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PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,

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Apresentação em tema: "PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,"— Transcrição da apresentação:

1 PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade, faz-se necessário algumas reflexões dentro do âmbito organizacional, uma vez que, este pode e geralmente é estreitamente ligado a figura do "líder".

2 PODER DE COERÇÃO Baseado na cultura do medo, reagimos a este poder por temer as conseqüências negativas decorrentes da desobediência. Aplicações de sanções fiscais Dor Frustrações Controle da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança

3 Sob este aspecto, alguns cuidados são fundamentais:
PODER DE RECOMPENSA O poder de recompensa é o poder que permite a possibilidade de trocar, de fazer concessões, de barganhar durante o processo de busca de resultados, de exercício da liderança, de negociação. Sob este aspecto, alguns cuidados são fundamentais: Estar consciente de que há disponibilidade para oferecer algo em troca do que se pretende obter. Estar seguro do que se pretende obter de um interlocutor, em troca do que se pode e se quer oferecer. Conhecer o valor real de tudo o que se tem para oferecer, sabendo o quanto custa para si; conhecer também o quanto vale para o interlocutor, o que se tem para oferecer.

4 PODER DE RECOMPENSA Saber o valor do que se pretende obter, em troca do que se vai oferecer; neste ponto é importante saber quanto custa para o interlocutor e quanto vale para si. Preparar-se para barganhar todas as trocas, sempre obtendo algo em troca do que se oferece; nada deve ser dado sem obter algo em troca; o interlocutor deve valorizar a troca, evitando-se conceder gratuitamente algum benefício ou facilitação de resultado. Valorizar tudo o que se oferece, e avaliar material e monetariamente, o que seu interlocutor ofertar em troca. Manter no processo de barganha um sistema de concessões mútuas do tipo: se você me oferece, então eu te ofereço ...

5 PODER DE LEGITIMIDADE E O PODER LEGITIMADO
O poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. É a aceitação pelos membros da organização da autoridade inerente a um cargo.

6 PODER DO CONHECIMENTO Ser entendido como alguém detentor do conhecimento do tema ou temas básicos que exploram o processo decisório, ter ao seu lado pessoas observadas e aceitas pelos interlocutores, e neste aspecto, o poder do conhecimento se alia ao poder da legitimidade, funcionam como agentes transformadores da decisão elevando o seu nível de discussão e de abordagem.

7 PODER DA INFORMAÇÃO Fazer o tempo agir para si, ter o tempo como amigo, jogar com o tempo em condições favoráveis - apressar a discussão de temas sobre os quais tem amplo domínio, ou se isto lhe convier, atrasar a discussão de assuntos por entender que o momento não é conveniente, são estratégias do uso do tempo. O uso adequado dos dados disponíveis, ou melhor, a oportunidade de usá-los quando conveniente ou indicado, é, das estratégias adotadas, a que melhor define o conceito do poder da informação. Os indivíduos ou organizações que disponham de dados têm uma posição de destaque em relação a seus interlocutores. Estes indivíduos ou organizações estão em melhores condições de decidir a posição de mais força na discussão e na barganha

8 PODER DA PERSUASÃO O poder da persuasão – ou poder pessoal – é a capacidade profissional de explorar, de forma consciente e eficaz, nos momentos de discussão, na apresentação de propostas e no instante de barganhar trocas e concessões, as suas qualificações pessoais, sua presença, seu domínio sobre o ambiente, no sentido de envolver e seduzir, em sentido amplo, seus interlocutores.


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