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PublicouMatheushenrique Caldeira Alterado mais de 10 anos atrás
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GERÊNCIA-GERAL DE ANÁLISE E PESQUISA DA SEGURANÇA OPERACIONAL – GGAP
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Ferramentas de Identificação de Perigos
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Gerenciamento de Risco Baseado em Dados
O processo de Gerenciamento de Risco à Segurança Operacional só será efetivo se dispuser de informações que permitam avaliar criticamente as operações. Essas informações são coletadas, avaliadas e registradas nos processos de identificação de perigos.
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Ferramentas – Aplicação na ANAC
Desdobramentos: Avaliação e mitigação dos riscos; Manutenção da efetividade dos regulamentos; Gestão da mudança; Melhoria contínua.
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Ferramentas – Aplicação na ANAC
Desdobramentos: Avaliação e mitigação dos riscos; Manutenção da efetividade dos regulamentos; Gestão da mudança; Melhoria contínua.
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Ferramentas SISDASO Reporte de Ocorrências DCERTA e Registro de Voo
Relatórios bim./sem. MGSO dos PSAC Recomendações de Segurança Op. RIRE Denúncias Relato de Prevenção BIMTRA DIAM Dificuldades em Serviço Relatórios de Auditoria/Vistoria
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Dados qualitativos
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Ferramentas Qualitativas
Reporte de Ocorrências MGSO dos PSAC Relato de Prevenção Dificuldades em Serviço DCERTA e Registro de Voo Recomendações de Segurança Op. DIAM Denúncias BIMTRA Relatórios bim./sem. RIRE Relatório de Auditoria/Vistoria
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Relatório de Prevenção
Submissão de reporte por qualquer pessoa que identifique condições, eventos ou circunstâncias inseguros.
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Recomendações de Segurança Operacional
RSO são emitidas principalmente a partir de investigações de acidentes onde foram identificados riscos a serem mitigados. A ANAC considera essas recomendações na elaboração e revisão de regulamentos e no agendamento de inspeções.
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Dados quantitativos
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Ferramentas Quantitativas
Reporte de Ocorrências MGSO dos PSAC Relato de Prevenção Dificuldades em Serviço DCERTA e Registro de Voo Recomendações de Segurança Op. DIAM Denúncias BIMTRA Relatórios bim./sem. RIRE Relatório de Auditoria/Vistoria
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DCERTA 82 Salas AIS
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Visa diminuir os índices de acidentes!
DCERTA Inibe voos com irregularidades Auxilia na identificação de padrões da aviação geral Fiscalização mais eficiente e abrangente Permite análise a posteriori Visa diminuir os índices de acidentes!
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DCERTA
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Acidentes e Irregularidades
Número de acidentes e principais irregularidades identificadas Fonte: GGAP
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Registro de Voo Objetivos
Coletar e analisar informações do diário de bordo de forma automatizada Prover a Agência com informações referentes às operações aéreas diárias, detalhadas para cada trecho de voo. 36 parâmetros Aeronaves, HOTRAN, Tripulantes, Rotas, Atrasos e Cancelamentos, Horários de Voo, Combustível, etc.
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Objetivos Específicos
Alguns dos objetivos específicos que se pretende alcançar com estes eventos são: Divulgar os serviços prestados pela ANAC, facilitando o acesso a eles; Esclarecer o funcionamento do Sistema de Aviação Civil (órgãos e instituições que o compõem e o papel de cada um); e Conhecer as dificuldades e desafios enfrentados pelos regulados.
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Registro de Voo - Análise de Jornadas
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Registro de Voo - Atrasos
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Registro de Voo Disponibilidade de Tripulação
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Dificuldades em Serviço
Superintendência de Aeronavegabilidade - SAR Gerência Geral de Certificação de Produto Aeronáutico (GGCP) Report Nº: XYZ1234 Dificulty Date: 01/02/2013 Registration Number: PR-XXX Location: ABC DEF - AB ATA Code: NAVIGATION NAVIGATION SYSTEM Operator Type: Air Carrier Stage of Operation: CRUISE Aircraft Make: FABRICANTE AAA Aircraft Model: AAA-123LR Aircraft Serial: SN456 Event: DIVERSION DUE TO LOSS OF #1 AND #2 AIRSPEED AND ALTITUDE INDICATIONS. O reporte à ANAC de mau funcionamento de sistemas permite: Identificar necessidade de emissão de DA; Revisar programas de manutenção; Especificação de ETOPS.
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Reporte de Ocorrências
CENIPA encaminha reportes de ocorrências à ANAC O acompanhamento das ocorrências aeronáuticas permite identificar perigos importantes Análises são feitas por setor de atividade aérea, região, tipos de ocorrência, aeroportos, etc.
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Resultados
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Resultados Perigos identificados e tratados
Fiscalização de voos panorâmicos irregulares (identificação de padrões operacionais) Fiscalização de uso indevido de código ANAC Identificação de regulamentação de tripulação Diminuição de irregularidades (DCERTA) Apoio na construção de regulamentos Relatórios Anuais Estudos de projeção de demanda
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Histórico - Exposição ao Risco
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Evolução do Índice de Irregularidades Ciclo avaliativo anterior
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Evolução do Índice de Irregularidades Ciclo avaliativo atual
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Indicador DCERTA por região
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Análises de Cód. ANAC – DCERTA JAN-AGO de 2011
Cód. ANAC com média de 10 voos por dia Cód. ANAC operando 195 de 242 dias Cód. ANAC com 250 voos com divergência
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Conclusão SISDASO Reporte de Ocorrências DCERTA e Registro de Voo
Relatórios bim./sem. MGSO dos PSAC Recomendações de Segurança Op. RIRE Denúncias Relato de Prevenção BIMTRA DIAM Dificuldades em Serviço Relatórios de Auditoria/Vistoria
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“Não espere sobreviver aos desafios do ambiente de hoje, utilizando ferramentas de ontem.”
autor desconhecido
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Obrigado! Gerente de Controle dos Riscos Aeronáuticos
Fernando Franklin Correia Tel: (021)
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