A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus sob a visão dos ateus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus sob a visão dos ateus"— Transcrição da apresentação:

1 Deus sob a visão dos ateus
Nossos argumentos são válidos? Epimênides de Creta afirmou que "todos os cretences são mentirosos". Nossas reações não são só emocionais? Como reagimos a um carro sem freio de mão (causa única) que bate num hidrante ou mata uma criança? * Somos espíritas (acreditamos em Deus) e neodarwinistas (com a evolução expandida na dimensão espiritual)!

2 Deus sob a visão dos ateus
Razões cosmológicas Aristóteles - séc. IV AC: o 1º motor; e depois, Santo Tomás de Aquino - séc. XIII; Livro dos Espíritos nas questões 4 e 9; Argumento: se não há efeito sem causa, deve haver uma 1ª causa, logo Deus existe. Imaginamos que algo produziu o “big bang”, mas não poderia ser isto um fenômeno recorrente, em função da possível futura desaceleração da expansão?

3 Deus sob a visão dos ateus
Razões cosmológicas Não seria o mundo sustentado por um elefante, que por sua vez seria sustentado por uma tartaruga? Se perguntarmos ao hindu o que está sustentando a tartaruga, ele diria: você está mudando de assunto? Contra-argumento: por que não poderíamos ter o mundo físico ou a tartaruga como a 1ª causa? Conclusão: se tudo tem uma causa, qual a causa de Deus? Se nem tudo tem uma causa, por que não poderia ser a tartaruga?

4 Deus sob a visão dos ateus
Razões ontológicas (ideia do ser perfeito em atributos e essência) Santo Anselmo; LE 5 e 6; Argumento: se a ideia de um ser perfeito existisse só na mente, seria menos perfeito que na realidade, logo Deus existe. Contra-argumento: este argumento provaria a existência de qualquer coisa perfeita, até por exemplo, uma ilha perdida (Gaunilo).

5 Deus sob a visão dos ateus
Razões teleológicas (ou do design) Tudo tem uma finalidade, e uma causa; Como explicar a entropia em oposição à vida (com seu DNA organizado), e mesmo a harmonia universal? 2ª lei da termodinâmica diz que a entropia ("desordem") aumenta em um sistema fechado (ovo quebrado ou o gelo derretido); Mas não é o caso da Terra, que recebe energia de fora (do sol), o que explicaria a vida. Argumento: tudo tem um fim, e não existe o acaso; o universo é muito complexo para ter surgido aleatoriamente, logo Deus existe.

6 Deus sob a visão dos ateus
Razões teleológicas (ou do design) Criacionistas: a complexidade das espécies só pode ser obra de Deus, pois algo tão complexo como a vida não pode ter vindo de algo tão simples como o vírus, etc. Contra-argumento: Deus deve ser então mais complexo; quem então teria criado Deus? Contradição dos criacionistas: não aceitam que a vida tenha evoluído de formas mais simples, embora aceitem que ela tenha vindo do pó da terra (Gênese 2:7).

7 Deus sob a visão dos ateus
Razões teleológicas (ou do design) Criacionistas: se o DNA não fosse obra de Deus, seria como construir uma catedral com lego, mas sem a mão do homem. Resposta: a seleção natural não é aleatória, apesar de atuar sobre mutações aleatórias que mais se adaptam! É como um macaco digitando Shakespeare numa máquina que só aceita as teclas certas, o que é diferente do exemplo clássico de se misturar sal e pimenta num recipiente e tentar retornar à configuração inicial.

8 Deus sob a visão dos ateus
Razão da universalidade moral Kant - séc. XVIII; Argumento: Deus está presente na consciência humana, pois a noção do certo e errado existe universalmente. Contra-argumento: a moral é resultado da própria evolução: grupos que não seguiram esta conduta básica, pereceram... Sem a honestidade básica, com assassinatos e roubos, e sem os cuidados com as crianças.

9 Deus sob a visão dos ateus
Apontamentos finais Deus de Moisés, Deus de Jesus, Deus do Catolicismo (concílios de Niceia I e Constantinopla I no séc. IV e a Trindade); Onisciência x livre-arbítrio x onipotência para mudar o futuro (ou para criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo pode levantar?) Epicuro: Ou Deus deseja se livrar do diabo e é incapaz; ou é capaz e não deseja. Ou não deseja e não é capaz, ou deseja e é capaz! Por que então o mal continua existindo?

10 Deus sob a visão dos ateus
Apontamentos finais Resposta: Deus tira o bem do mal, através da reencarnação. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável (LE 14). O que Deus fazia antes de criar o mundo? Santo Agostinho: criava o inferno p/ pessoas q fazem este tipo de pergunta. Conclusão: não podemos provar nem que existe, e nem que não existe.

11 Deus sob a visão dos ateus
Chegamos na mesma conclusão? Próximo capítulo: Evolução. Tarefa: assistir os 12 vídeos da série Fácil de Entender – Nossas Origens (~ 10 min cada):


Carregar ppt "Deus sob a visão dos ateus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google