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Felipe Fagundes Lucas Louzada

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Apresentação em tema: "Felipe Fagundes Lucas Louzada"— Transcrição da apresentação:

1 Felipe Fagundes Lucas Louzada
WORKSHOP - BAJA Felipe Fagundes Lucas Louzada

2 Objetivos do Workshop Analisar e discutir os “gargalos”do BAJA;
Apresentar ferramentas de Eng. De Produção; Ter prática em relação a algumas técnicas; Prover independência para a equipe quanto à gestão.

3 Acordos do Workshop Ninguém sabe tudo e o conhecimento vem da integração de todos; Qualquer dúvida, comentário, crítica ou sugestão deve ser exposta; Participação de todos nas atividades; Continuidade das atividades após o workshop.

4 Quais os principais “problemas” enfrentados pela equipe BAJA?
Situação-problema Quais os principais “problemas” enfrentados pela equipe BAJA?

5 Gestão O que é? “é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”

6 Resultados Esperados Individualmente A Equipe
Todas as organizações apresentam gestão; Altos cargos são de gestores (gerentes). A Equipe Visão Sistêmica e Pensamento Unificado; Cumprimento dos objetivos traçados; Continuidade das atividades.

7 PDCA

8 WORKSHOP – BAJA MÓDULO PLAN

9 Níveis de Planejamento

10 Planejamento Estratégico
“É a análise e preocupação por parte da organização com o entendimento da situação organizacional e de mercado na qual está envolvida, bem como, de todos os pontos que interagem com a mesma(os insumos, procedimentos, ferramentas e produtos que constituem o seu processo), além de sua infraestrutura, organização, pessoas, clientes e a liderança a fim de se criar um futuro previamente planejado, onde a sua efetividade se torna tão próxima do intencionado. Para atingir tais objetivos, devem ser traçados caminhos eficientes e tangíveis que levarão a empresa de forma efetiva ao encontro de suas aspirações dentro de um prazo estabelecido”

11 Planejamento Estratégico

12 Antes de começarmos... Escolhemos uma empresa!

13 Negócio A definição de negócio tem que estar orientada aos benefícios que a empresa gera ao cliente. Benefício: Determinação do âmbito de atuação->Foco no mercado e desenvolver diferencial competitivo. Empresa Visão Restrita Visão Ampla Nokia Celulares Conectar Pessoas Citibank Serviços financeiros Soluções financeiras C&A Roupa Moda Carros/Caminhões Transporte

14 Negócio Questões: O que faz hoje que deve continuar fazendo no futuro?
O que faz hoje e não deve mais fazer no futuro? O que não faz hoje e deve começar a fazer para criar o futuro? O que os concorrentes estão fazendo que lhes garantirão o sucesso no futuro?

15 Missão “Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” (Peter Drucker)

16 Missão Questões: Qual o negócio da organização? Quem é o seu cliente?
Qual é o escopo da organização? Qual a vantagem competitiva? Qual a sua contribuição social? Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

17 Visão “Se o homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. (Sêneca) “Vou construir um carro a motor para as grandes multidões. O preço será tão baixo que todos que tiverem um bom salário poderão possuir esse carro e desfrutar com a família a benção de horas de prazer nos espaços abertos de Deus. Quando eu terminar, todos poderão possuir um automóvel. E possuirão. O cavalo terá desaparecido de nossas estradas e o automóvel será algo corriqueiro. Além disso, proporcionaremos a um grande número de homens bons empregos com bons salários.”

18 Visão Questões: Como queremos ser reconhecidos no futuro?
Qual o desafio que será apresentado aos nossos membros? O que queremos ouvir dos nossos stakeholders? Onde estaremos atuando com os nossos clientes? Quais as principais oportunidades que podem surgir? Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

19 Valores Conjunto de padrões éticos que norteiam a vida cotidiana da organização e de seus integrantes e que deverão ser incorporados pelos mesmos. “Credos não deixam de serem os ideais de uma empresa, e por isso muitas vezes incluem frases e conceitos que nem sempre são possíveis de serem praticados com religiosidade. Isso invalida o credo e faz com que ele já nasça prostituído? Não, ainda é muito melhor ter uma lista de dez mandamentos da empresa para seguir do que não sinalizar para toda organização o que são seus ideais.”

