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Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]

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Apresentação em tema: "Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]"— Transcrição da apresentação:

1 Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru in TGA – pág. 325 – 2ª. Edição – Editora Atlas, SP: 2000. Se podemos dizer que liderar é influenciar pessoas na direção de um determinado objetivo, em que este conceito de influenciar se difere do conceito de poder? Definiremos poder como a habilidade de influenciar pessoas por meio do controle dos recursos organizacionais, ou seja, a habilidade para conseguir que a outra pessoa faça aquilo que se quer. Segundo Lacombi (2003), o poder é a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos, impondo a vontade própria e fazendo com que aconteça aquilo que deseja.

2 Faces do Poder Face Negativa - Expressa em termos de domínio-submissão. Se eu vencer, você perde! Pessoas como peões do xadrez a serem usados. Atitude voltada contra quem exerce o poder. Face Positiva - Caracterizada por uma preocupação com os objetivos do grupo. Implica exercer a influência em favor de e não sobre os outros. Mais eficácia no exercício do poder.

3 Etzioni (apud Hersey, 1986) faz a diferença entre poder pessoal e poder de posição e sustenta que o poder deriva de uma função organizacional, de influência pessoal ou de ambos, de maneira que a melhor situação para os líderes é quando possuem os dois tipos de poder: pessoal e de posição. Poder de posição: os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de que sua posição na organização induz o comportamento, pois possuem o “poder sobre”; O poder de posição dos gerentes vem de três fontes: poder de recompensa, coercitivo e legítimo. Poder de recompensa: as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos Poder coercitivo: as pessoas reagem a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem na concordância. Poder legítimo: representa o poder que uma pessoa recebe como resultado da sua posição na hierarquia organizacional.

4 Poder pessoal: os gerentes que derivam seu poder dos seus subordinados, influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”. Além do poder de posição, o poder dos gerentes origina-se, também, de duas características pessoais: conhecimento e personalidade. São os poderes de especialização ou competência e poder de referência. Poder de especialização ou competência: é a influência exercida como resultado de habilidade especial ou conhecimento. Poder de referência: sua base é a identificação com a pessoa que tem recursos desejáveis ou traços pessoais.

5 DuBrin (2006) diz que um ponto de partida útil é o reconhecimento de que o poder pode ser usado para incentivar os interesses da organização ou interesses pessoais, classificando-os como: Poder socializado - uso do poder para alcançar fins construtivos. Ex.: um gerente que tenta alcançar o poder para desenvolver um programa de total satisfação do cliente. Poder personalizado - uso do poder principalmente para grandeza de ganhos pessoais.

6 Portanto, os três primeiros tipos de poder (recompensa, coercitivo e legítimo) têm como base o poder de posição, enquanto os outros dois (competência e referência) as bases de poder são pessoais. Segundo Kelman (apud Hollenbeck,1999) é provável que existam três tipos distintos de respostas ao tipo de poder: obediência, identificação e internalização.


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