mesma distância da terra e sob as mesmas condições de extinção da luz.

4 Classificação Espectral
Invenção do Prisma Objetiva Fotometria UBV Invenção do prisma objetiva: por volta de 1860

5 Colocação de um prisma na frente da objetiva do telescópio
Prisma Objetiva Colocação de um prisma na frente da objetiva do telescópio

6 O campo da placa fotográfica fica cheio de espectros dos objetos
Imagem da nebulosa de Carina

7 Linhas do Átomo de Hidrogênio
Série de Lyman 1215A, 1025A, 972A A Série de Balmer 6563A, 4861A, 4340A, 4102A A Ha Hb Hg Hd Série de Paschen 18746A A

8 Classificação por intensidade das linhas de hidrogênio
Tipo: A, B, C, D .... De acordo com a intensidade das linhas de hidrogênio A medida que as linhas de hidrogênio são menos intensas o espectro é “mais complexo” Há uma linha evolucionária onde o hidrogênio é componente principal nos primeiros estágios da evolução *** Tal conclusão é falsa ***

9 Desenvolvimento da Teoria da Radiação e da Teoria Quântica Clássica
Relação entre a forma do espectro e a temperatura superficial da estrela Nova classificação espectral de acordo com a que passou a se chamar Temperatura Efetiva: O, B, A, F, G, K, M Subclassificação de 0 a 9, ex: O3, B4, etc

10 Magnitude Absoluta Sistema de magnitudes: m = -2.5logF + C
Paralaxe trigonométrica M = -2.5logF-5logD ← Módulo de Distância

11 Diagrama H-R Ejnar Hertzsprung (1873-1967) (Dinamarca)
Henry Norris Russell ( ) (EUA)

12 Magnitude Absoluta x Tipo Espectral
Idéia: teoricamente M = 4s logT

13 Fotometria UBV -Johnson
A invenção do fotomômetro fotoelétrico Sistema introduzido por Harold L. Johnson e Willian W. Morgan (1951)

14 Diagrama Cor – Magnitude

15 Diagrama H-R do Hipparcus

16 Cenário Teórico Colapso gravitacional Ondas Acústicas Massa de Jeans
Matéria caindo sobre seu centro de massa por atração gravitacional Ondas Acústicas o ambiente da sala de aula poderia ser propício para a formação de nuvens de colapso gravitacional Massa de Jeans

17 Colapso O colapso pode dar origem a vários pequenos outros fragmentos
Momento angular total influi diretamente sobre a formação de um disco Campo magnético comprime a nuvem

18 Nebulosa de Órion

19 Estrelas Pré-seqüência Principal

20 A Estrela T-Tauri NGC 1554

21 Evolução de uma Estrela “T-Tauri”

22 O “Trapézio” (associação OB) de Órion

23 NGC 4214 Luminosidade graças à fluorescência de estrelas jovens e brilhantes (T= C) No centro, aglomerado com centenas de estrelas azuis vezes mais brilhantes que o sol Matéria ejetada contribui para o aquecimento do gás. É uma região de formação estelar por milhões de anos

24 30 Doradus (LMG) Grande Nuvem de Magalhães
Regiões tomadas em infravermelho mostrando intenso processo de formação estelar R136, no centro: envolto por camadas de nuvens em processo de formação estelar Vento e matéria ejetada contribui para a a geração de mais nuvens colapsantes Grande Nuvem de Magalhães

25 Conclusões Fenomenologia: sem o diagrama H-R seria muito difícil compreender o processo de formação estelar A nuvem de gás colapsa gerando uma estrela em seu centro e eventualmente uma companheira e planetas em um plano perpendicular à sua rotação A estrela entra em processo de convecção antes de iniciar a queima de hidrogênio e “cair” na seqüência principal Estrelas como a “T-Tauri” estão prestes a iniciar sua atividade na seqüência principal.


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