20 Valores Nossos Valores:
Satisfação do cliente Ele é a razão da existência de qualquer negócio. Valorização e respeito às pessoas São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível. Atuar como parte integrante do Grupo Fiat Juntos nossa marca fica muito mais forte. Responsabilidade social É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa. Respeito ao Meio Ambiente É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

21 Prática Quais seriam... Negócio Missão Visão Valores ... Do Baja?

22 Estratégia Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito árduo. Seu único filho, que antes o ajudava, estava na prisão. O velho então escreveu a seguinte carta ao filho: "Querido Filho, estou triste pois, ao que parece, não vou poder plantar o jardim este ano. Detesto isso porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno. Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar. Com amor, Papai". Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

23 Estratégia "PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim!
Foi lá que eu escondi os corpos". Às quatro da manhã, agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”. Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis. É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos.

24 Matriz SWOT Análise Externa: Análise Interna: Oportunidades;
Ameaças. Análise Interna: Pontos fortes; Pontos fracos.

25 Construção da Matriz SWOT
INTERNA Capitalizar Melhorar Monitorar Eliminar Oportunidades EXTERNA Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos

26 Prática Na academia, E no Baja, quais seriam?
Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças E no Baja, quais seriam? Como seria a Matriz SWOT da Academia? Como seria a Matriz SWOT do Baja?

27 Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento Estratégico
Financeiro Fluxo de Caixa Investimentos Aplicações Planejamento Estratégico Planejamento da Produção Produção Alcance dos Objetivos Departamentais Manutenção Abastecimento Planejamento de Marketing Vendas Propaganda Planejamento de RH Treinamento

28 Planejamento Tático O que é um processo? E um macroprocesso?
Quais seriam macroprocessos para se atingir a visão/os objetivos? O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional. Conceito: Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994). Características Principais: Processo permanente e contínuo; Aproxima o estratégico do operacional; Aproxima os aspectos incertos da realidade; É executado pelos níveis intermediários da organização; Pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

29 Como lidar com uma lâmpada que não funciona
Planejamento Tático Como lidar com uma lâmpada que não funciona

30 Planejamento Tático Questões essenciais: O quê fazer? Dá para fazer?
Vale a pena fazer? Como fazer bem? Quando fazer? Quem faz? Funciona? Quais as entradas? Quais são as saídas? Quem são os clientes das saídas? Quem são os fornecedores das entradas? Que departamentos estão envolvidos? Com que outros processos ele se integra?

31 Prática Quais seriam os macroprocessos dessas estratégias?
Qual seria o Planejamento Tático?

32 Planos Táticos Planos Operacionais Planejamento Estratégico
Financeiro Fluxo de Caixa Investimentos Aplicações Planejamento Estratégico Planejamento da Produção Produção Alcance dos Objetivos Departamentais Manutenção Abastecimento Planejamento de Marketing Vendas Propaganda Planejamento de RH Treinamento

33 Planejamento Operacional
Preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos: Detalhamento das etapas do projeto; Métodos, processos e sistemas aplicados; Pessoas: responsabilidade, função, atividades/ tarefas; Equipamentos necessários; Prazos e cronograma. Planos que especificam os detalhes de como devem ser alcançados os objetivos organizacionais globais; Detalhado e analítico; Curto prazo; Micro-orientado.

34 As nove áreas do Gerenciamento de Projetos
Riscos Escopo Comunicações Aquisições RH Integração Tempo Custos Qualidade

35 Planejamento Operacional
Qual seria o planejamento operacional das atividades do BAJA? Integração; Custos; Escopo; Recursos Humanos; Qualidade; Riscos; Tempo; Comunicação; Aquisições e Compras;


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