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PublicouIago Bernardes Castro Alterado mais de 9 anos atrás
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© Nabor C. Mendonça 2001 1 Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software
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© Nabor C. Mendonça 2001 2 Importância de Software n Dependência generalizada da vida moderna de sistemas de computação n O software é parte cada vez maior dos custos e do sucesso desses sistemas n Produzir software é um atividade inerentemente complexa – Independe de leis físicas, restrições de materiais e processos de manufatura Não se trata de engenharia, stricto sensu – Requer disciplina Observância de Preceitos e Normas, Aurélio de desenvolvimento
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© Nabor C. Mendonça 2001 3 O que é Software? n Produto da Engenharia de Software, consiste em n Programas – Arquivos de código Fonte Objeto, ou Executável n Arquivos de Suporte – Configuração, instalação e reconstrução n Documentação – Manuais do usuário – Manuais do sistema – Web sites
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© Nabor C. Mendonça 2001 4 O que é Engenharia de Software? n Uma disciplina de ‘engenharia’ voltada para todos os aspectos da produção de software de qualidade – Processos, modelos e metodologias de desenvolvimento – Gerência de projeto – Uma linha de pesquisa Investigação de novos métodos, ferramentas e teorias
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© Nabor C. Mendonça 2001 5 O que é Engenharia de Software? (2) n Envolve a escolha seletiva de metodologias e ferramentas adequadas ao contexto (restrições) de um sistema n Abrange desde a especificação inicial do sistema até sua operação e manutenção
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© Nabor C. Mendonça 2001 6 Atributos de Qualidade de um Software n Relacionados com o comportamento (execução do código) do sistema n Atributos essenciais – Manutenibilidade – Confiabilidade – Eficiência – Usabilidade
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© Nabor C. Mendonça 2001 7 Processo de Desenvolvimento de Software n Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto estruturado de atividades necessárias à produção de software n Critérios de avaliação de um processo – Em que medida garante os atributos essenciais de um produto de software? n As atividades de um processo são distribuídas em fases do processo
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© Nabor C. Mendonça 2001 8 Atividade n Tipos de atividade – Análise – Projeto (“Design”) – Implementação – Testes – Manutenção / Evolução n Os tipos de atividade são organizados segundo diferentes Modelos de Desenvolvimento
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© Nabor C. Mendonça 2001 9 Modelo de Desenvolvimento n Representação abstrata das atividades de um processo de software e suas interdependências n Modelos genéricos – Cascata (ou Clássico) – Iterativo (ou Evolucionário)
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© Nabor C. Mendonça 2001 10 Fase n Fase – Unidade de decomposição de um processo Engloba uma ou mais atividades – Ortogonal ao modelo de desenvolvimento Nada impede que dois modelos diferentes consistam nas mesmas fases (ao menos sintaticamente)
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© Nabor C. Mendonça 2001 11 Atividades e Fases n Atividades e Fases – Fases nunca são entrelaçadas seqüência – Atividades podem ser entrelaçadas, dependendo do modelo de desenvolvimento interação
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© Nabor C. Mendonça 2001 12 Implementação O Modelo Cascata Manutenção Testes “Design” Análise
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© Nabor C. Mendonça 2001 13 Características do Modelo Cascata n Como todo processo, é organizado em fases (sequënciais) – Relacionamento 1:1 entre Atividade e Fase Ex.: Fase Análise – Atividade Análise n Requer análise completa e bem entendida no início do desenvolvimento (ou primeira fase) n Requer “design” completo e bem entendido antes da implementação do software n Crítica do modelo – Dificulta a introdução de mudanças na análise e no “design”
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© Nabor C. Mendonça 2001 14 O Modelo Iterativo Análise “Design” / Implementação Testes Sumário Executivo Versões Intermediárias Versão Inicial Versão Final Atividades Interativas Iterações ou Incrementos
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© Nabor C. Mendonça 2001 15 Características Comuns a Modelos Iterativos n Iteração – Um ciclo completo de desenvolvimento, dentro de um intervalo de tempo. Ex: 2 a 4 semanas Atividades Análise, “Design”, Implementação e Testes entrelaçadas n Cada fase é composta de uma seqüência de iterações n Especificação Análise e “Design” evolui junto com o sistema n Aceita requisitos parcialmente definidos
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© Nabor C. Mendonça 2001 16 Características... (2) n Cada iteração produz uma “release” do software milestone n A última “release” de uma fase deve marcar um “tournant” no desenvolvimento do software major milestone – Que “tournant” é esse? Depende do processo de desenvolvimento escolhido. Veremos, em detalhes, o processo padrão (R)UP
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© Nabor C. Mendonça 2001 17 Distribuição das Atividades de Desenvolvimento nos Modelos Cascata e Iterativo Análise Implementação TestesProjeto Modelo CascataModelo Iterativo
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© Nabor C. Mendonça 2001 18 Exemplos de Processos de Desenvolvimento n Modelo Cascata – APE: Análise e Projeto Estruturados DeMarco, Page-Jones, Gane-Sarson – APOD: Análise e Projeto Orientados a Dados Jackson, Warnier-Orr n Modelo Iterativo – APOO: Análise e Projeto Orientados a Objeto Booch, OMT, OOSE – (R)UP: (Rational) Unified Process (Padrão, de fato) Rational Technology
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© Nabor C. Mendonça 2001 19 Metodologia de Desenvolvimento n Metodologia = Processo + Linguagem Formal para os Artefatos do Processo n A Linguagem UML é Padrão – UML: Unified Modeling Language – UML é uma linguagem orientada a objeto e abrangente ou única Cobre as atividades de análise, “design” e implementação Unificação é uma grande vantagem Evita problemas de “impedance mismatch” n Metodologia de Desenvolvimento Adotada na Disciplina – (R)UP + UML (Padrão, de fato)
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