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Modelo de Assistência à Saúde do Servidor Público

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Apresentação em tema: "Modelo de Assistência à Saúde do Servidor Público"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Assistência à Saúde do Servidor Público
Congresso Ceará Gestão Pública Fortaleza, 29 de outubro de 2008 Geraldo Lemos Scarulles Presidente Nelson Siqueira de Morais Auditor Médico Diretoria Administrativa e Financeira Coordenador 22:47

2 Institutos de Assistência
ANS CONIASSP Mandrakaria Institutos de Assistência Planos de Saúde Seguradoras Auto-Gestões Caixas de Assistência Cooperativas Saúde Suplementar US$ 2.500,00 US$ 6.000,00 US$ 153,00 Saúde Pública Saúde Privada

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4 Histórico  22/10/1962 Lei 4.190 Criação do IPASGO Assistência e Previdência Compulsório de 6% do salário Familiares diretos Enfermaria Co-participação de 30% em todos os atendimentos  20/11/1973 Lei 7.770  29/12/1986 Lei Reformulações

5 Histórico  12/07/1988 Lei Assistência Hospitalar Integral Acréscimo de 3% do salário Enfermaria (6%) ou Apartamento (9%)‏ Assistência e Previdência Co-participação de 30% em enfermaria e ambulatório  05/10/1988 Constituição Federal Cabeça do casal Transfere aos Estados a responsabilidade sobre vítimas de acidentes radioativos

6 Histórico  18/12/1995 Lei Reformulou a Desconto de 7% (Assist Básica)‏ e 12% (Assist Integral)‏ Sem co-participação em enfermaria  16/05/1996 Lei Reformulou a Desconto de 6% (Assist Básica)‏ e 11% (Assist Integral)‏

7 Histórico  19/11/1996 Lei Reformulou a Ampliou a inclusão de dependentes (pais, irmão menor ou enteado inválidos), com acréscimo de 2% por incluído (máximo de 4%)‏  31/12/1996 Lei Reformulou a Ampliou de 180 para 360 dias a permanência como segurado o optante do PDV, sem contribuição para o Instituto

8 Histórico  Liminares Contribuição não-compulsória

9 Situação em 2001 Insatisfação dos Assistidos Insatisfação dos Prestadores de Serviços Insatisfação do Governo Insatisfação da Estrutura Administrativa Pressões Econômicas / Financeira / Orçamentárias

10 Criação do IPASGO SAÚDE
Histórico  26/02/2002 Lei Criação do IPASGO SAÚDE Desvinculou a Previdência da Assistência Desconto de 6% (Assist Básica)‏ e 11% (Assist Especial), com‏ base e teto de contribuição Convênio com Prefeituras e desconto de 12% e 17% Parentes até 4º grau com contribuição baseada em cálculo atuarial por faixa etária Agregados Carência Sem preexistência

11 Histórico  24/07/2003 Lei 14.488 Reformulou a 14.081
Definição de agregado Parentesco até 4º grau Preexistência de 01 ano  07/02/2007 Lei Reformulou a Diluiu a contribuição sobre 13º e férias Alterou as alíquotas 6,81% (Assistência Básica) 12,48% (Assistência Especial)

12 Histórico  14/01/2008 Decreto 6.711 Transfere a responsabilidade da gestão do GoiásPrev para a Secretaria da Fazenda  30/05/2008 Lei Redefine a estrutura organizacional básica e complementar da administração direta e indireta

13 Nº Assistidos – Jun 2001 a Set 2008
2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008  82,32 %

14 Nº Dependentes / Segurado
Jun 2001 a Set 2008 2,89 1,47 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008  96,59 %

15 Discriminação dos Assistidos – Set 2008
TOTAL 64.361 Especial Básico Grupo Atuarial Grupo Familiar 54,34% 45,66% 100,00% 27,74% 23,31% 51,05% 39,37% 9,58% 48,95% 67,11% 32,89% 80,43% 19,57%

16 Dependentes Grupo Atuarial Dependentes Grupo Familiar
Assistidos – Mai 2007 a Set 2008 39,37% 31,75% 28,87% Dependentes Grupo Atuarial 46,17% 28,11% 25,71% Dependentes Grupo Familiar Titulares

