A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
ORIENTADORA ENFERMEIRA: AGRÍCIA RODRIGUES

2 EQUIPE CAMILA GOMES DAIANA FARIAS KAROLINE GOES

3 INTRODUÇÃO O trabalho estudado tem como objetivo compreender como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Homens (PNAISH) chega aos serviços da Atenção Básica, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do ponto de vista dos seus profissionais e observando as suas práticas cotidianas.

4 De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens.

5 Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. das 1. 003
Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. das mortes ocorridas em 2005, foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente. eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

6 Por isso, no dia 27 de agosto de 2009, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A ação tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

7 A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) – instituída pela Portaria nº /GM, do Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009, tem como objetivo geral “promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”.

8 EIXOS TEMÁTICOS Sua atuação é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças prevalentes na população masculina e Prevenção de Violências e Acidentes.

9

10 Exames essenciais Confira os principais exames do check-up masculino:
Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual. “A história clínica e o exame físico devem nortear a solicitação de exames, que deve ser personalizada ao máximo”, Confira os principais exames do check-up masculino: Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérideos, glicemia e insulina Avaliação de calcificação em coronária Função hepática Ácido úrico Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA (A partir dos 40) Câncer de cólon: colonoscopia Função pulmonar, indicada aos fumantes Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos

11 COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE
Básico que seria uma : Consulta Médica (Clínico Geral ) Consulta De Enfermagem Consulta Odontológica Nas Unidades Básicas e Unidades De Saúde da Família

12 COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE
Intermediário que seria uma consulta com : Endocrinologista Cardiologista/ Urologia / Nutricionista e psicologia Nas policlínicas da semsa via sisreg, após a consulta com o clínico geral

13 COMO FUNCIONAR O PROGRAMA NOS UBS E CASA DE SAÚDE
Complexo que seria uma consulta com : CIRURGIÕES/ ONCOLOGISTAS/ HEPATOLOGISTAS entre outros que o caso requerer. Na rede do sus via sisreg (Sistema de Registros).

14 PROGRAMA NO ESTADO DO AMAZONAS-SEMSA E SUSAM
O Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais compreende as áreas programáticas de Saúde Indígena, Saúde da População Negra e Saúde no Sistema Penitenciário, que atuam na lógica da atenção diferenciada. As ações do núcleo são voltadas para a implementação da política de cada uma das áreas programáticas, com foco no alcance de metas da programação anual de saúde.

15 OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM
Deixe de lado o sedentarismo: pelo menos 30 minutos de caminhada por dia. O ideal são cinco dias por semana. Alimente-se de forma saudável para controlar o sobrepeso: de cinco a seis pequenas refeições ao dia, ricas em frutas, legumes e verduras. Mude o ritmo da vida profissional: é preciso buscar equilíbrio entre os diversos papéis que se tem na sociedade e na família. Isso promove felicidade e alegria de viver.

16 OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM
É grande a incidência de acidentes no trânsito envolvendo homens jovens, por isso não dirija se tiver ingerido bebida alcoólica E evite caronas ao perceber que o motorista está alcoolizado. Pratique exercícios físicos, regularmente. A atividade física realizada desde a juventude previne o organismo do risco de vários problemas à saúde.

17 OS ESPECIALISTAS RECOMENDAM PAR A SAUDE DO HOMEM
A medição periódica da pressão arterial detecta a hipertensão arterial, evitando, desta maneira, possíveis complicações, como derrame, infarto, problemas renais, aneurismas, etc. Use sempre camisinha. Previna-se de doenças sexualmente transmissíveis (dsts), tais como aids, sífilis, gonorréia, etc.

18 PROMOÇÃO A SAÚDE O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pelo MINISTERIO DA SAÚDE com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata . .

19 Função do técnico de enfermagem
Realizar o acolhimento do paciente Fazer a triagem do paciente. Realizar procedimentos básicos de enfermagem (verificação de sinais vitais, PA. Temperatura,peso) Realizar medicação prescrita pelo médico.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos, assim, que há uma falta de estrutura para receber o homem nos serviços de saúde e de incentivos para os mesmos buscarem esses serviços, bem como a capacitação dos profissionais de saúde para receber esses homens. E que precisa ser trabalhado a questão cultural e fazer uma reeducação na sociedade para que o homem não venha a usar os serviços de saúde só um casos emergenciais.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não disponibilizam programas ou atividades direcionadas especificamente para a população masculina, sendo esse um importante fator que indica existir uma dificuldade de interação entre as necessidades de saúde da população masculina e a organização das práticas de saúde das unidades de atenção primária

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na visão dos pacientes revela-se grande defasagem na oferta de serviços de urologia na maioria das UBS, fato que influencia a procura por atendimento pelos homens. A urologia está intrinsecamente ligada à saúde masculina, pois tem como objetivo o processo terapêutico ligado à genitália masculina, além de tratar doenças do trato urinário de homens e mulheres. Uma das diretrizes da PNAISH é reorganizar as ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços de saúde reconheçam os homens como sujeitos que necessitem de cuidados.

23 REFERENCIAS http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/saude-do- homem

24 Seja um Super Homem PREVINA-SE
Obrigada! 


Carregar ppt "LEC-LINCEU DE ENSINO CONTEMPORÂNEO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google