A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores."— Transcrição da apresentação:

1 SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS

2 INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores Agentes que tem necessidade de consumo maior que a renda ou tomadores Para maximizar a liquidez e a produtividade na economia é necessária a alocação dos recursos poupados para os que dele precisam, esses, por sua vez, movimentarão a economia através do investimento.

3 INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS É praticamente impossível associar com exatidão os prazos e volumes poupados com a demanda por empréstimo. Surge a necessidade de um intermediário que irá arrecadar os recursos poupados, a prazos indeterminados, para os agentes que deles precisam, à prazo pré-determinados. Ao realizar esse papel o intermediário adquire uma grande responsabilidade, por assumir o risco do não pagamento dos tomadores, na medida que agrega a poupança de vários poupadores para suprir a demanda dos grandes investidores.

4 COMPRADORES E VENDEDORES DE MOEDA ESTRANGEIRA No Brasil não é permitido o livre curso da moeda estrangeira, isto é, as pessoas físicas ou jurídicas só podem comprar ou vender moedas estrangeiras nos estabelecimentos legalmente autorizados pelo Banco Central do Brasil - Bacen Toda a regulamentação do controle cambial exercido pelo Bacen se encontra no Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais RMCCI O ingresso e a saída de moeda estrangeira correspondente ao recebimento das exportações e ao pagamento das importações deve ser efetuado mediante a celebração e liquidação de contrato de câmbio em banco autorizado a operar no mercado de câmbio.

5 COMPRADORES E VENDEDORES DE MOEDA ESTRANGEIRA O Contrato de Câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador de moedas estrangeiras, no qual se definem as características completas das operações de câmbio e as condições sob as quais se realizam, cujos dados são registrados no Sistema de Informações do Banco Central do Brasil - Sisbacen O contrato pode ser celebrado prévia ou posteriormente ao embarque das mercadorias para o exterior ou a sua chegada no País.

6 SOCIEDADES CORRETORAS DE CÂMBIO As sociedades corretoras de câmbio são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Corretora de Câmbio". Têm por objeto social exclusivo a intermediação em operações de câmbio e a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.770, de 1990).

7 CORRETAGENS REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS – RMCCI - TÍTULO:1- Mercado de Câmbio CAPÍTULO:1-Disposições Gerais 32 -É facultativa a interveniência de sociedade corretora quando da contratação de operação de câmbio de qualquer natureza, independente do valor da operação, sendo livremente pactuado entre as partes o valor da corretagem.

8 CORRETAGENS Os custos de corretagem seguem a tabela da BM&F, que cobra uma corretagem de 0,2% sobre o valor da operação mais uma taxa de 1,5% sobre o valor da corretagem. O valor mínimo que a BM&F cobra para qualquer operação é de R$ 8,00 (oito reais).

9 VERIFICAÇÃO 1 – Porque existe a necessidade da intermediação de instituições financeiras nas operações de compra e venda de moeda estrangeira? 2 – Explique como funciona a intermediação de operações de compra e venda de moeda estrangeira? 3 – O que é um contrato de câmbio? 4 – O que é uma Sociedade Corretora de Câmbio? 5 – Na sua opinião porque o contrato de câmbio é a forma de pagamento internacional mais utilizada?


Carregar ppt "SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google