Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Aula 3 Análise do Ambiente
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
2
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
MACROAMBIENTE AMBIENTE SETORIAL Missão Empresa Objetivos Formulação de Estratégias Recursos Implementação de Estratégicas Controle Estratégico
3
FORÇAS POLÍTICO-LEGAIS
MACROAMBIENTE FORÇAS POLÍTICO-LEGAIS Economia de combustível Gastos com defesa Comunidade Européia Exemplos nos EUA Ambiente de trabalho livre de riscos à saúde Proibição de discriminação Precisão nas garantias Licença não-remunerada Exemplos no Brasil Código do Consumidor Código de Trânsito Legislação Trabalhista FORÇAS ECONÔMICAS Aumento ou diminuição do PIB Aumento ou diminuição da taxa de juros Aumento ou diminuição da inflação Política cambial
4
FORÇAS TECNOLÓGICAS FORÇAS SOCIAIS
Melhorias e inovações científicas Intensidade das mudanças FORÇAS SOCIAIS Tradições Valores Expectativas Tendências sociais Força de trabalho jovem decrescente Clientes pré-adolescentes crescente
5
Outros exemplos de forças macroambientais FORÇAS POLÍTICO-LEGAIS
Leis tributárias Regulamentações de comércio internacional Regulamentações de empréstimos a consumidores Leis de proteção ambiental Sanção de regulamentações antitruste Leis de contratação, demissão, promoção e pagamento Controles de preços/salários
6
Variáveis político-legais
Incentivos fiscais e tributação Mudanças na legislação Monopólios e concessões do Estado Legislação antitruste e monopólios Política internacional Direito do consumidor Legislação trabalhista Fiscalização Compras governamentais Infraestrutura Pactos mundiais pela sustentabilidade
7
Outros exemplos de forças macroambientais
FORÇAS SOCIAIS Atitudes em relação à inovação de produtos, estilos de vida, carreiras e ativismo dos consumidores Preocupação com a qualidade de vida Expectativas de vida Expectativas em relação ao local de trabalho Mudança na presença de mulheres na força de trabalho Taxas de nascimento Alterações populacionais
8
Tendências contemporâneas no ambiente social
Envelhecimento da população Preocupação com saúde, estética e ecologia Fim do emprego Maior tempo livre Aumento nas atividades centradas no lar Incorporação da mulher ao mercado de trabalho Crescimento no nível educacional Incremento nos valores democráticos Transformação da família Aumento das taxas de violência
9
FORÇAS ECONÔMICAS Fornecimento de dinheiro Política monetária Taxa de desemprego Custos com energia Renda pessoal disponível Estágio do ciclo econômico
10
FORÇAS TECNOLÓGICAS Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Governo e do setor Enfoque em gastos com P&D Taxa de introdução de novos produtos Automação Robótica
11
Conquistas tecnológicas do
século XX Eletricidade Automóvel Eletrônica Saneamento básico Telefonia Telecomunicações Engenharia genética Energia nuclear Informática Aviação Conquista do espaço Desafios do século XXI Proteção dos recursos naturais; Manipulação genética Desenvolvimento de fontes alternativas de energia Reciclagem Globalização da Internet Inteligência artificial Prolongamento da vida (engenharia genética) Exploração do espaço Previsão e controle do clima Segurança e combate ao terrorismo
12
Análise setorial Ameaças de entrada economias de escala
diferenciação de produtos exigências de capital custos de mudança acesso a canais de distribuição desvantagens de custos desvinculadas de escala políticas governamentais retaliação esperada Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes Ameaça de produtos ou serviços substitutos Poder de barganha de compradores Poder de barganha de fornecedores
13
Competitividade do setor
Modelo de Porter das cinco forças competitivas Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais Competitividade do setor Rivalidade entre empresas concorrentes Entrantes potenciais Fornecedores Poder de barganha dos fornecedores Consumidores Poder de barganha dos consumidores Novos produtos Ameaça de serviços ou produtos substitutos
14
Previsão do Ambiente Análise de séries temporais Previsão por julgamento Cenários múltiplos Técnica Delphi Outras técnicas (previsão econométrica, previsão dos vendedores, previsão da administração, pesquisa junto aos consumidores, brainstorming [tempestade de ideias])
15
Técnica Delphi Realização de questionário/pesquisa
Análise das respostas do questionário Atingiu-se consenso? Tabelamento das respostas e entrega da informação ao grupo Desenvolvimento do questionário seguinte Recompilação dos resultados num resumo final
16
Análise da Organização
Aula 4 Análise da Organização FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.