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Reciclando idéias.

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Apresentação em tema: "Reciclando idéias."— Transcrição da apresentação:

1 reciclando idéias

2 Roteiro Motivação Contexto Descrição Metodologia Plano de Projeto
Riscos

3 Motivação Lembrando… Diminuir a sobrecarga de trabalho dos mediadores do museu Prover informações multilíngües Auxiliar as pessoas a se orientarem

4 Contexto O produto no ambiente do Instituto Ricardo Brennand

5 Contexto – Problemas de localização
Que caminho seguir para ir até o café?

6 Contexto – Concentração de pessoas
Como atender a concentração dinâmica de pessoas?

7 Contexto – Maior acesso às informações
Há mediadores disponíveis? Could you translate?

8 Contexto- Interesse em acervo específico
Eu quero ver as obras renascentistas francesas.

9 Descrição Sistema de atendimento geral para visitantes de museu
O nosso produto é um sistema de atendimento geral para visitantes de museu. Mais especificamente o Instituto Ricardo Brennand. Visando prover informações relevantes a quem visita o ambiente.

10 Descrição Estação de localização e orientação Mediador eletrônico
Sistema para administração O sistema atua com dois tipos de operação. O primeiro como estação de localização. E o segundo como mediador. Há ainda um sistema extra, útil para os funcionários da administração do museu.

11 Descrição Estação Sistema fixo de informação
Orienta o usuário a um determinado local do ambiente No modo estação Hermes atuará como uma base fixa de orientação para o usuário, que pode consultar como fazer para chegar a um determinado local do ambiente.

12 Descrição Estação O usuário vai interagir com o Hermes através de uma interface gráfica, tendo como resposta uma mapa indicando a posição corrente e a posição de destino desejada.

13 Descrição Mediação Agente autônomo móvel
Monitora visitas personalizadas ou não Provê informações das obras No modo mediação Hermes é um agente autônomo móvel auto-navegável. É utilizado para mediar os visitantes em tours, que são definidos em roteiros de visita e podem ser personalizados ou já predefinidos. Nestes tours Hermes para em cada obra do roteiro de visita e fornece informações sobre ela.

14 Descrição Mediação A primeira parte da interação se dá por um atendente do museu utilizando um sistema remoto. O atendente seleciona o roteiro desejado pelo visitante e inicia o tour. Então as informações são enviadas para o Hermes e ele parte para o primeiro ponto do roteiro. Em cada ponto o usuário pode selecionar outro idioma, dentre uma quantidade limitada, além do português, para entender melhor as explicações. Lembrando que a princípio as explicações sobre as obras deverão ser em forma de texto. Sendo possível, caso haja espaço no tempo, colocar explicações em forma de áudio. Para passar à próxima obra o usuário deverá ordenar isto ao Hermes, por exemplo, através de um botão prosseguir.

15 Descrição Administração Sistema remoto Define o modo de operação
Localiza a posição atual do Hermes Aborta tour Para utilização da administração o sistema é um software remoto com nível de permissão de acesso mais alto do que do sistema do atendente. Permite definir o modo de operação do sistema móvel. No caso da troca do modo mediação para o modo estação é necessário informar o local onde o Hermes deve ancorar. Pode-se, também, consultar a posição corrente do autómato. É possível abortar um tour que esteja acontecendo no momento.

16 Descrição Administração

17 Metodologia Metodologia baseada no RUP Idéia de iterações
Produção de parte dos artefatos

18 Especificar Casos de Uso
Metodologia Planejamento Conceber Projeto Analisar Riscos Planejar Projeto Elicitar Requisitos Especificar Casos de Uso Planejar Iteração

19 Especificação de Casos de Uso
Metodologia Elaboração e Construção Planejamento Especificação de Casos de Uso Planejar Testes Analisar e Projetar Testar Implementar Erros?

