A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Técnico em nutrição e dietética e aluno do 7º período de nutrição pela faculdade UNIESP Taquaritinga Célio Santana de Aquino

2 Dicas saudáveis para : Alimentação saudável hipertensão arterial colesterol obesidade diabetes
Ter hábitos alimentares saudáveis ajuda na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Para isso:

3 Evite o consumo de frituras, refrigerantes doces e açúcares;
Consuma frutas, verduras e legumes diariamente. Mantenha seu prato sempre colorido; Evite o consumo excessivo de sal e de bebidas alcoólicas; Faça pelo menos 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches intermediários; Mastigue bem os alimentos e coma devagar; Dê preferência aos alimentos cozidos, assados e grelhados; Consuma feijão pelo menos 1 vez por dia, 4 dias da semana; Consuma em média 2 litros de água diariamente; Pratique exercícios físicos com frequência e com orientação de um profissional da área; Evite o tabagismo. Consulte um Nutricionista!!!!

4 DICAS PARA CONTROLE DE PRESSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial, também chamada de “pressão alta”, ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir consideravelmente o surgimento das consequências da hipertensão, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). Por isso:

5 Retire o saleiro da mesa. Isso evita o maior consumo de sal;
Evite o consumo de temperos industrializados e dê preferência aos temperos naturais como limão, alho, cebola, salsinha, cebolinha e ervas; Evite o consumo de produtos embutidos como: mortadela, salsicha, salame, presunto e produtos enlatados; Retire a gordura aparente dos alimentos e prefira aqueles com pouca gordura; Consuma diariamente frutas, verduras e legumes; Dê preferência para alimentos cozidos, assados ou grelhados, evitando assim as frituras; Faça exercícios com a ajuda de um profissional da área e fuja do excesso de peso; Evite o tabagismo e as bebidas alcoólicas. Consulte um Nutricionista!!!!

6 EXCESSO DE PESO: O QUE FAZER?
O excesso de peso (sobrepeso ou obesidade) são condições em que há acúmulo de gordura no organismo. São problemas de saúde pública, pois a pessoa nessas condições pode adquirir várias doenças, levando à diminuição na sua qualidade de vida. Para combater esse mal:

7 Alimentação adequada + atividade física = hábitos de vida saudável
Faça pelo menos 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches intermediários. Não pule as refeições; Não se alimente assistindo televisão. Prefira sempre estar à mesa; Coma devagar e mastigue bem os alimentos; Consuma frutas, legumes e verduras diariamente; Dê preferência aos alimentos cozidos, assados e grelhados e evite as frituras; Diminua o consumo de refrigerantes, doces e açúcares; Comece as refeições pelas saladas cruas; Faça exercícios com a ajuda de um profissional da área. Consulte um Nutricionista!!!!

8 CONTROLE DE COLESTEROL
O colesterol é uma gordura que circula no sangue e que é sintetizado pelo organismo a partir do consumo de outras gorduras, principalmente as encontradas em alimentos como gema de ovo, leite integral, gordura das carnes, pele de aves, fígado, creme de leite, bacon e toucinho. O excesso de colesterol no sangue pode trazer grandes prejuízos à saúde, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame). Para evitar esses problemas para isso:

9 Consuma frutas e vegetais diariamente;
Evite frituras, alimentos empanados, à milanesa, salgadinhos, bolinhos... Prefira alimentos assados, cozidos ou grelhados; Retire toda a gordura visível e a pele das carnes antes do preparo; Não reaproveite óleo que já foi aquecido uma vez; Substitua a gordura animal (banha) por óleos vegetais (óleo de soja, milho, girassol, canola), mas em pequena quantidade; Faça exercícios com a ajuda de um profissional da área e fuja do excesso de peso; Consulte um Nutricionista!!!!

10 DICAS PARA CONTROLE DO DIABETES
Diabetes é uma doença em que há problemas na ação da insulina, hormônio que controla as quantidades de glicose (açúcar) no sangue, e leva à dificuldade de mantê-la em níveis normais. A alimentação adequada é uma das principais formas de controle da doença. Para isso:

11 Faça pelo menos 3 refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches intermediários. Não pule as refeições; Quando for consumir suco de frutas, diluí-lo em 2 partes de água para 1 parte de suco. No caso das frutas in natura, 1 tipo de fruta por refeição; Prefira alimentos integrais: arroz integral, pão integral, cereais como aveia e granola; Evite consumir: açúcar, mel, balas e doces. Substitua o açúcar pelos adoçantes a base de sacarina, ciclamato, aspartame,sucralose,stévia, acessulfame K, mas com moderação; Não consuma dois alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, arroz, batata, mandioca,biscoitos e bolachas, torradas e bolos) na mesma refeição; Observe os rótulos dos alimentos. Alimentos diet são diferentes dos light; Faça exercícios com a ajuda de um profissional da área e fuja do excesso de peso. Consulte um Nutricionista!!!!


Carregar ppt "DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google