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GRUSI – Maio/2010 Gerenciamento de Despesas de Telecom Carlos Ohde VP Operações – Spring Wireless.

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Apresentação em tema: "GRUSI – Maio/2010 Gerenciamento de Despesas de Telecom Carlos Ohde VP Operações – Spring Wireless."— Transcrição da apresentação:

1 GRUSI – Maio/2010 Gerenciamento de Despesas de Telecom Carlos Ohde (cohde@springwireless.com) VP Operações – Spring Wireless

2 Quanto você gasta com Telecom? ( ) Não sei, minha conta está em débito automático ( ) Sei o valor total, mas não tenho os detalhes por área da empresa ( ) Controlo as despesas por área, mas não audito os valores mensais ( ) Controlo os valores e audito as contas das operadoras ( ) Controlo o uso de acordo com a política interna e audito as contas

3 Porque se preocupar com gestão de custos de telecomunicações? Cerca de 10% a 20% dos custos de TI estão relacionados com telefonia móvel, fixa e dados; As economias projetadas com a gestão são de 10% a 40% do valor das contas, dependendo do nível de controle atual das despesas; A aplicação de políticas de uso pode trazer economias ainda maiores; A utilização adequada da tecnologia aumenta a eficiência da empresa (não se trata só de cortar despesas, é aplicar onde dá retorno).

4 Alguns exemplos da economia pela gestão dos serviços Em 2009, identificamos 26% de cobranças indevidas em nossa base de clientes; A aplicação de políticas de uso reduziram em 35% o consumo de uma grande empresa de bens de consumo; Um grande banco economiza mais de R$ 1M por mês em telefonia simplesmente substituindo ligações de fixo para celular por ligações de celular para celular;

5 Alguns exemplos da utilização correta da tecnologia Dados de pesquisa apontam que a simples distribuição de celulares para força de trabalho em campo aumenta a produtividade em cerca de 8%; Sistemas de automação de força de vendas aumentam em cerca de 1h/dia o tempo útil dos vendedores; Empresas de cobrança e call center substituem chamadas para clientes e funcionários por mensagens SMS – Custo médio de ligação = R$ 5,00 – Custo médio de SMS = R$ 0,15

6 Se dá tanto resultado, porque não fazemos? Complexidade das ofertas – Variedade de planos e condições comerciais – Datas de vencimento e contratos distintos Dificuldade de controle – Ativações, desativações, bloqueios – Regulamentação específica

7 O que está envolvido na gestão de Telecom? 1.Pagar apenas o que foi contratado 2.Contratar apenas o que é necessário 3.Escolher as melhores opções de mercado 4.Dar visibilidade de despesas para os usuários 5.Usar a tecnologia de forma inteligente

8 Pagar apenas o que foi contratado Inventário de linhas Planos Contratos Banco de dados consolidado Mecanismo de validação Disputa com operadora Conta validada Conta NÃO validada Fatura correta Contas Eletrônicas Contas em papel

9 Contratar apenas o que é necessário Centralização de pedidos Processo de aprovação Visibilidade de serviços contratados Identificação de desvios de consumo Bloqueio de serviços desnecessários

10 Escolher as melhores opções de contratação Relatórios para análise Demonstrativo de Utilização (Relatórios) Otimização dos planos e serviços Banco de dados consolidado Análise Técnica Quais operadoras temo melhor nível de serviços na minha região? Análise Técnica Quais operadoras temo melhor nível de serviços na minha região? Análise Comercial Quais os pacotes são mais vantajosos para a minha utilização? Análise Comercial Quais os pacotes são mais vantajosos para a minha utilização? Importante: Ver a conta total e não apenas uma tarifa

11 Dar visibilidade aos usuários Relatórios para análise Demonstrativo de Utilização (Relatórios) Banco de dados consolidado

12 Usar a tecnologia de forma inteligente Gestão Analizar e melhorar execução de negócios Gestão Analizar e melhorar execução de negócios No escritório A qualquer hora Field Sales Aumenta produtividade e efetividade de vendas Field Sales Aumenta produtividade e efetividade de vendas SMS Banking & Alerts Reduz custos de interação e aumenta segurança em transações SMS Banking & Alerts Reduz custos de interação e aumenta segurança em transações Field Services Aumenta a produtividade de serviços em campo Field Services Aumenta a produtividade de serviços em campo Mobile CRM Intensifica vendas e relacionamento através de agências móveis Mobile CRM Intensifica vendas e relacionamento através de agências móveis Mobile Payment Habilita pagamentos móveis e de baixo volume a lojistas Mobile Payment Habilita pagamentos móveis e de baixo volume a lojistas

13 Quanto você gasta com Telecom? ( ) Não sei, minha conta está em débito automático ( ) Sei o valor total, mas não tenho os detalhes por área da empresa ( ) Controlo as despesas por área, mas não audito os valores mensais ( ) Controlo os valores e audito as contas das operadoras ( ) Controlo o uso de acordo com a política interna e audito as contas Potencial de Economia

14 Terceirizar ou fazer em casa? É uma atividade de mão de obra intensiva. Necessário ter alocação e metas específicas; Desejável ter sistemas automáticos de auditoria e controle. Acima de determinado número de linhas, o controle manual passa a ser inviável; Em geral, a terceirização vale a pena quando o gasto é superior a R$ 100.000,00 mensais.

15 Obrigado!


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