20 Metodologia Término Planejamento Planejar Iteração Testar Integração
Integrar subsistemas Testar Integração Desenvolver Manual do Usuário Atualizar Documentação Nova Iteração? Elaborar produto Planejamento Planejar Iteração Término

21 Plano de Projeto – Estrutura Organizacional
Daniele Gerente Gustavo Líder G3 Rodrigo Líder G1 Luciano Líder G2 Desenvolvedores Desenvolvedores Desenvolvedores

22 Plano de Projeto - Custos
34100,00 Total (R$) 11200,00 Margem de segurança (50% do RH) 22900,00 Parcial (R$) 500,00 Material de construção do Robô 00,00 Recursos de software 22400,00 Recursos Humanos (16 pessoas) 1400,00 Tempo estimado por pessoa – 234 horas Descrição Custo Total do Projeto

23 Plano de Projeto – Primeiro Release
Filtragem de algumas funcionalidades Implementação de funcionalidades mais essenciais e arriscadas Para esta primeira parte do projeto, o primeiro release, nós escolhemos algumas funcionalidades. Decidimos implementar aquelas mais essenciais e arriscadas, levando em conta também o pouco tempo para entrega deste release.

24 Plano de Projeto – Primeiro Release
Atendente informa o roteiro da visita e inicia o tour Hermes se locomoverá através dos pontos do roteiro Hermes exibe informações na tela sobre cada ponto O cenário do primeiro release é o seguinte: O atendente seleciona um roteiro pré-definido e inicia o tour. Hermes se locomove pelos pontos do roteiro e em cada ponto exibe, na tela, informações sobre cada ponto. Não haverá opção de escolha de idioma. Para ir para o próximo ponto o usuário deverá ordenar apertando um botão de prosseguimento.

25 Plano de Projeto - Cronograma
O cronograma da primeira parte do projeto foi detalhado nesta apresentação. O campo atividade define qual a atividade a ser feita. O campo duração mostra a quantidade de horas por pessoa destinada à realização da atividade e o número de pessoas ao qual foi delegada a atividade. Os campos início e fim exibem a data de início e do final da realização da atividade, respectivamente. Este cronograma mostra a divisão de atividades na fase de concepção e planejamento, desde a definição do projeto até a apresentação de hoje.

26 Plano de Projeto - Cronograma
Como vemos, a primeira parte do projeto só terá uma iteração. Esta iteração está aqui descrita, desde a especificação dos casos de uso da primeira iteração até a entrega do primeiro release.

27 Plano de Projeto - Cronograma
Para a segunda parte foram citados apenas pontos chaves, que significam entrega de artefatos. Artefato é todo o material concreto produzido numa iteração. Podemos ver que a segunda parte possui duas iterações antes de chegar no fim do projeto.

28 Plano de Projeto - Riscos
Tamanho de projeto desconhecido Magnitude: Muito alta Impactos: Atrasos no cronograma Mitigação: Melhor elicitação dos requisitos e um estudo de viabilidade mais apurado. Contingência: Renegociação do tamanho do escopo e/ou aumento do esforço.

29 Plano de Projeto - Riscos
Não haver domínio da tecnologia utilizada Magnitude: Alta Impactos: Atrasos no cronograma Mitigação: Estudo e treinamento a respeito das tecnologias. Contingência: Aumento do esforço e/ou troca da tecnologia.

30 Plano de Projeto - Riscos
Planejamento insuficiente Magnitude: Alta Impactos: Atrasos no cronograma e/ou sobrecarga em cima dos desenvolvedores Mitigação: Dedicação apropriada na fase de planejamento e consulta à desenvolvedores mais experientes. Contingência: Replanejamento do projeto.

31 Plano de Projeto - Riscos
Excesso de funcionalidades Magnitude: Muito alta Impactos: Atraso ou não finalização do projeto Mitigação: Simplificação do projeto de acordo com as necessidades requeridas pelo cliente. Contingência: Renegociação do escopo do projeto, desistindo das funcionalidades menos essenciais.

32 Referências Página da Disciplina Página da SUKATA Documentos
Página da SUKATA Documentos Documento de Requisitos Plano de Projeto Plano de Riscos

33 reciclando idéias


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