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TRANSFORMANDO A COMUNIDADE

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Apresentação em tema: "TRANSFORMANDO A COMUNIDADE"— Transcrição da apresentação:

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2 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE

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4 A educação é o ponto em que se decide que se ama suficientemente o mundo para assumir responsabilidade por ele. (Hannah Arendt)

5 Ética: eu e o outro somos um só.

6 Visão de ser humano Visão de sociedade Visão de educação Visão de aprendizagem

7 PROBLEMAS ENFRENTADOS
Natureza da aprendizagem. Liberdade de escolha. Natureza do amor e das relações humanas. O que é o ser humano.

8 Ser humano Possui potencialidade infinita Possui individualidade

9 Ser humano Quando cada cada for cada qual e os professores deixarem de ensinar a todos como se fossem um só, quase todas as causas do insucesso estarão erradicadas. (José Pacheco – Construindo as Trilhas para Inclusão)

10 Ser humano É essencial, pois reconhecer e valorizar a personalidade de cada indivíduo. Cada pessoa tem personalidade própria, distinta dos outros, e é nisso que está seu valor. (Masaharu Taniguch – Pedagogia da Seicho-No-Ie)

11 Visão de Sociedade Nós nos tornamos humanos por intermédio da humanidade dos outros. Musubi = bolinho de arroz Viver em comunidade

12 Visão de educação Educar é extrair, é fazer manifestar a capacidade infinita do ser humano.

13 O QUE É EDUCAÇÃO DA VIDA

14 Conceito de escola Lugar para dialogar

15 Conceito de educação Educamos para? Educamos na/em

16 Como avaliamos um ser humano?
Aparência externa Confundimos existência com comportamento.

17 Como avaliamos um ser humano?
Dizemos: ele é... Deveríamos dizer: ele está se comportando...

18 Como avaliamos um ser humano?
Ser = existir Comportar-se = estar manifestado = transitório

19 EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO
Aprender é uma experiência profundamente social. ((J. Rifkin, A Terceira Revolução Industrial, p. 262)

20 EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO
"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens  se educam entre si, mediatizados pelo mundo.“ (Paulo Freire Pedagogia do Oprimido.)

21 EDUCAÇÃO DA VIDA MÉTODO
"Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada." “Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa".

22 Como construímos laços?
A reunião com as famílias e a definição dos valores.

23 Como construímos laços?
Gratidão Perdão Respeito Solidariedade Amor Sinceridade

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31 Como construímos laços?
1º encontro na ADECON e os não objetivos.

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