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PublicouSebastiana Santarém Barroso Alterado mais de 9 anos atrás
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SINDROME DE DOWN EQUIPE:Ana Maria Bárbara Marcelly Bruna Renata
Fabiana Gomes Ítalo Dower Thaynan Bezerra
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O Que é? O Cariótipo Trissomia 21 simples ou padrão Mosaicismo
A Síndrome de Down é uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião.O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. O Cariótipo Trissomia 21 simples ou padrão Mosaicismo Translocação
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Diagnostico Pré-natal
Quando é recomendado?Quando a mãe tiver acima de 35 anos; Quando o casal já tiver um filho com SD. Questão ética: aborto Técnicas de Diagnostico Pré-natal Amniocentese: Coleta do líquido aminiótico entre a 14ª e 16ª semanas. Amostra de vilosorial: Retirada de uma amostra do tecido plaquetário,por v.v. ou ab. Da 8ª a 11ª semanas. Ultra-sonografia:características do embrião Dosagem de alfafetoproteína materna:sangue da mãe. Aconselhamento genético: Preventivo
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Complicações respiratórias
Problemas de Saúde Problemas visuais Complicações respiratórias Cardiopatias congênitas Instabilidade Atlanto-axial Outros Leucemia, doença de Alzheimer e, nas crianças pequenas, refluxo gastro-esofágico,autismo. Problemas auditivos Problemas de Tireóides
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Prega da pálpebra no canto interno dos olhos como os japoneses
Abertura das pálpebras inclinada com a parte externa mais elevada. Hipotonia Como identificar? Comprometimento Intelectual Mãos largas, dedos curtos Língua protusa (para fora da boca) Prega única na palma das mãos Distância entre o hálux e o segundo dedo dos pés
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Existem muitas variações no grau da doença tanto nos sinais clínicos,quanto no desenvolvimento.
Alguns situam-se no nível severo de déficit cognitivo, outros próximo da deficiência mental leve. Isso interfere no desenvolvimento e adaptação social.
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Desenvolvimento da criança com SD
Desenvolvimento psicomotor O equilíbrio,a coordenação de movimento A estruturação do esquema corporal A orientação espacial O ritmo A sensibilidade Os hábitos posturais Os exercícios respiratórios
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Desenvolvimento cognitiva
Respeitar a variação intelectual de cada um,oferecendo iguais possibilidades de desenvolvimento, independente do ritmo individual. Valorizar a criança ou jovem, incentivando-o no seu processo educacional. Realizar planejamentos e avaliações periódicas, a fim de poder suprir todas as necessidades do grupo,com constante reavaliação do trabalho.
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Desenvolvimento da Linguagem
Problemas de acuidade e discriminação auditiva. Freqüentes doenças respiratórias. Hipotonia da musculatura oro-facial. Alteração no alinhamento dos dentes. Palato ogival com tendência à fendas. Língua grande (macroglossia)ou cavidade oral pequena.
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Problemas de maturação dos padrões de mastigação,sucção e deglutição.
Dificuldade de sintetização e problemas na estruturação sintática. Atraso geral no desenvolvimento motor,cognitivo e emocional. Falta de atividades sociais que façam a criança utilizar a linguagem de forma significativa.
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Os Marcos do Desenvolvimento
Estratégia de estimulação Visual Auditiva Sensitiva Labiríntica Social
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Bibliografia BLASCOVI ASSIS, S.M. & MONTEIRO, M.I.B. Atividade física para crianças com Síndrome de Down. Ciência Hoje. V. 10, no. 56, P.10- 1, 1989. McCOY, E. Endocrine Conditions in Down Syndrome. National Down Syndrome Society, New York, S/D. MONTEIRO, M.I.B. e cols. Síndrome de Down: orientação a pais. Fundação Síndrome de Down, Campinas, SP, SID. MUSTACCHI, Z. & ROZONE, G. Síndrome de Down aspectos clínicos e odontológica. SP, C/D Editora, 1990. PUPO FILHO, R. A. O momento da notícia. Informativo UP Down, no. 2, Abril/Maio, Santos, SP, 1992. PUESCHEL, S. (org), Síndrome de Down: guia para pais e educadores. Campinas, SP, Papirus, 1993.
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FIM OBRIGADA!!!!
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