17 Assistidos por Faixa Etária, Categoria
e Contribuições - Set 2008 100,00 Total 17,18 R$ 125,96 59 acima 6,07 R$ 114,83 54 a 58 6,80 R$ 103,85 49 a 53 7,56 R$ 92,81 44 a 48 7,44 R$ 81,75 39 a 43 7,10 R$ 70,71 34 a 38 7,37 R$ 59,68 29 a 33 7,23 R$ 48,61 24 a 28 7,41 R$ 37,24 19 a 23 25,85 R$ 26,51 00 a 18 % Grupo Familiar Básico Especial Faixa Etária Base R$ 45,81 Teto R$ 259,73 R$ 71,18 R$ 386,45 Grupo Atuarial R$ 230,90 R$ 210,65 R$ 190,37 R$ 170,13 R$ 149,86 R$ 129,61 R$ 109,33 R$ 89,10 R$ 68,84 R$ ,53 R$ ,09

18 Quantitativos de Procedimentos
44.555 2003 33.892 77.941 2002 27.065 65.460 89.597 2001 - 15.852 32.622 31.992 2000 Odontológico Anestesia Internação GTA Exames Consulta Ano 39.788 2004 47.775 2005 52.002 2006 57.545 2007

19 Investimento por Faixa Etária
0 - 18 59 ou mais

20 Assistência Médica 2007 (média mensal de R$ 38.296.861,70)‏
0,72 ,46 15.225 LIPIDOGRAMA COMPLETO (INCLUI LIPIDIOS TOTAIS COLESTEROL TRIGLICERIDIOS E ELETROFORESE DE PROTEINAS) 0,70 ,52 34.658 HEMOGRAMA COMPLETO ERITOGRAMA LEUCOGRAMA AVALIACAO DE PLAQUETAS ,14 2.821 ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA ESOFAGO GASTRODUODENOSCOPIA 0,77 ,04 1.093 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRANIO OU ORBITAS SELA TURSICA 1,36 ,24 993 UNIDADE DE CONCENTRADO DE HEMACIAS (NAT) 0,86 ,95 3.842 MAMOGRAFIA 0,89 ,49 6.158 USG PELVICA TRANSVAGINAL 0,93 ,14 2.065 HEMODIALISE CRONICA POR SESSAO 1,07 ,33 3.185 ECOBIDMENSIONAL COM MAPEAMENTO DE FLUXO A CORES 2,68 ,09 176 IMPLANTE DE ENDOPROTESE INTRACORONARIA 1,42 ,87 775 PARTO CESARIANA 1,98 ,35 1001 FACETOMIA COM IMPLANTE DE LENTE INTRA OCULAR SOMENTE HONORARIOS MEDICOS 3,08 ,56 440 QUIMIOTERAPIA SISTEMICA INICIAL NO 1 DIA 6,06 ,12 9.458 TRATAMENTO CLINICO PACIENTE INTERNADO - URGENCIA/EMERGENCIA 11,32 ,08 CONSULTA EM CONSULTORIO MEDICO % VALOR QTD DESCRIÇÃO

21 Rede de Prestadores 2005 N = 4.897 N = 3.809 N = 5.272 N = 5.108

22 Receita / Despesa x Sinistralidade em R$ (Regime Caixa)
Mar 2002 a Set 2008 US$ 312,00 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

23 Receita Per Capita x Despesa Global‏ (Mensal, Regime Caixa, em R$)
Jan/2007 a Set/2008 Receita per capita Grupo Familiar Receita per capita Grupo Atuarial Despesa Global per capita R$ 65,97 R$ 64,10 R$ 66,00 2007 2008

24 Situação Atual Satisfação dos Assistidos Satisfação dos Prestadores de Serviços Satisfação do Governo Satisfação - e Preocupação - da Estrutura Administrativa

25 Pilares para o Sucesso deste
Modelo de Gestão Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade  Foco no usuário Captação de novos usuários Baixo custo Ampla cobertura Co-participação Rede terceirizada com avaliação em tempo real Otimização das ações de Auditoria Atuária Desenvolvimento de sistemas eficazes em “TI”

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33 % Satisfação dos Clientes – Ipasgo Geral

34 Vivendo o presente, de olho no futuro...
Complementar a informatização dos sistemas Viabilizar sistemas de “BI” Otimizar o sistema de gestão Privilegiar Programas de Promoção de Saúde e de Prevenção de Sinistros Ampliar a descentralização do atendimento na rede credenciada Reforma da Legislação 22:47

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