A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência ao Pré-natal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência ao Pré-natal"— Transcrição da apresentação:

1 Assistência ao Pré-natal
Profª Vivian Zaboetzki Dutra

2 PRÉ-NATAL O período de assistência pré-natal deve ser iniciado quando a mulher percebe os primeiros sintomas da gravidez. Esse período tem início na concepção e termina quando a mulher entra em trabalho de parto.

3

4 PRÉ-NATAL Objetivos: Assegurar bom desenvolvimento fetal; Evitar complicações futuras tanto para gestante como para o feto; Proteger a saúde materna e fetal. Determinar a Idade Gestacional

5 PRÉ-NATAL Avaliação Pré-natal É o exame clínico, anamnese e exames.
Toda a história da gestante deve ser relatada na 1ª consulta. É importante toda a equipe de saúde passar segurança e confiança à gestante. Avaliação continua em todo o período. Mensal: até 29ª semana. Quinzenal: da 29ª semana em diante. Semanal: no último mês de gestação.

6 PRÉ-NATAL A periodicidade deve variar de acordo com a rotina local, orientação e conduta médica e de enfermagem, principalmente quanto ao estado clínico e geral da gestante. Além da anamnese, o exame físico e os exames laboratoriais fazem parte da rotina do pré-natal.

7 PRÉ-NATAL História da saúde É a primeira parte da coleta de dados.
Deve ser abordado toda a vida da gestante. Avaliar as condições físicas e comunicação não-verbal.

8 HOSPITAL MATERNIDADE 1. Dados Pessoais Nome: Idade:
Data de Nascimento: Endereço: Nível Socioeconômico: Emprego atual: Tipo: Profissão: Viagens nos últimos anos: Local:

9 2. História familiar Doença do sangue: Tipo: Doenças congênitas: Diabetes: Hipertensão: Doenças Cardíacas: Neoplasias: Doenças Infecciosas: Infertilidade: Distúrbios de comportamento: Doenças endócrinas: Doenças renais: Doenças Pulmonares: Doenças sexualmente transmissíveis: Outros:

10 3. História clínica da paciente/gestante
Acidentes anteriores ou recentes: Tipo: Alergias: História de varizes: Transfusão sanguínea: Última data: Internações Hospitalares Motivo e Data: Tratamento Clínico: Uso crônico de medicação: Tabagismo: Frequência e Quantidade: Consumo de alcool Quantidade diária: Outros:

11 4. História ginecológica:
Menarca: Data e Idade: Última menstruação: Data: Fluxo: Duração em dias: Contracepção: Tipo: Frequência das relações: Número de parceiros sexuais: Doenças sexualmente transmissíveis:

12 5. História obstétrica: Gestação anteriores: Número: Abortos: Partos: Normal: Fórceps: Cesários: História Gestacional atual: Queixas: Sinais e Sintomas visíveis: Data: Enfº

13 Exame físico da gestante
PRÉ-NATAL Exame físico da gestante É o segundo passo de avaliação. Deve ser realizado em sala adequada, reservada à gestante, sem interrupções, preferencialmente acompanhada de algum membro da família.

14 6. Exame físico Sinais Vitais: PA: Tax: FC: FR: Peso: Altura: Inspeção da pele e das mucosas: Palpação da Tireóide: Ausculta cardíaca: Ausculta Pulmonar: Exame do abdome: Palpação dos gânglios inginais: Exame dos membros inferiores: Exame das mamas: Medida da altura uterina: Ausculta do batimentos cardiofetais: Toque vaginal:

15 PRÉ-NATAL Exames Diagnósticos Exames de sangue:
Hemoglobina e Hematócrito: Anemia; Leucometria: detectar quadro infeccioso; Tipo sanguíneo, grupo ABO e triagem para anticorpos: Indica grau de risco para doença hemofílica; Sorologia para rubéola: avalia contato de imunidade da gestante; Teste para VDRL: triagem para sífilis; Sorologia para HIV: triagem para AIDS; Triagem para TORCH: exposição à: toxoplasmose, clamídia, sifílis, varicela, herpes, citomegalovírus.

16 PRÉ-NATAL Exames de Urina Exame qualitativo de urina: Urocultura:
Avalia as condições urinárias da gestante. Urocultura: Detecta a presença de germe ou bactéria na urina, auxilia na escolha do melhor antibiótico.

17 PRÉ-NATAL Outros Exames
Ultra-sonografia: do útero e do feto. Realizada para detectar a idade gestacional, a posição do feto, a integridade e maturidade da placenta, as condições do líquido amniótico, o tamanho e atividade fetal.

18 PRÉ-NATAL Esquema de vacinação
A gestante não deve tomar nenhuma vacina sem o conhecimento do seu médico. A maioria das vacinas é contra-indicada. Somente é realizada para prevenção do tétano no recém-nascido e para a proteção da gestante, com a vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, com o toxóide tetânico (Tf).

19

20 PRÉ-NATAL Gestante não vacinada:
Obs.: 2ª dose deve ser aplicada até 20 dias antes da DPP Gestantes Vacinadas: Esquema básico: na gestante que já recebeu uma ou duas doses da vacina contra o tétano (DPT, DT, dT ou TT), deverão ser aplicadas mais uma ou duas doses da vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, com o toxóide tetânico (TT), para se completar o esquema básico de três doses. Obs.: Reforço a cada dez anos! Se gravidez em menos de 5 anos, antecipar reforço.

21 PRÉ-NATAL Data Provável do Parto (DPP):
Objetivo: Estimar o tempo de gravidez e a idade do feto. Os métodos para esta estimativa dependem da data da última menstruação (DUM), que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual referido pela mulher, levando-se em consideração a duração média da gestação normal (280 dias ou 40 semanas depois da última menstruação).

22 PRÉ-NATAL Deve-se salientar a diferença entre a idade embriológica da gestação e a idade obstétrica da gestação. A idade embriológica é contada a partir da fecundação do óvulo. Por não ser possível, na maioria das vezes, determinar a data correta da ovulação e, portanto, da fecundação, convencionou-se datar a gravidez pelo primeiro dia da última menstruação (DUM), sendo esta chamada de idade obstétrica ou idade menstrual da gestação.

23 Uma outra forma de calcular a dpp é somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação (ou adicionar nove meses, se corresponder aos meses de janeiro a março) – Regra de Naegrele. Nos casos em que os números de dias encontrado for maior do que o número de dias do mês, passar os dias excedentes para o mês seguinte, adicionando 1 ao final do cálculo de mês.

24 DUM: 15/09/2012 DUM: 06/01/2013 DUM: 31/12/2012 DUM: 01/05/2012
+7 dias, -3 meses = 22/06/2013 DUM: 06/01/2013 + 7 dias , + 9 meses = 13/10/2013 DUM: 31/12/2012 + 7 dias, - 2 meses ou -3 meses +1 mês = 07/10/2013 DUM: 01/05/2012 + 7 dias, -3 meses = 08/02/2013


Carregar ppt "Assistência ao Pré-natal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google