A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVROS DIDÁTICOS. COMO EXPRESSÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA. Profa. Ms

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVROS DIDÁTICOS. COMO EXPRESSÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA. Profa. Ms"— Transcrição da apresentação:

1 LIVROS DIDÁTICOS. COMO EXPRESSÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA. Profa. Ms
LIVROS DIDÁTICOS... COMO EXPRESSÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA... Profa. Ms. India Mara Ap. Dalavia de Souza Holleben Profa. Dra. Priscila Larocca Professor Wilson Aurélio Pianaro NRE-Ponta Grossa Encontro CGE- IV Etapa JornadaPedagógica Ponta Grossa, 19\11\2009

2 “Elle [o aluno] saberá o nome das cousas que lhe ensinarem, designando-as também com as palavras thecnicas ou inintelligíveis, que apprendeu: repetira de cor, as listas ou chaves, mais ou menos complicadas de classificações de funcções, de órgãos, etc; entenderá as palavras e definições dos livros, mas não entenderá fora dos livros as cousas que nomeia e define, não indicará na natureza o que apprendeu na escola; e instruído assim, por tal methodo de ensino, elle ficará velho, e mesmo diplomado, sem saber entretanto, para que serve; a luz do sol e o verde das folhas; a atmosphera que o rodeia cheia de nuvens e nevoas; e até o seu próprio sangue, do qual entretanto, depende a sorte bôa ou má de tanta gente.” (DIAS MARTINS, Biologia Popular. Rio de Janeiro, 1918, p. 4 In: SELLES, S.E. Entrelaçamentos Históricos na Terminologia Biológica em Livros Didáticos. XII ENDIPE, CURITIBA, 2004.)‏

3 Texto: O rio São Francisco no Paraná Rubem Alves – Folha São Paulo

4 CONSTATAÇÕES... Na medida em que crescem as pesquisas sobre os livros didáticos, consolida-se a conclusão quanto aos problemas inerentes às obras: via de regra elas seguem basicamente o mercado, e não os interesses do ensino. A única conclusão positiva nesse campo parece ser a de que o ensino seria ainda pior se não fossem os livros didáticos, tal o grau de dependência que o magistério nacional tem para com os mesmos (Freitas, Motta, Costa, 1987).

5 Assim, pouco adianta modificar metodologias de ensino, caso não se enfrente a discussão da tessitura epistemológica dos conceitos científicos ensinados. Um dos pressupostos nas análises realizadas sobre os livros didáticos pesquisados, é de que em seu conjunto, eles refletem com alto grau de fidelidade os conteúdos ensinados em sala de aula. A despeito de muitos professores não utilizarem livros didáticos, é nesse material que eles procuram a orientação sobre o que ensinar e como ensinar.

6 A análise dos livros didáticos brasileiros tende a ser a própria análise dos conteúdos das disciplinas ensinadas no País.

7 A QUE CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS SE CHEGA:
Contrapor-se a utilização dos livros didáticos (e\ou outro material didático) na escola, penalizando-os, é olhá-los, exilados do seu contexto de ação ou apartados dos seus processos de produção; Torna-se necessário, então, encontrar as marcas históricas que se intercalam nos processos de sua produção.

8 Entretanto, encontrá-las, não significa não reconhecer a distância que separa os conhecimentos das disciplinas escolares com o conhecimentos das ciências; Significa reconhecer as tensões resultantes que envolvem as decisões e ações curriculares, das quais, os livros didáticos são testemunhos públicos e visíveis.

9 Portanto, ignorar esses fatores, corre-se o risco de superficializar as análises, apontando somente as imperfeições destes materiais, e de exilá-los das finalidades sociais da escola que participam dos referidos processos de produção. Por isso “nossa” tarefa de pedagogos na escola, “também” é entender melhor, em que medida os dois tipos de conhecimentos - o conhecimento de cada uma das ciências de referência e o conhecimento escolar em cada uma delas - se afasta e/ou se aproxima nos livros didáticos.

10 Pérolas ... e brocados...(!)‏ As formigas vão às compras
Os cientistas observaram que certas formigas cortadeiras transportam pedaços pequenos de folhas quando vão a locais próximos ao formigueiro. Mas, quando visitam locais distantes, trazem para a toca pedaços bem maiores (Exemplo de formigas cortadeiras: a saúva)‏ Procurando uma explicação para o fato, os pesquisadores chegaram à conclusão de que esse comportamento das formigas pode ser explicado pelo grande valor que elas dão à energia gasta: caminham muito, carregam folhas maiores para aproveitar a caminhada. “Esse comportamento das formigas cortadeiras é semelhante ao dos seres humanos, que geralmente fazem compras maiores quando vão a mercados distantes”. (CRUZ, D. Ciências Educação Ambiental: Os seres vivos. 6ª série. São Paulo: Ática: 2002 p. 253).

11 O “conjunto habitacional” dos joões-de-barro
O joão-de-barro é um dos pássaros que têm o ninho mais conhecido por causa de sua forma característica.(…) dois compartimentos: o vestíbulo e a alcova. (…) Um casal de joões-de-barro, frequentemente, constrói vários ninhos sobrepostos, ou seja, em vários andares, como se formassem um “conjunto habitacional”. Refletir sobre o texto Por que cada homem pode construir uma casa à sua maneira, com vários cômodos, por exemplo, e o joão-de-barro faz um ninho sempre igual, com um “vestíbulo” e uma “alcova”? (CRUZ, D. Ciências Educação Ambiental: Os seres vivos. 6ºsérie. São Paulo: Ática: 2002.p. 77)‏

12

13 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

14 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

15 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

16 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

17 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

18 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

19 CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série
CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008.

20 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

21 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

22 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

23 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

24 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

25 MELANI, Maria Raquel Apolinário (org. ). HISTÓRIA: Projeto Araribá
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, 2006.

26 GEOGRAFIA LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro
GEOGRAFIA LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

27 LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço
LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

28 LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço
LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

29 LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço
LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Rubem, O Rio São Francisco no Paraná. Folha de São Paulo. CRUZ, D. Ciências Educação Ambiental: Os seres vivos. 6ºsérie. São Paulo: Ática: 2002.p. 77. CRUZ, D. Tudo é Ciências: Meio Ambiente. 5ª série. São Paulo: Ática, 2008. LOPES, A.R.C. Livros Didáticos: Obstáculos Verbais e Substancialistas ao Aprendizado da Ciência Química. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v.74, n.177, p , maio/ago LUCCI, Elian A. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MELANI, Maria Raquel Apolinário (org.). HISTÓRIA: Projeto Araribá. 5ª série. São Paulo: Moderna, SELLES, S.E. Entrelaçamentos Históricos na Terminologia Biológica em Livros Didáticos. XII ENDIPE, CURITIBA, 2004.)‏


Carregar ppt "LIVROS DIDÁTICOS. COMO EXPRESSÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA. Profa. Ms"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google